As lâmpadas incandescentes tiveram a sua produção descontinuada a partir de 2016. Elas iluminam o ambiente mediante aquecimento, por efeito Joule, de um filamento de tungstênio (W, Z = 74). Esse metal pode ser obtido pela reação do hidrogênio com o trióxido de tungstênio (WO3), conforme a reação a seguir, descrita na equação química não balanceada:
WO3(s) + H2(g) ->: W(s) + H2O(ℓ)
Se uma indústria de produção de filamentos obtém 31,7 kg do metal puro a partir de 50 kg do óxido, qual é o rendimento aproximado do processo utilizado?
(Dados: H = 1 g/mol; O = 16 g/mol; W = 183,8 g/mol;)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Talvez você se pergunte: se seres humanos e dinossauros nunca se encontraram, como a gente sabe o que sabe sobre esses bichos?
É que os dinos deixaram pistas. São os chamados fósseis ou, em bom português, restos ou vestígios deixados por animais, plantas e outros organismos que viveram em um passado bem distante. [...] Podem ser ossos, dentes, pegadas, ovos e, acredite se quiser, até cocô! – entre os cientistas, cocô ganha um nome mais chique: coprólito. Os restos dos dinos dão pistas de como eles foram no passado, o que comiam e como viviam.
MASSARANI, Luisa. Dinossauros do Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 16-17.
As etapas do trabalho que ocorrem após os vestígios serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas de 1 a 4 na sequência em que elas acontecem.
( ) Os estudiosos acrescentam o que descobriram sobre o vestígio a informações já conhecidas.
( ) Os vestígios são transportados para laboratórios a fim de serem analisados.
( ) Os vestígios devem ser removidos do local de escavação com muito cuidado.
( ) Os estudiosos investigam a idade do vestígio encontrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido após o encontro dos vestígios.
- História | 6.12 Nazifascismo
(UPE) Observe a gravura seguinte.
Leia atentamente o texto a seguir:
Para alguns, o sobrenome Levy na lista telefônica ainda é numeroso demais. Paul Riche, no jornal Au Pilori, advoga a eliminação total dos judeus, sem ambiguidade: “Morte ao judeu! Morte à vilania, à duplicidade, à esperteza judaica! Morte ao argumento judaico! Morte à usura judaica! Morte à demagogia judaica! Morte a tudo que é falso, feio, sujo, repugnante, negroide, mestiço, judeu! Este é o último recurso dos homens brancos perseguidos, roubados, pilhados, assassinados pelos semitas e que ainda encontram forças para se libertarem dessa abominável opressão.
...Morte! Morte ao judeu! Sim. Repetimos. Repetimos! Morte! M.O.R.T.E. AO JUDEU! Aqui! O judeu não é um homem. É uma besta malcheirosa. As pessoas se livram dos piolhos. Combatem as epidemias. Lutam contra as invasões microbianas. Defendem-se contra o mal, contra a morte – portanto, contra os judeus.”
(Do Jornal Au Pilori. 14 de março de 1941. In. FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Editora Ática, 1997. p. 144).
“Judeus não são bem-vindos aqui!” diz, em tradução livre, a ilustração antissemita que se encontra em um livro infantil publicado na Alemanha, em 1936. A matéria de jornal citada, publicada em Paris, em 1941, reproduz o mesmo discurso nazista da imagem. Os danos causados pelos poderes que se tornam fora de controle e fora de equilíbrio racional e emocional geram sementes que se espalham e se difundem, podendo até criar “monstros”, como o do caso do atentado na Bélgica, que matou 76 inocentes, em julho próximo passado.
Essa ideia, presente no cartaz e no texto, permanece, embora em outra dimensão, contribuindo para a violência global.
Analise as sentenças a seguir que tratam sobre esta afirmação:
I. Expressões ideológicas seculares foram substituídas por formulações ideológicas democráticas e humanistas, embora violentas.
II. O presidente Bush, dando continuidade à política de Reagan, alimentou um “dualismo cósmico” entre as nações do bem, lideradas pelos Estados Unidos, e as forças do mal, referindo-se aos regimes islâmicos do Oriente Médio.
III. Ressentimentos gerados globalmente flutuam no espaço global tão facilmente quanto as finanças ou a última moda de música e roupa.
IV. O encontro entre mensagens e ouvintes é dificultado em um planeta transformado em um mosaico de diáspora étnica e religiosa.
V. Num círculo vicioso de ódio e preconceito, os “mentores” persuadem o imaginário coletivo do Ocidente, transferindo o preconceito alimentado contra os judeus para os islâmicos e os árabes.
Estão corretas:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo referentes às fases da meiose.
( ) Na subfase de zigóteno da prófase I, ocorre a formação do complexo sinaptonêmico.
( ) Na prófase II, na subfase de diplóteno, ocorre o crossingover.
( ) Na fase de diacinese I, ocorre a separação das cromátides-irmãs.
( ) Ao final da anáfase I, os cromossomos homólogos estão separados.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia o anúncio a seguir.
No anúncio, está escrito que se o pedido não for entregue em 1 hora, o cliente não precisa pagar. Até que horas os pedidos abaixo deverão ser entregues? Complete o quadro a seguir:
- História | Brasil
A um grito de "Fora o vintém!", os manifestantes começaram a espancar condutores, esfaquear mulas, virar bondes e arrancar trilhos ao longo da rua Uruguaiana. Dois pelotões do Exército ocuparam o Largo de São Francisco, postando-se parte da tropa em frente à Escola Politécnica, atual prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. A multidão dispersou-se e, salvo pequenos distúrbios nos três dias seguintes, estava findo o motim do vintém. A cobrança da taxa passou a ser quase aleatória. As próprias companhias de bondes pediam ao governo que a revogasse. Desmoralizado, o ministério caiu a 28 de março. O novo ministério revogou o desastrado tributo.
Adaptado de CARVALHO, José Murilo de. A Guerra do Vintém. Revista de História, setembro/2007.
Ocorrida entre o final de 1879 e o início de 1880, a Revolta do Vintém representou a manifestação de segmentos populares descontentes com a decisão do governo de aumentar os preços das passagens dos bondes puxados a burro, que trafegavam na então capital do Império.
Um dos principais efeitos dessa revolta naquele momento foi: