Células a combustível de hidrogênio-oxigênio são usadas no ônibus espacial para fornecer eletricidade e água potável para o suporte da vida. Sabendo que a reação da célula ocorre conforme reação não balanceada H2(g) + O(2(g) -> H2O(ℓ), qual é o número de mols de água formado na reação de 0,25 mol de oxigênio gasoso com hidrogênio suficiente?
Questões relacionadas
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(MACKENZIE) A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), analise o texto e a imagem que se seguem.
Na França (...) a bandeira tricolor, ou seja, o repúdio da bandeira branca (a monarquia) e da bandeira vermelha (o socialismo), e a soma das duas cores ao azul simbolizam emblematicamente um consenso que reunia laicos e cristãos. Os padres se revelaram oficiais tão bons quanto os professores. (...). A França e a Alemanha, duas nações cristãs, se massacraram durante mais de quatro anos. Hoje é possível apontar certa ingenuidade nesse ardor patriótico: no entanto, foi ele que permitiu a vitória à França e, para os alemães, evitou que suas forças armadas se desintegrassem em 1918.
Gerard Vincent. Uma história do segredo
Biblioteca Nacional de Portugal, disponível em: http://purl.pt/609/1/
Em 1º plano, globo terrestre com mancha de sangue alastrando a partir da França; por detrás, soldado francês tentando, com dificuldade, fixar nesse ponto uma bandeira um pouco esfarrapada com a palavra “Liberté” (“Liberdade”). O soldado veste uma farda de cor azul; a bandeira é branca, com letras vermelhas, mesma cor do sangue que escorre sobre o globo. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira francesa.
Pela análise do texto e da imagem, conclui-se que uma ideologia está por trás, tanto da discussão realizada no excerto, quanto na montagem e na organização do cartaz. Essa mesma ideologia esteve não somente entre as causas da Grande Guerra, mas também nas insatisfações que levariam à Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Trata-se do:
- Química | 3.8 Bioquímica
(UPF) A seguir, estão representadas, por meio da projeção de Fischer, a glicose, a frutose e a galactose.
Sobre essas substâncias, analise as seguintes afirmações:
I. Todas fazem parte da classe dos carboidratos.
II. Todas desviam o plano da luz polarizada no sentido horário.
III. Todas são isômeros entre si.
IV. A glicose e a galactose são enantiômeros entre si.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador retriever, a cor da pelagem é controlada por dois pares de gene alelos com segregação independente. O alelo B controla a cor do pigmento melanina: B é preto; b é marrom. O alelo E é necessário para a deposição dos pigmentos na pele e no pelo. O alelo e é epistático sobre o alelo B, inibindo a deposição total do pigmento melanina produzido na haste do pelo, embora isso não afete a deposição na pele. A figura apresenta os possíveis genótipos e fenótipos.
Se o cruzamento de um cão marrom com uma fêmea dourada produziu descendentes de pelagem amarelada, é INCORRETO afirmar que, em futuros cruzamentos desse casal, a chance de gerar:
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(FGV) A pele humana é o maior orgão do corpo humano. É constituída por dois tecidos, o tecido epitelial, a epiderme, formado por células em constantes divisões, que empurram as mais velhas para as camadas superiores, e o tecido conjuntivo, a derme, rico em diversas estruturas, tais como vasos sanguíneos, terminações nervosas e glândulas. Logo abaixo, não fazendo parte da pele, está a tela subcutânea, a hipoderme, formada pelas células adiposas responsáveis por armazenar gordura. Tendo por base essas informações, pode-se dizer que, ao fazer uma tatuagem, a agulha injetora de tinta penetra: - Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(UEFS) O reconhecimento de que os genes ocupam posições características no cromossomo e de que essas são segregadas pela meiose possibilitou aos sucessores de Mendel fornecer uma explicação física para o seu modelo de herança. Logo tornou-se evidente que a associação de genes com cromossomos também possui outras consequências genéticas. Pesquisas, no início do século XX, demonstraram que nem sempre os padrões de herança genética refletem o que foi enunciado por Mendel a partir de suas conclusões.
Das heranças listadas nas alternativas, a que apresenta um padrão que não está de acordo especificamente com a lei da segregação independente dos caracteres é a: