Uma das etapas para a produção do gesso utilizado em construções e imobilização para tratamento de fraturas ósseas é a calcinação da gipsita por meio do processo descrito na equação da reação química a seguir:
Uma empresa do polo do Araripe produz blocos de gesso com 40kg Se ela utiliza mensalmente cerca de 324 toneladas de gipsita na produção, quantos blocos são fabricados por mês, aproximadamente?
(Dados: Ca = 40 g/mol; S = 32 g/mol;O = 16 g/mol; H= 1 g/mol;)
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Texto base: Leia o texto a seguir. A estratégia do regime militar de negociar uma transição gradual para a democracia tão lenta quanto fosse possível e mantendo o controle sobre o processo levou a uma situação única na história dos partidos brasileiros: pela primeira vez a reformulação do sistema partidário não foi consequência de mudanças profundas no ordenamento do Estado, como aconteceu em 1889, 1930, 1945 e 1964. A reforma partidária de 1980 não surgiu da derrocada do regime militar, mas de uma tentativa de reciclá-lo e prolongá-lo. Os estrategistas governamentais visavam, além de enfraquecer a oposição, diminuir a tensão política com uma concessão de natureza democrática. Ao fim e ao cabo o retorno ao pluripartidarismo era uma tentativa de reduzir as pressões sobre o Estado militar, com o objetivo de garantir-lhes a permanência. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Introdução à história dos partidos políticos brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 104-5.
Enunciado:
Analisando o contexto político brasileiro que marcou a transição do militarismo para a redemocratização do Brasil, o historiador procura argumentar que
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Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
MAIS ESTUDO, MENOS VIOLÊNCIA
Monica Weinberg
Revista Veja - 09/09/2009 (...) Acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro um programa que promete oferecer às crianças das favelas cariocas novas perspectivas de vida, afastando-as de um cotidiano violento. (...) O Escolas do Amanhã abrange 73 favelas, 150 escolas, 108 000 alunos. Esse programa oferece o turno integral nas escolas e mantém as crianças no colégio por sete horas e meia. O Escolas do Amanhã também se destaca por sua ênfase na qualidade de ensino. Em outras palavras, sua filosofia é a de que não basta manter os alunos dentro dos muros do colégio - é preciso ensiná-los realmente. Assim, cursos adicionais como xadrez, música, dança e mecânica serão dados nas horas extras. Além disso, no novo turno, os estudantes terão reforço escolar, já que muitos não sabem sequer ler. E ainda serão supervisionados, sempre que necessário, na lição de casa. Todo o esforço é para fazer com que as crianças gostem da escola e não abandonem os estudos. Logo de saída, o programa promoveu grandes avanços na rotina de crianças como Lorrayne Pereira, 11 anos, e Jennifer Peixoto, 13, ambas moradoras da favela Cidade de Deus. O que elas costumavam fazer no tempo livre? "Via muita televisão", conta Lorrayne. "Ficava perambulando por aí. Quando ouvia barulho de tiro, voltava correndo para casa", completa Jennifer, que passou a preencher seu tempo de forma bem mais produtiva. Sem um adulto por perto, nenhum estímulo para os estudos e sob pressão para ganhar dinheiro, muitas dessas crianças começam muito cedo a trabalhar, às vezes no tráfico de drogas da favela onde moram. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/estudo-menos-violencia-favelas-carioca-498584.shtml> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Explique por que oferecer mais estudo para as crianças das favelas cariocas é uma forma de reduzir as desigualdades sociais do país.
- Inglês - Fundamental | 11. Adverbs Of Frequency (Advérbios de Frequência)
Put the words in the correct order.
I / go to school/ late/never
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Assistindo jornais, vendo filmes e novelas, além de ficar atentos ao público no dia a dia, percebemos que existem pessoas de todos os tipos e em várias situações. Moram em casas ou em apartamentos, possuem roupas e agasalhos que elas trocam quando não mais servem. Entretanto, outras, como geralmente verificamos em algumas ruas e praças, possuem poucos recursos e, às vezes, não têm nem um teto para morar.
Explique por qual motivo, conforme a crônica, existem os chamados crianças ou meninos de rua.
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Texto base: Leia os dois textos e as afirmações sobre eles: Texto 1 Observe que as retas a e b, representadas ao lado, nunca se cruzam. Duas retas localizadas em um mesmo plano e que não têm ponto em comum são chamadas retas paralelas.
Coleção ensino fundamental, 6º ano: […] Matemática. São Paulo: Anglo, 2014, p. 221 Texto 2 Linhas paralelas Um presidente resolve
Construir uma boa escola
Numa vila bem distante.
Mas ninguém vai nessa escola:
Não tem estrada pra lá. Depois ele resolveu
Construir uma estrada boa
Numa outra vila do Estado.
Ninguém se muda pra lá
Porque lá não tem escola. MENDES, Murilo. História do Brasil. In: Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 184.
Enunciado:
Afirmações:
I. O termo “linhas paralelas”, do texto 2, é utilizado no sentido próprio, mas seu sinônimo “retas paralelas”, em sentido figurado, pois representa, em palavras, a imagem colocada junto ao texto 1.
II. No poema, a estrofe 2 repete, com modificações, os versos da estrofe 1. Essa repetição espelha, na forma do texto, o significado do título do poema.
III. No texto 2, podemos considerar a construção da escola e da estrada, respectivamente, como linhas a e b, paralelas que nunca se cruzam.
Estão corretas