A amônia, NH3(g), o sulfeto de hidrogênio, H2S(g), e o trióxido de enxofre, SO3(g) são substâncias químicas constituídas por moléculas de diferentes formas geométricas que interagem com moléculas de água e modificam o pH de sistemas aquáticos, como lagos, represas e rios.
Com base nas informações apresentadas, nos modelos das ligações químicas e nas propriedades das soluções aquosas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia
Leia atentamente as informações a seguir:
"O processo de clonagem em seres como bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução através do processo de bipartição ou cissiparidade pode ser frequentemente observado na natureza. No caso dos seres humanos, podemos considerar gêmeos univitelinos como clones naturais, pois esses indivíduos compartilham as mesmas características genéticas, originárias da divisão do óvulo fecundado. Porém, foi somente no ano de 1996 que a comunidade científica demonstrou ser possível produzir clones de animais em laboratório, quando o embriologista Ian Wilmut, do Instituto de Embriologia Roslin, na Escócia, conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais, como bois, cavalos, ratos e porcos, foram clonados."
É correto considerar que a clonagem artificial de animais consiste em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observa la viñeta de Gaturro. Disponible en: <http://educavial14.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html> Acceso el: 09 dic. 2015.
Enunciado:
a) ¿Qué elementos utiliza Gaturro para ilustrar sus decepciones con Agatha?
b) Explica el uso de los verbos “encontré”, “invité”, “empezó” empleados en la primera viñeta.
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da letra da “A Internacional” que se tornou o hino da União Soviética entre 1917 e 1941.
De pé, ó vitimas da fome
De pé, famélicos da terra
Da ideia a chama já consome
A crosta bruta que a soterra
Cortai o mal bem pelo fundo
De pé, de pé, não mais senhores
Se nada somos em tal mundo
Sejamos tudo, ó produtores
Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional
Senhores, Patrões, chefes supremos
Nada esperamos de nenhum
Sejamos nós que conquistemos
A terra mãe livre e comum
Para não ter protestos vãos
Para sair desse antro estreito
Façamos nós por nossas mãos
Tudo o que a nós nos diz respeito
Bem unidos façamos
Nesta luta final
Uma terra sem amos
A Internacional
[…]
À opressão não mais sujeitos
Somos iguais todos os seres
Não mais deveres sem direitos
Não mais direitos sem deveres
[…]
Disponível em: <http://.wikipedia.org/wiki/A_Internacional>. Acesso em: 23 out. 2012.
Retire da letra da música versos que revelem os ideais socialistas dos revolucionários russos.
Explique a situação social da Rússia que favoreceu a eclosão do processo revolucionário.
- História | 3.1 Espada e OligárquicaEu mesmo me apresento: sou Antônio:sou Antônio Vicente Mendes Maciel(provim da batalha de Deus versus demônioCom a res publica marca de Caim).Moisés, do Êxodo ao Deuteronômio,Sou natural de Quixeramobim,O Antônio Conselheiro deste chãoQue vai ser mar e o mar vai ser sertão.ACCIOLY, M. Antônio Conselheiro. In: FERNANDES, R. (Org.). O clarim e a oração: cem anos de Os sertões.São Paulo: Geração Editorial, 2001.O poema, escrito em 2001, contribui para a construção de uma determinada memória sobre o movimento de Canudos, ao retratar seu líder como