Três irmãs – Jasmim, Flora e Gardênia – reservaram para as compras de Natal as quantias de 600 reais,360 reais e 120 dólares, respectivamente. Antes de sair às compras, as três fizeram o seguinte acordo: o total de reais reservados por Jasmim e Flora seria igualmente dividido entre as três, enquanto que, os dólares reservados por Gardênia seriam totalmente repassados a Jasmim e Flora em partes proporcionais às quantias que cada uma delas tinha inicialmente.
Considerando que o acordo foi cumprido, quantos dólares Jasmim recebeu a mais do que Flora?
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(FCMMG) Pelos dados do desenho abaixo, é possível concluir que ele está relacionado com: - Geografia | 2. Cartografia
A ONU faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A figura que ilustra o modelo dessa projeção é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2017 LIBRAS)
Salta, 11 de enero de 1843.
Sr. Tenente Manuel Isidoro Belzu
Jirón de Puka-Cruz/La Paz/Bolívia
Manuel, mi querido Manuel:
Dejé que mi caballo me guiara por senderos en espiral y aquí estoy, sola, en un vallecito escondido entre las sierras. Todo esverdea, todo azulea. Salpica el blanco. Los azahares de los naranjos... [...] Y te extraño, mucho, muchísimo, como nunca, Manuel. ¿Tuve que hacer este viaje para darme cuenta? Valía la pena, entonces.
MERCADER, M. Juanamanuela mucha mujer. Barcelona: Planeta, 1983.
A saudação utilizada na introdução da carta, além de estabelecer interação, aporta um caráter intimista ao texto, ao - Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos que ser ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua maneira de conviver com as pessoas. A forma de agir no dia a dia determina o comportamento das pessoas como sendo ético ou antiético.
1.2. Peça aos alunos que, de acordo com a cena, escrevam no quadro se a atitude é ética ou antiética.
Disponível em: <https://igrejauniversal.pt/site/wp-content/uploads/2017/01/social1-706x432.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.jornaldelavras.com.br/media/imagens/Noticias/aluno_agressivo.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://casaarrumadadecor.com.br/wp-content/uploads/2013/10/filhos-tarefas.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Pergunte aos alunos do Armandinho ter dito ao pai que tem vergonha do tênis quando vê crianças descalças na rua.
Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/3b/53/70/3b5370defea484fa98937ebbbad047c4.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos as três perguntas que devemos fazer para agirmos com ética.
Nem tudo que você quer você pode.
Nem tudo que você pode você deve.
Nem tudo que você deve você quer.
Disponível em: <http://anttenado.antt.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/campanha-%C3%A9tica-01.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Divida a turma em grupos. Cada grupo vai escolher uma frase e apresentar uma dramatização sobre ela para os colegas. Ao final de cada apresentação dos grupos, o restante da turma deverá dizer qual a frase que eles estão dramatizando. É fundamental que, na apresentação, fique claro o sentido dado para cada frase.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Antimicrobianos são substâncias naturais ou sintéticas que têm capacidade de matar ou inibir o crescimento de microrganismos. A tabela apresenta uma lista de antimicrobianos hipotéticos, bem como suas ações e efeitos sobre o metabolismo microbiano.
Antimicrobiano
Ação
Efeito
1
Une-se aos ribossomos
Impede a síntese proteica
2
Une-se aos microtúbulos
Impede a segregação das cromátides
3
Une-se aos fosfolipídeos da membrana plasmática
Reduz a permeabilidade da membrana plasmática
4
Interfere na síntese de timina
Inibe a síntese de DNA
5
Interfere na síntese de uracila
Impede a síntese de RNA
Qual dos antimicrobianos deve ser utilizado para curar uma infecção causada por um fungo sem afetar as bactérias da microbiota normal do organismo?