O bisfenol-A é um composto que serve de matéria-prima para a fabricação de polímeros utilizados em embalagens plásticas de alimentos, em mamadeiras e no revestimento interno de latas. Esse composto está sendo banido em diversos países, incluindo o Brasil, principalmente por ser um mimetizador de estrógenos (hormônios) que, atuando como tal no organismo, pode causar infertilidade na vida adulta. O bisfenol-A (massa molar igual a 228g/mol) é preparado pela condensação da propanona (massa molar igual a 58g/mol) com fenol (massa molar igual a 94g/mol), em meio ácido, conforme apresentado na equação química.
Considerando que, ao reagir 580g de propanona com 3760g de fenol, obteve-se 1,14kg de bisfenol-A, de acordo com a reação descrita, o rendimento real do processo foi de
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 5. Raça, Etnia e Desigualdade
(Ufpr 2021) Considere o seguinte excerto:
A partir do período da história que teve início no século XV, à medida que os europeus intensificaram o contato com povos provenientes de diferentes regiões do mundo, tentou-se sistematizar o conhecimento através da categorização e da explicação dos fenômenos naturais e sociais. Populações não europeias foram “racializadas”, em oposição à “raça branca” europeia. Em algumas situações, essa racialização assumiu formas institucionais “codificadas”, como no caso da escravidão, nas colônias norte-americanas, e do apartheid, na África do Sul.
Em relação ao tema do racismo, assinale a alternativa correta.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FUVEST 2007 1ª FASE) A figura mostra modelos de algumas moléculas com ligações covalentes entre seus átomos.
Analise a polaridade dessas moléculas, sabendo que tal propriedade depende da
- diferença de eletronegatividade entre os átomos que estão diretamente ligados. (Nas moléculas apresentadas, átomos de elementos diferentes têm eletronegatividades diferentes.)
- forma geométrica das moléculas.
(Observação: Eletronegatividade é a capacidade de um átomo para atrair os elétrons da ligação covalente.)
Dentre essas moléculas, pode-se afirmar que são polares apenas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Monday, August 2, 1999 Published at 13:22 GMT 14:22 UK
Crazy little thing called love?
Love and obsession are two entirely different things. Love is that enviable state that knows no envy or vanity. Love is more than an emotion; it is the substance of our being!
Deepa Pant, Kuwait
Cannot falling in love drive you just as mad?
Laura Willoughby, UK
Background │Vote │Your reaction│Have your say
The Vote:
Does falling in love drive you mad?
Yes ( ) No ( )
Background│Vote│Your reaction│Have your say
The Background:
Can't eat, can't sleep, can't stop grinning like a Cheshire cat, can't stop thinking about that certain someone - classic symptoms of love? Well actually, you could be going mad.
An Italian researcher has found that people in the first flush of love have a lot in common with sufferers of obsessive Compulsive Disorder (OCD).
People with OCD and people in love both get fixated with things and both have very low levels of the feel-good chemical Serotonin - which has a soothing effect on the brain.
The research published in the New Scientist has received mixed reactions in the science community, but Thomas lnsel, of Emory University, thinks it's about time failing in love was studied as a relevant human emotion.
"Any of us who have fallen in love know that this is a profoundly biological process. Now somebody's actually trying to understand how," he said.
Do you think falling head over heels for someone sends you a bit crazy? Have you spent hours on end fantasizing about your latest hot romance, when you should be getting on with something else? Do you think love and obsession are the same thing? Send us your views and experiences.
Background│Vote│Your reaction│Have your say
_______________________________________
YOUR REACTION:
"To be wise and to be in love is scarcely granted even to a god." Latin proverb
Kirk O'Connor, UK
YES!!! Falling in love drives you totally crazy... I've fallen in love with a beautiful creature... and I don't know where he came from... the only way l can describe him is as a bronzed Adonis... whenever I look into his eyes... I just melt...
WW, UK
I cannot believe that someone actually funded this project. There are so many worthwhile causes that go unnoticed, so we can examine another superficial aspect of our lives. Love is not a disease that needs to be cured or avoided. If they have all this money to throw away maybe they should look at it from another angle... Why do people allow themselves to fall out of love? Are they mad? If you ask me, those are the ones that need help!
