Baseado nos conceitos sobre solubilidade, analise as afirmações a seguir.
I. Nitrato de prata e cromato de potássio podem ser considerados sais solúveis em água.
II. Não haverá precipitação de sulfato de bário em uma mistura de 250 mL de solução 4.10-4 mol / L de sulfato de sódio com 250 mL de solução 4 . 10-5 mol / L de cloreto de bário.
III. Cloreto de sódio, cloreto de cálcio e cloreto de pra ta são sais solúveis em água.
IV. Uma solução saturada de hidróxido de alumínio possui maior pH que uma solução saturada de hidróxido de ferro III.
Dados: Para resolução dessa questão considere temperatura de 25 ºC. Constante do produto de solubilidade (Ks) do hidróxido de alumínio, hidróxido de ferro III e sulfato de bário respectivamente: 1,3 . 10-33, 4 . 10-38 e 1 . 10-10.
Todas as afirmações corretas estão em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Uma coisa ninguém discute: se Zacarias morreu, o seu corpo não foi enterrado.
A única pessoa que poderia dar informações certas sobre o assunto sou eu. Porém estou impedido de fazê-lo porque os meus companheiros fogem de mim, tão logo me avistam pela frente. Quando apanhados de surpresa, ficam estarrecidos e não conseguem articular uma palavra.
Em verdade morri, o que vem ao encontro da versão dos que creem na minha morte. Por outro lado, também não estou morto, pois faço tudo o que antes fazia e, devo dizer, com mais agrado do que anteriormente.
RUBIÃO, M. O pirotécnico Zacarias. São Paulo: Ática, 1974.
Murilo Rubião é um expoente da narrativa fantástica na literatura brasileira. No fragmento, a singularidade do modo como o autor explora o absurdo manifesta-se no(a)
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UESB) O alto Índice de casos de bebês nascidos com microcefalia já ultrapassa a marca dos 500. A expansão do número de casos impressionou técnicos do próprio Ministério da Saúde que, nesta segunda, 23, deve divulgar os indicadores sociais. A doença, uma malformação, ganhou níveis epidêmicos nos últimos três meses. Há duas semanas, diante do aumento de casos foi decretado estado de emergência sanitária nacional. A maior suspeita é a de que os números até então nunca vistos em nenhum país do mundo, são resultado da infecção da mãe durante a gestação pelo Zika—vírus. Segundo um pesquisador da FioCruz, estima-se que chegaremos até o fim do ano, com cerca de dois mil casos de microcefalia. "Estamos diante de uma tríplice epidemia” afirmou, numa referência à Chikungunya e à dengue, doenças que tem em comum com a Zika-vírus o mosquito transmissor Aedes aegypti.
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos a respeito dos assuntos abordados é correto afirmar:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UESB) A teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência considera que, ao redor de um átomo central, os pares eletrônicos ligantes e os não ligantes se repelem, tendendo a ficar tão afastados quanto possível na estrutura. Essa teoria prevê as estruturas geométricas de diversas moléculas, o que ajuda na compreensão de suas propriedades. A partir dessas considerações sobre a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, é correto afirmar:
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(ESPCEX) We’re so well educated – but we’re useless
Record numbers of students have entered higher education in the past 10 years, but despite being the most educated generation in history, it seems that we’ve grown increasingly ignorant when it comes to basic life skills.
Looking back on my first weeks living in student halls, I consider myself lucky to still be alive. I have survived a couple of serious boiling egg incidents and numerous cases of food-poisoning, probably from dirty kitchen counters. Although some of my clothes have fallen victim to ironing experimentation, I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.
Educationist Sir Ken Robinson says that our current education system dislocates people from their natural talents and deprives us of what used to be passed from generation to generation – a working knowledge of basic life skills. Today’s graduates may have earned themselves distinctions in history, law or economics, but when it comes to simple things like putting up a shelf to hold all their academic books, or fixing a hole in their on-trend clothes, they have to call for help from a professional handyman or tailor.
Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills. We don’t grow our own crops, build our own houses, or make our own clothes anymore; we simply buy these things. Unable to create anything ourselves, what we have mastered instead is consumption.
Sociologist Saskia Sassen argues that the modern liberal state has created a middle class that isn’t able to “make” anymore. I suggest that we start with the immediate reintroduction of some of the most vital aspects of “domestic science” education. Instead of only maths, language and history, we should create an interactive learning environment in schools where craftsmanship and problem-solving are valued as highly as the ability to absorb and regurgitate information. We need to develop children into people that not only think for themselves, but are also able to act for themselves.
Adapted from http://www.guardian.co.uk/education/mortarboard/2013/feb/25/well-educated-but-useless
In the sentence “Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills.” (paragraph 4), the word besides can be replaced by
- Matemática | 13.6. Circunferência
As coordenadas usualmente utilizadas na localização de um ponto sobre a superfície terrestre são a latitude e a longitude. Para tal, considera-se que a Terra tem a forma de uma esfera.
Um meridiano é uma circunferência sobre a superfície da Terra que passa pelos polos Norte e Sul, representados na figura por PN e PS. O comprimento da semicircunferência que une os pontos PN e PS tem comprimento igual a 20 016 km. A linha do Equador também é uma circunferência sobre a superfície da Terra, com raio igual ao da Terra, sendo que o plano que a contém é perpendicular ao que contém qualquer meridiano.
Seja P um ponto na superfície da Terra, C o centro da Terra e o segmento
Suponha que a partir da linha do Equador um navio viaja subindo em direção ao Polo Norte, percorrendo um meridiano, até um ponto P com 30 graus de latitude.
Quantos quilômetros são percorridos pelo navio?