A semeadura de nuvens atualmente é usada em todo o mundo para otimizar a precipitação, tanto de chuva quanto de neve e, ao mesmo tempo, inibir o granizo e a neblina. E ela funciona. Esse tipo de semeadura tem efeito ao espalhar partículas microscópicas, a fim de afetar o desenvolvimento da condensação, agindo como núcleos de gelo artificiais. Insolúveis na água, tais partículas funcionam como suporte para o crescimento dos cristais de gelo. Para tal propósito, utiliza-se frequentemente determinado sal. Ele possui uma estrutura cristalina similar à do gelo e forma um recife artificial onde os cristais podem crescer.
Adaptado de: http://gizmodo.uol.com.br/semeadura-de-nuvens/
Que sal é utilizado para semear as nuvens?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(ACAFE) Sobre os biomas brasileiros, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, se caracteriza por uma vegetação arbórea esparsa, com pequenas árvores e arbustos, muito deles com casca grossa e troncos retorcidos. Durante seis meses torna-se verdejante devido às frequentes chuvas. Nos meses restantes, torna-se pronunciadamente seco e susceptível a queimadas, às vezes espontâneas.
( ) A Caatinga ocupa cerca de 10% do território brasileiro, e é formada por plantas adaptadas ao clima seco, denominadas xeromórficas. Essas adaptações incluem folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis e caules que armazenam água.
( ) Os Manguezais são compostos por ecossistemas litorâneos, com solo lodoso e salgado. Devido ao excesso de água, as plantas adaptadas a esses ambientes podem apresentar raízes especializadas com pneumatóforos, estruturas que crescem no interior do solo, facilitando a absorção do oxigênio.
( ) O Pantanal é a maior área continental periodicamente alagável do planeta. Com uma rica biodiversidade, é um bioma exclusivamente brasileiro, localizado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química
O sulfato de bário é um sal de grande importância na indústria farmacêutica. Ele é utilizado como contraste em radiografias do sistema digestório, permitindo que o intestino apareça no exame radiográfico, visto que esse sal absorve os Raios-X.
Fonte: PERUZZO, Francisco M.; CANTO, Eduardo L. Química na Abordagem do Cotidiano. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2009. p.438. (adaptado)
O sulfato de bário é industrialmente produzido por meio da reação a seguir, sendo o ácido adicionado em excesso para garantir a conversão total para o sal não toxico (sulfato de bário).
Para a produção do sal, foram misturados, no reator, 2 moles de carbonato de bário e 5 moles de ácido sulfúrico. Sabe-se que o produto de solubilidade dos sais é 8x10-8(BaCO3) e 1x10-10(BaSO4).
Afirma-se, então:
I. O sulfato de bário é menos solúvel que o carbonato de bário.
II. O volume de CO2 liberado na produção do sal, nas condições normais de pressão e temperatura (CNTP), é igual a 22,4 L.
III. A massa de ácido sulfúrico em excesso, na produção do sal, é de 294g.
Está(ão) correta(s)
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Leia o texto abaixo.
A administração do Novo Mundo
No início do século XVI, além do ___________, o bem mais precioso que os espanhóis exploraram foi o trabalho das comunidades indígenas. Durante a fase de organização da ocupação, predominou a ___________. Esta foi a primeira forma oficial de trabalho e reunia aspectos da tradição senhorial com os costumes de cobrança de impostos pré-hispânicos. O tratamento dado pelos ____________ e o ritmo de trabalho imposto aos índios, associado a falta de defesas imunológicas às doenças introduzidas pelos europeus, resultaram em uma _____________ populacional acentuada.
Disponível em: <http://anphlac.fflch.usp.br/trabalho-america-espanhola-apresentacao>. Acesso em: 19 jul. 2018. Adaptado.
As expressões que completam corretamente essas lacunas do texto são, respectivamente,
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Leia o texto abaixo. A questão refere-se a ele.
Chávez, poeta
El estadista venezolano recurrió una vez más a su fina prosa para mandarle un mensaje al imperio. “Váyanse al carajo, yanquis de mierda”, gritaba el presidente Hugo Chávez en un discurso que merece ser visto y oído en vivo (es fácil encontrarlo en Internet). Y alguien se podría preguntar qué pasó ¿Cuáles fueron las razones que motivaron a Chávez a expulsar al embajador estadounidense y empeorar sus ya malas relaciones con Estados Unidos? Las posibles respuestas a esta pregunta constituyen una especie de test de Rorschach político. Dígame por qué cree que el presidente venezolano expulsó al embajador de Estados Unidos y probablemente yo pueda adivinar cuáles son sus opiniones sobre Irak, Rusia y la globalización.
Para muchos de sus simpatizantes en el mundo la razón por la cual él tuvo que actuar así es obvia: Estados Unidos está conspirando para derrocar a Evo Morales en Bolivia y asesinar al líder venezolano. ¿Por qué? Porque Chávez defiende a los pobres, intenta corregir siglos de injusticia social y porque está esparciendo por América Latina y el mundo la resistencia a la hegemonía estadounidense. Además, Chávez ahora tiene a Rusia como aliado y Putin está de malas con los yanquis. Y no hay que olvidar, por supuesto, que al final lo que más importa en todo esto es el petróleo, por cuyo control los estadounidenses están dispuestos – como vimos en Irak – a hacer cualquier cosa.
Otros ven cosas muy distintas en las imágenes de Chávez gritándole al imperio. Ven a un político haciendo uso del viejo truco de acusar al imperialismo yanqui para distraer a los desprevenidos de problemas muy reales que son hechos en Caracas y no en Washington. La popularidad del presidente Chávez ya no es la que era y las pugnas entre sus seguidores y opositores se han exacerbado. La economía venezolana sufre una tasa de inflación que está entre las más altas del mundo, y el estallido de asesinatos, asaltos y secuestros sitúa al país entre los más inseguros. Todo esto a quienes más daño hace es a los pobres. Por si fuera poco, la economía no petrolera ha sido devastada y sólo quedan los ingresos por exportaciones de petróleo, y éstos están cayendo precipitadamente.
NAÍM, Moisés. Chávez, poeta. El País. Madri, 14 set. 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2009. (Adaptado).
Moisés Naím dice que las contestaciones que él recibiría de la pregunta que formula servirían para que