O gráfico abaixo mostra o caminho da reação de conversão de um reagente (R) em um produto (P), tendo r e p como coeficientes estequiométricos. A cinética da reação é de primeira ordem.
A partir das informações do gráfico é certo que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia o texto a seguir.
- A) No início do texto, há uma definição do conceito de cidadania. Aponte-o.
- B) Segundo os autores, o conceito de cidadania não deve ser restritamente ligado ao consumo exagerado. Por quê?
- C) No último parágrafo, os autores afirmam que não devemos “reduzir a compreensão da cidadania ao cidadão-consumidor”. Por que a ligação consumo e cidadania pode ser prejudicial?
- D) Há no texto a definição de cidadania vivida de forma plena. Identifique-a e a transcreva.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia os textos I e II, a seguir, e resolva as questões
TEXTO I
Procura-se
Procura-se um lugar que tenha cheiro e gosto de mato, mas não seja mato, pois a
vida em comunidade, respeitados os espaços particulares, é a melhor
Aquele jeito tranquilo de viver, casa depois de casa, ruas calmas e sem barulho, vizinhos se cumprimentando a cada vez que se encontravam e a certeza que todos tinham de que, diante de qualquer necessidade, muitas mãos surgiriam para ajudar, colaborar, trabalhar junto. A palavra valendo mais do que qualquer documento passado em cartório, mas os compromissos escritos sendo, também, certamente cumpridos. A cidade crescendo em harmonia com seus habitantes.
Todas as crianças na escola pública, que nem se dizia de qualidade porque não se conhecia o contrário. A educação sentida como o passaporte indispensável para o crescimento, herança maior que os pais legavam a seus filhos, que todo país deve a seus cidadãos.
Procura-se por uma vida simples e comum – mesmo que aqui seja uma metrópole e haja muito asfalto, muitos prédios, muitos carros e essa estonteante luta pela sobrevivência. Civilidade, civilização. Lixo na lata de lixo. Regras de convivência respeitadas. Conhecer o próprio direito e valorizar o do semelhante. Sem mágica, discursos e demagogia, uma transformação possível de ser conquistada com competência, solidariedade, trabalho e muita honestidade.
“Aqui vive um povo que merece mais respeito e belo é o povo como é belo todo amor.” Sonhar utopias e realizar o possível e o necessário. Sem a vã glória do poder. Espírito público, servir ao público. Pensar antes de falar e fazer besteira. Refletir. Não há deuses nos palácios. A vida brasileira pode e deve ser uma jornada feliz, ou pelo menos mais feliz do que é para muitos. Procura-se com muita vontade.
BRANT, Fernando. Procura-se. Jornal Estado de Minas. 20 de maio de 2009.
VOCABULÁRIO
Legavam: deixavam, transmitiam.
Demagogia: manipulação da população em função de interesses próprios e pouco lícitos
TEXTO II
Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond. Cidadezinha Qualquer. Disponível em: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html. Acesso em: 15 de julho de 2009.
O narrador do texto I externa um desejo, uma busca em relação à sociedade. Explique o tipo de sociedade que o narrador procura. Justifique sua resposta com duas passagens do texto
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
O próximo texto serve de base para a questão.
Fragmento do conto “A cartomante”, de Machado de Assis
A cartomante fê-lo sentar diante da mesa, e sentou-se do lado oposto, com as costas para a janela, de maneira que a pouca luz de fora batia em cheio no rosto de Camilo. Abriu uma gaveta e tirou um baralho de cartas compridas e enxovalhadas. Enquanto as baralhava, rapidamente, olhava para ele, não de rosto, mas por baixo dos olhos. Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos. Voltou três cartas sobre a mesa, e disse-lhe:
— Vejamos primeiro o que é que o traz aqui. O senhor tem um grande susto...
Camilo, maravilhado, fez um gesto afirmativo.
— E quer saber, continuou ela, se lhe acontecerá alguma cousa ou não...
— A mim e a ela, explicou vivamente ele.
A cartomante não sorriu; disse-lhe só que esperasse. Rápido pegou outra vez das cartas e baralhou-as, com os longos dedos finos, de unhas descuradas; baralhou-as bem, transpôs os maços, uma, duas, três vezes; depois começou a estendê-las. Camilo tinha os olhos nela, curioso e ansioso.
— As cartas dizem-me...
Camilo inclinou-se para beber uma a uma as palavras. Então ela declarou-lhe que não tivesse medo de nada. Nada aconteceria nem a um nem a outro; ele, o terceiro, ignorava tudo. Não obstante, era indispensável muita cautela; ferviam invejas e despeitos. Falou-lhe do amor que os ligava, da beleza de Rita... Camilo estava deslumbrado. A cartomante acabou, recolheu as cartas e fechou-as na gaveta.
— A senhora restituiu-me a paz ao espírito, disse ele estendendo a mão por cima da mesa e apertando a da cartomante.
Esta levantou-se rindo.
— Vá, disse ela; vá ragazzo innamorato...
(Machado de Assis. “Várias histórias”. In: Obras completas.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 447.)
Nesse fragmento, encontramos o ponto culminante do conto “A cartomante”, de Machado de Assis.
I. A ironia deste trecho será plenamente revelada no desenlace do conto, quando teremos a resposta afirmativa à questão inicial, discutida por Camilo e Rita: as cartomantes são capazes de prever o futuro?
II. Nos parágrafos 35 e 36, há indícios de que a leitura das cartas é um engodo, uma fraude.
III. No trecho “(...) nem a um nem a outro; ele, o terceiro (...)” (parágrafo 42), as palavras em destaque referem-se, respectivamente, a Vilela, Rita e Camilo.
IV. No parágrafo 40, o narrador acumula detalhes narrativos e descritivos como estratégia de retardamento, para aumentar a expectativa.
Estão corretas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
Analise a ilustração de um modelo de sistema agroflorestal.
O sistema agroflorestal caracteriza-se pelo consorciamento de culturas arbóreas, arbustivas e herbáceas visando à produção agrícola.
Em tal consorciamento é fundamental a utilização de culturas com diferentes portes e ciclos produtivos, de modo semelhante ao que ocorre em um processo de
- Física | 3.2 Dilatação
(UERN) Duas barras de materiais diferentes A e B têm o mesmo comprimento a 20°C. Colocandose a barra A num refrigerador e a barra B num forno, elas atingem, respectivamente as temperaturas de –10°C e 200°C, passando a apresentar uma diferença de 0,06 cm nos seus comprimentos.
Sendo os coeficientes de dilatação linear dos materiais de A e B, respectivamente iguais a 22 × 10–6 °C–1 e 3 × 10–6 °C–1, então o comprimento inicial das barras a 20°C é: