O flúor é um elemento de número atômico 9 e possui apenas um isótopo natural, o 19F. Sobre esse elemento e seus compostos, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Variação linguística
Texto base: O texto a seguir foi retirado do Guia do Estudante de Redação. Observe as quatro ideias (e nenhum milagre) de Sérgio Gwercman, redator-chefe da revista Superinteressante, para escrever bem: ▪ Não use palavras que você não conhece. Você pode estar mandando bem com aquela palavra difícil. Mas também pode estar usando-a no contexto incorreto e com a grafia errada. Na dúvida, recorra a um sinônimo – toda ideia pode ser escrita de outro jeito. A moral da história é uma conta simples: o benefício que o emprego de uma palavra metida à besta pode trazer ao seu texto (benefício para lá de discutível, aliás, como você vai ver abaixo) é muito menor que o prejuízo causado por um equívoco. Caia fora. ▪ Não se leve a sério. Tem muita gente que acha que coloquialismo diminui a qualidade do texto. Normalmente, são as mesmas pessoas que acreditam que podem usar palavras empoladas para esconder a falta de ideais. O erro delas é acreditar que basta fingir que você é inteligente para todo mundo acreditar que você realmente é inteligente. Quem se leva muito a sério na hora de escrever aposta que é a forma do texto que impressiona o leitor. Errado: o segredo do bom texto está no conteúdo. E se o que você escrever, além de inteligente, for leve e arrancar uns risinhos do seu leitor, aí você ganhou uns pontos. ▪ Organize suas ideias. É como aqueles ensinamentos sobre a vida: para ter sucesso, você precisa saber aonde quer chegar e qual sua estratégia para ir até lá. Antes de começar a escrever, organize seu raciocínio. O que você vai falar? Como introduzir o assunto? Quais os argumentos que vão entrar primeiro, como você vai chegar até a conclusão? Sabe aquele papo de que texto precisa ter começo, meio e fim? É isso. ▪ Rascunhe sem compromisso. Pode parecer contraditório com a ideia de organizar seu raciocínio. Mas não é. Construído o esqueleto do texto, é hora de pôr os tijolinhos. É esse é o momento de sair escrevendo e ver no que aquilo tudo vai dar. Às vezes, seu projeto inicial vai para o lixo. Não faz mal. Aqui é o momento de deixar a criatividade aparecer, de ter as sacadas e, mais importante de tudo, colocar a sua personalidade no texto. (Guia do Estudante, Redação, Vestibular + Enem 2010. p. 8)
Enunciado:
Em outras palavras, podemos resumir o que Sérgio Gwercman afirma sobre escrever bem na seguinte alternativa:
- História
Assinale a alternativa que apresenta um dos resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino.
- História | 6.14 Guerra Fria
(FUVEST 2013 1° FASE) O que acontece quando a gente se vê duplicado na televisão? (...) Aprendemos não só durante os anos de formação mas também na prática a lidar com nós mesmos com esse “eu” duplo. E, mais tarde, (...) em 1974, ainda detido para averiguação na penitenciária de Colônia-Ossendorf, quando me foi atendida, sem problemas, a solicitação de um aparelho de televisão na cela, apenas durante o período da Copa do Mundo, os acontecimentos na tela me dividiram em vários sentidos. Não quando os poloneses jogaram uma partida fantástica sob uma chuva torrencial, não quando a partida contra a Austrália foi vitoriosa e houve um empate contra o Chile, aconteceu quando a Alemanha jogou contra a Alemanha. Torcer para quem? Eu ou eu torci para quem? Para que lado vibrar? Qual Alemanha venceu?
Gunter Grass. Meu século. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 237. Adaptado.
O trecho acima, extraído de uma obra literária, alude a um acontecimento diretamente relacionado
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
Analise o seguinte esquema.
O hormônio responsável pelos eventos indicados é a(o)
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(PUC-SP) A baixa liberação do hormônio antidiurético pela _____I_____ provoca uma diminuição da reabsorção de água nos _____II_____ e, consequentemente, eliminação de _____III_____ volume de urina. No trecho acima, as lacunas I, II e III podem ser preenchidas correta e, respectivamente, por