Cálculo renal também, conhecido como pedra nos rins, são formações sólidas contendo várias espécies químicas, entre elas o fosfato de cálcio, que se acumula nos rins, causando enfermidades.
Assinale a alternativa que contém a concentração dos íons Ca2+ em uma solução aquosa saturada de fosfato de cálcio.
Dado: Considere que a temperatura seja constante e o produto de solubilidade (KPS) do fosfato de cálcio em água seja 1,08 . 10-33.
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Uma pesquisa sobre produtos químicos e suas aplicações no cotidiano forneceu as seguintes informações:
Produto Químico
Aplicação
I.
Mg(OH)2
Antiácido para combater o excesso de acidez estomacal
II.
CaO
Preparação de argamassa na construção civil.
III.
H3PO4
Acidulante em refrigerantes, balas e gomas de mascar.
IV.
SnF2
Creme dental para fortalecer o esmalte dos dentesl
As funções químicas às quais estes produtos químicos pertencem são, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto a seguir e responda à questão. As girafas com certeza se destacam na multidão. Seja no zoológico ou no seu habitat natural na África central, elas são mais altas que os outros animais e são o segundo maior animal terrestre que existe hoje em dia (o elefante africano é o maior). O tamanho do pescoço da girafa intriga os observadores há anos. “Como foi que a girafa ficou com este pescoço tão longo?”, alguns perguntam. Ao presenciar uma girafa de 3 metros de altura levantar seu pescoço de 2,5 metros até o limite e, então, somar outros 30 centímetros com sua língua comprida e gulosa, para pegar aquilo que parecia ser um galho fora do alcance no alto de uma árvore acácia, alguns podem acreditar que o processo de se esticar tenha levado ao processo de crescimento do pescoço da girafa. Mas, de fato, será que uma girafa é capaz de aumentar sua própria estatura? Se uma característica tivesse mudado, isso não iria afetar o todo? Vamos considerar o caso da girafa. A girafa é um mamífero; portanto, a maior parte de sua anatomia é semelhante a de outros mamíferos. Como a maioria dos outros mamíferos, a girafa tem sete ossos no pescoço. Mas, e se ela não tivesse sete ossos entre o corpo e a base do crânio? Bem, o pescoço curto do ser humano dá suporte para balancear perfeitamente a cabeça na postura ereta com muito pouco esforço. Já a cabeça grande da girafa precisa ser mantida no alto o tempo todo. Quando a girafa está em pé, metade dos seus músculos do pescoço (que pesam em torno de 225 kg) está tencionada. A quantidade de músculos necessária é diretamente ligada ao número de juntas que têm que ser suportadas. Se fossem reduzidas para apenas duas juntas, no crânio e no peito, seu peso iria reduzir consideravelmente e menos energia iria ser necessária para sobreviver. Se a diminuição dos alimentos disponíveis levou o pescoço a se transformar, a quantidade de ossos no pescoço e juntas não seria mutável também por esse processo de evolução? Claro que o problema com este design seria uma perda de flexibilidade e isso iria aumentar grandemente as chances de o pescoço se quebrar caso a girafa recebesse uma pancada na cabeça ou no pescoço. Por outro lado, um pescoço com muitas juntas necessitaria exatamente do oposto: maior utilização de energia e maior massa muscular a ser suportada. Isto faria o centro de gravidade da girafa deslocar-se para frente das patas dianteiras quando a cabeça estivesse estendida totalmente para frente, fazendo com que as patas traseiras saíssem do chão, supondo que as pernas da frente fossem fortes o suficiente. Sete ossos no pescoço é um design excelente. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/girafa-4.php. 25 set. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Qual é o tema principal do texto, presente em todos os parágrafos, no início, meio e no desfecho?
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEL) Na tabela que se segue são comparadas propriedades da luz e do som. Assinale a alternativa cuja comparação está correta.
- Física
A distância indicada na figura:
Um corpo de carga positiva, inicialmente em repouso sobre uma rampa plana isolante com atrito, está apoiado em uma mola, comprimindo-a. Após ser liberado, o corpo entra em movimento e atravessa uma região do espaço com diferença de potencial sendo acelerado. Para que o corpo chegue ao final da rampa com velocidade nula, a distância indicada na figura é:
Dados:
- deformação inicial da mola comprimida: X
- massa do corpo: m
- carga do corpo: +Q
- aceleração da gravidade: g
- coeficiente de atrito dinâmico entre o corpo e a rampa:
- ângulo de inclinação da rampa:
- constante elástica da mola: K
Considerações:
- despreze os efeitos de borda;
- a carga do corpo permanece constante ao longo da trajetória.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo.
O QUE FOI A TROPICÁLIA?
A música brasileira tem muitos estilos e todos mostram um pouco da cultura, alegria e força do nosso povo. E houve um movimento musical que reuniu vários estilos, muitos artistas talentosos e revolucionou a história da música brasileira. Sabe qual foi? A Tropicália!
(...) A Tropicália, ou Tropicalismo, surgiu em 1967, ainda no tempo da ditadura militar. Um grupo de artistas, cantores, poetas e compositores se reuniram para trazer algo novo para o cenário artístico brasileiro. E conseguiram.
Por causa da ditadura, a música brasileira estava muito nacionalista, ou seja, muito voltada para cantar as maravilhas da nação e lembrar o quanto o povo brasileiro era “sortudo” por viver aqui. A Tropicália foi contra isso.
(...) O Tropicalismo misturou rock, bossa nova, samba, rumba, bolero e baião. A ordem era experimentar, considerar várias possibilidades em todos os sentidos. O disco que deixa isso bem claro é a obra coletiva Tropicália ou Panis et Circensis, que reuniu todos os principais cantores, compositores e maestros do movimento no mesmo disco.
Fonte: <www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/o-que-foi-tropicalia>. Acesso em 08 agosto 2016 (adaptado).
Marque a alternativa que explique o que foi o Tropicalismo.