O elemento iodo é um sólido que sublima na temperatura ambiente e que foi descoberto em 1811 por Bernard Courtois.
Sobre as características desse elemento e suas propriedades, em função da sua posição na tabela periódica, é correto afirmar que o iodo
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. A Constituição de 1988 refletiu o avanço ocorrido no país na área da extensão dos direitos sociais e políticos aos cidadãos em geral e às chamadas minorias, aí se incluindo os índios. Cuidou também de outras medidas inovadoras, como a criação do habeas-data, que assegura às pessoas o direito de obter dados de seu interesse constantes dos arquivos de entidades governamentais, bem como a previsão de um código de defesa do consumidor. Ao mesmo tempo consagrou um quadro que já vinha sendo superado, dadas as novas realidades de um mundo globalizado, especialmente no campo econômico. O monopólio outorgado ao Estado nos setores de petróleo, telecomunicações, energia elétrica, portos e transporte rodoviário logo revelou-se um obstáculo ao fornecimento de bens e serviços e uma carga que um Estado em crise não poderia suportar. As várias emendas constitucionais, aprovadas ao longo de poucos anos, são uma clara demonstração disso. Com todas essas ressalvas, a Constituição de 1988 pode ser vista como o marco que pôs fim aos últimos vestígios formais do regime autoritário. A abertura, iniciada pelo general Geisel em 1974, levara mais de treze anos para desembocar em um regime democrático. FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. p. 289.
Enunciado:
a) Identifique as principais mudanças políticas e sociais que a Constituição de 1988 trouxe para o Brasil.
b) Analise a importância desta constituição, considerando o contexto político no qual ela foi elaborada.
- Química | A. Cálculos Químicos
(UNIT) As fórmulas moleculares representam moléculas de substâncias químicas determinadas a partir da análise química. Elas surgiram na segunda metade do século XIX como consequências das leis das reações químicas e da teoria atômica molecular.
Assim, a partir da análise química de uma amostra de 1,0g de um gás formado por moléculas, contendo átomos de boro e hidrogênio, de composição centesimal, respectivamente, 78,26% e 21,73%, que ocupa o volume de 0,820L a 3o C e 1,0atm, é correto concluir:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
As catapultas são dispositivos que participaram de várias investidas de conquistadores na tentativa de invadir castelos e fortalezas. Essas obras da engenharia podem ser de vários tipos, desde as que usam contrapeso até as que usam molas para lançar seus bólidos. Atualmente as catapultas de molas têm sido muito utilizadas em entretenimento nos parques de diversões, como mostra a figura.
Na catapulta mostrada o conjunto de cordas elásticas possui uma constante elástica equivalente com valor de 3200 N/m e a massa (pessoas + cadeiras) suportada é de 200 kg. Considere que a gravidade no local tem valor de 10 m/s2.
Quando o sistema é deformado de 5 m, qual a altura que as pessoas irão atingir?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) No Brasil de hoje são falados por volta de 200 idiomas. As nações indígenas do país falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes cerca de 30 línguas. Há uma ampla riqueza de usos, práticas e variedades no âmbito da própria língua portuguesa falada no Brasil, diferenças estas de caráter diatópico (variações regionais) e diastrático (variações de classes sociais) pelo menos. Somos, portanto, um país de muitas línguas, tal qual a maioria dos países do mundo (em 94% dos países são faladas mais de uma língua).
Fomos no passado, ainda muito mais do que hoje, um território plurilíngue. Cerca de 1078 línguas indígenas eram faladas quando aqui aportaram os portugueses, há 500 anos, segundo estimativas de Rodrigues (1993). Porém, o Estado português e, depois da independência, o Estado brasileiro, que o sucedeu, tiveram por política impor o português como a única língua legítima, considerando-a “companheira do Império”. A política linguística principal do Estado sempre foi a de reduzir o número de línguas, num processo de glotocídio (eliminação de línguas) por meio do deslocamento linguístico, isto é, de sua substituição pela língua portuguesa. Somente na primeira metade do século XX, segundo Darcy Ribeiro, 67 línguas indígenas desapareceram no Brasil — mais de uma por ano, portanto. Das cerca de 1 078 línguas indígenas faladas em 1 500, ficamos com aproximadamente 180 em 2000 (um decréscimo de 85%), e várias destas 180 encontram-se em estado avançado de desaparecimento.
Disponível em: www.cultura.gov. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
As línguas indígenas contribuíram, entre outros aspectos, para a introdução de novas palavras no português do Brasil. De acordo com o texto apresentado, infere-se que a redução do número de línguas indígenas:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
No heredograma abaixo, a cor clara nos símbolos representa indivíduos normais e a cor escura representa indivíduos afetados por uma doença genética.
Assinale a alternativa correta,quanto à representação dos indivíduos nesse heredograma.