As ligações covalentes podem ser classificadas em dois tipos: ligações covalentes polares e ligações covalentes apolares. Observando a polaridade das ligações e a geometria da molécula, somos capazes de verificar se uma molécula será polar ou apolar. Com base nisso, assinale a opção que apresenta moléculas exclusivamente apolares.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
isso vai crescer mimada, (l. 4)
isso daí quando começa a andar é um inferno, (l. 5-6)
Os trechos acima são exemplos de pontos de vista negativos acerca da menina.
Esses pontos de vista são reforçados pelo uso do pronome isso, porque ele associa a criança a uma ideia de:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
A ideia de se utilizarem organismos vivos como armas biológicas é antiga. Logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em que aviões derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, houve um atentado bioterrorista em que foram utilizadas culturas de bactérias Bacillus anthracis. A doença Carbúnculo, causada por essa bactéria, é tratável com antibióticos, se for logo diagnosticada. Em um experimento laboratorial, se acrescentarmos um antibiótico bactericida a uma cultura de B. anthracis, a divisão celular dessa bactéria ficará prejudicada. Considere o crescimento dessa cultura bacteriana em três fases distintas, expressas no seguinte gráfico:
Assinale a alternativa que mostra em qual dessas fases o antibiótico bactericida deve ser acrescentado para ser mais eficiente.
- Matemática | 14. Geometria Espacial
Uma cozinheira preparou 1 L de molho de tomate e precisa depositá-lo, sem desperdício, em um recipiente que armazene todo o líquido. Os recipientes disponíveis, que podem ser representados por prismas ou cilindros, e suas respectivas dimensões estão informados na tabela a seguir.
Considere 3 como aproximação para o valor de π e 1,7 como valor aproximado para a . O recipiente que deve ser escolhido pela cozinheira é o
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A Minor Bird
I have wished a bird would fly away,
And not sing by my house all day;
Have clapped my hands at him from the door
When it seemed as if I could bear no more.
The fault must partly have been in me.
The bird was not to blame for his key.
And of course there must be something wrong
In wanting to silence any song.
FROST, R. West-running Brook. New York: Henry Holt and Company, 1928.
No poema de Robert Frost, as palavras “fault” e “blame” revelam por parte do eu lírico uma