O óxido nitroso (N2O(g)), também conhecido como gás hilariante, foi o primeiro anestésico utilizado em cirurgias. Hoje, também pode ser utilizado na indústria automobilística para aumentar a potência de motores de combustão interna. Abaixo, está representada uma possibilidade da estrutura de Lewis dessa molécula.
De acordo com a fórmula apresentada, marque a opção que descreve CORRETAMENTE as ligações existentes no N2O.
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
O mundo entrou na era do globalismo. Todos estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se abrem com a formação da sociedade global. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento está fundamentada na
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema de Álvaro de Campos, heterônimo do poeta português Fernando Pessoa.
Às Vezes
Às vezes tenho ideias felizes,
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...
Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...
Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000011.pdf. Acesso em: 26 out. 2018.
No poema, o eu lírico sugere que a escrita literária:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Os principais centros urbanos estão tão gigantes que os especialistas inventaram um novo termo, “megacidades”, para definir os agrupamentos com mais de 10 milhões de habitantes – como São Paulo, Cidade do México, Seul, Xangai, Nova Délhi e Londres. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de megacidades passou de duas em 1950 (Tóquio e Nova Iorque) para 22 em 2015, sendo que 17 delas no mundo em desenvolvimento.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/sempre-cabe-mais-um-de-onde-vem-tanta-gente>. Acesso em: 12 jan. 2016. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir e indique aquela que apresenta informações corretas em relação às megacidades:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEB) Energia numa interpretação da física é aquilo que permite a realização de trabalho. É, em termos gerais, uma definição desapontadoramente frustrante para quem espera por qualificações claras, simples e diretas para as coisas do mundo. Mas, ainda assim, não se pode negar que há uma beleza quase tangível na ideia de que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada. Há um fascinante jogo de espelhos no fenômeno natural que identificamos por energia e a investigação disso por uma área da ciência, a termodinâmica, ou o estudo do calor e de outras formas de energia. A termodinâmica tomou forma basicamente no século XIX, tanto como interesse científico, quanto como necessidade tecnológica. Foi a base da Revolução Industrial, sob a forma de máquinas a vapor, alimentadas pelo carvão, na determinação, dentre outros motivos, de substituir músculos humanos e de animais pelo poder mecânico das máquinas. (CAPOZZOLI, 2010, p. 12-13).
Os sistemas vivos são sistemas autopoiéticos, ou seja, são capazes de se autoproduzir e de se autorregenerar, desenvolvendo uma organização interna que os mantém afastados de uma desordem própria do Universo — a entropia — o qual tende a um equilíbrio termodinâmico.
Em relação a esses princípios termodinâmicos no estabelecimento e na manutenção da vida e suas repercussões, é possível afirmar:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIC)
As descobertas mais recentes de um biólogo da Universidade de Carolina do Sul, Estados Unidos, em abril de 2014, mostraram algo de novo em Chernobyl, na Ucrânia, após a explosão atômica, em 1986. Algumas espécies de pássaros parecem ter se adaptado ao ambiente radioativo com a produção de níveis mais altos de antioxidantes protetores, com a redução de danos genéticos, o que configura uma mudança evolutiva. A radiação ionizante, produzida pelo césio 137,
A partir dessas informações e do diagrama de energia de emissões radioativas relacionados aos efeitos das radiações sobre os seres vivos, é correto afirmar: