Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas.
A interação química envolvida tanto no pareamento correto de bases nitrogenadas no DNA quanto no controle de variações extremas de temperatura na água é uma ligação do seguinte tipo:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Anualmente acontece em Passo Fundo a encenação da Batalha do Pulador. Essa batalha, ocorrida em 27 de junho de 1894, está relacionada a um movimento que conturbou os primeiros anos da República brasileira. De qual dos movimentos abaixo relacionados essa batalha fez parte?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Observe o texto e o cartaz.
A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1315460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (RS, SC, PR, SP, GO, MS, RJ, MG, ES, BA, AL, SE, PB, PE, RN, CE e PI). Hoje, restam 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.
Disponível em: <www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/>.
Acesso em: 17 jan. 2017.
Sobre a finalidade do texto e do cartaz, é correto afirmar que ambos
- Química | 2.4 Cinética Química
Grande parte da atual frota brasileira de veículos de passeio tem tecnologia capaz de identificar e processar tanto o etanol quanto a gasolina. Quando queimados, no interior do motor, esses combustíveis são transformados em produtos gasosos, num processo com variação de entalpia menor que zero (H < 0). Esse processo necessita de uma energia de ativo, a qual é fornecida por uma centelha elétrica.
O gráfico que esboça a variação da energia potencial no progresso da reação é representado por:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A tabela registra dados sobre a presença de mão de obra estrangeira no mercado de trabalho brasileiro, distribuídos por setores de produção. Nesse período, a imigração no Brasil vivia uma fase de
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) Tal como narradas neste trecho, as circunstâncias que levam ao nascimento de Dona Plácida apresentam semelhança maior com as que conduzem ao nascimento da personagem