Bonnie, USA
I am so gob-smacked by the BBC putting something up that equates having obsessive compulsive disorder with 'being mad'. That is certainly discrimination! There are a whole lot of us out here with OCD and I can assure you we ain't mad. Having OCD is not the same as 'being obsessed' about a person - and we certainly aren't like stalkers. Like being in love? This scientist needs HIS head examined I am afraid.
People who are depressed (is this like love?) also have problems with serotonin levels - serotonin is associated with many problems, with emotions. This theory is equivalent to saying being in love must be the same as heart disease because it affects your heart beat! Leaving OCD out of this, yes, there are aspects of falling in love, sometimes, that are similar to temporary insanity.
It depends how it takes you - falling in love is different for different people and their behavior varies greatly. Some ways of falling in love seem like insanity and that I believe is why the ancient Greeks regarded the experience as being 'possessed' by Aphrodite. It can be a divine experience of possession, of course. Or it can make you mad.
Imogen Woolf, UK
I can't believe that this research is being funded. What's the point? Love is a wonderful emotion and to study it takes its fun away. Feelings are feelings, not research subjects!
Gareth Hagger-Johnson, UK
http://newsl.this.bbc.co.uk/ht/english/talking_ point/newsid_40/000/40/080.asp
In "I can not believe that someone actually funded this project" (Bonnie, USA), ACTUALLY means:
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Observe a manchete de reportagem e os gráficos que tratam da dívida externa brasileira.
“É ‘vital’ conter a dívida brasileira, diz FMI”
KUNTZ, Rolf. O Estado de S. Paulo – 19 abr. 2018.
Os gráficos acima permitem estabelecer uma análise comparativa entre a dívida pública brasileira e as dívidas de outros países emergentes, bem como as de países ricos. O que explica a preocupação do FMI com a dívida brasileira, se esta é relativamente baixa, ao considerar as dívidas de países como Japão, Itália e Estados Unidos?
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos para que serve um cofrinho.
1.2. Interprete com os alunos as imagens dos porquinhos, com base nas seguintes questões:
a) Peça aos alunos para explicarem o que está acontecendo no primeiro cofrinho e se eles têm o costume de guardar dinheiro no cofrinho.
b) Pergunte aos alunos o motivo do cofrinho estar quebrado e por qual motivou a pessoa deve ter guardado o dinheiro.
Disponível em: <http://img.loigiaihay.com/picture/article/2017/0323/hinh-4-chi-tieu-trong-gd-cong-nghe-6-0.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
Disponível em: <https://secure.i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02752/piggy-bank_2752870b.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, com uma linguagem apropriada para as crianças, Reinaldo Domingos escreveu o livro O menino, o dinheiro e os três Cofrinhos. Nessa obra, a criança aprende o conceito de poupança.
2.2. Apresente e explore com os alunos a capa do livro. Leia e comente com os anos o resumo do livro.
Esta obra mostra a história de um menino às voltas com os inusitados presentes que ganhou da mãe - três cofrinhos em formato de porquinhos. Inicialmente, o garoto não vislumbra sua importância, mas acaba por descobrir, com ajuda materna e também por seu próprio impulso, que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, se conseguir guardar ali parte de todas as moedas que passarem por suas mãos. O Menino passa a depositar no porquinho suas moedas, até que um dia uma bela surpresa acontece.
Disponível em: <https://www.estantevirtual.com.br/livros/reinaldo-domingos/o-menino-o-dinheiro-e-os-tres-cofrinhos/859723355>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos: como ou para que você guardaria as moedas se ganhasse três cofres de porquinhos? (Professor, converse com os alunos sobre a poupança de curto prazo, médio prazo e o de longo prazo. A ideia é explicar para os alunos que eles precisam se esforçar e esperar para conseguir comprar algo que desejam. O que custa mais, é representado pelo cofrinho de longo prazo, e significa que eles deverão poupar mais e por mais tempo.
3.2. Professor, é importante avisar aos alunos: Ao juntar dinheiro, prefira as notas ou guarde as moedas por pouco tempo e depois troque por cédulas! Se todos guardarem moedas, vai faltar troco no comércio! Por isso, coloque sempre as moedinhas para circular!
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]