Considere a reação química, fortemente exotérmica, entre um mol de um metal alcalino do 4° período da tabela periódica e 18g do halogênio do 3º período. Essa reação
Questões relacionadas
- Física | 2.1 Cinemática
Um automóvel percorreu a distância entre Manaus e Presidente Figueiredo, que é de 128 km, com velocidade média de 48 km/h.
O tempo gasto nesse percurso foi de
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Um tipo bacteriano denominado de bacilo pode estar presente no solo, causando uma grave doença com sintomatologia variada caso penetre no organismo humano. Um dos sintomas mais graves desta enfermidade é a paralisia muscular, que pode levar ao óbito. Tal bacteriose trata-se de:
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
TEXTO I
O conto cumpre, a seu modo, o destino da ficção contemporânea. Posto entre as exigências da narração realista, os apelos da fantasia e as seduções do jogo verbal, ele tem assumido formas de surpreendente variedade. Ora é quase-documento folclórico, ora quase-crônica da vida urbana, ora quase-drama do cotidiano burguês, ora quase-poema do imaginário às voltas, ora, enfim, grafia brilhante e preciosa voltada às festas da linguagem.
BOSI, Alfredo. O conto contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Cultrix, 1978.
TEXTO II
Desde jovem desejava voar. Estudava os pássaros e durante horas deixava-se ficar, cabeça voltada para o alto, acompanhando o voo das andorinhas, o lento planar dos cormorões. Mas apesar da intensidade do desejo, as asas recusavam-se a despontar. Forçoso era contentar-se com menos. Galgou não sem esforço a estátua equestre da praça. E empoleirado na cabeça do heroico general, deixou-se ficar apaziguado, olhando a cidade do alto, enquanto soltava pequenos excrementos sobre o bronze.
“O possível”, de Marina Colasanti.
Os dois texto se relacionam de forma que o texto de Marina Colasanti
- História | B. Roma
Os romanos sempre foram muito preocupados em tornar público, por meio de inscrições, tudo aquilo que se referia à vida em sociedade. Um bom exemplo disso foi a “Lei das Doze Tábuas”. Gravadas em tábuas de bronze, em 450 a. C., e fixadas na plataforma em que os oradores falavam para o povo romano, diante do Senado. O fato de ser pública foi muito importante, pois, assim todos eram capazes de saber exatamente o que se podia ou não fazer e quais as punições previstas para os desobedientes. Por muitos séculos, as crianças deviam copiar e decorar as leis, tarefa difícil, mas que demonstra o valor atribuído pelos romanos ao conhecimento da lei.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo. Editora Contexto, 2019. VOT2021.
Mesmo antes de Cristo, os romanos se tornaram especialistas na elaboração de leis, exercendo até os dias atuais influências no Direito ocidental. Como vimos no texto do Pedro Funari, o conhecimento das leis é de suma importância porque:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Objetos afetivos selecionados pelos alunos relacionados à vida de criança
- Espaços selecionados na escola para receber os objetos
Desenvolvimento:
1 - Proponha às crianças a criação de um museu com o tema vida de criança.
2 - Ao longo de um mês realize a coleta do acervo que será exposto no museu: brinquedos preferidos, jogos, fotografias, roupas, sapatinhos, etc. É importante ressaltar o caráter afetivo destes objetos para as crianças.
3 - Realizem uma votação a respeito do melhor lugar para que o museu seja montado.
4 - As fotografias poderão ser montadas em colorset preto com margem de 7 cm. Evite usar cola, fita adesiva, fita crepe ou fita dupla face nesta montagem. A 3M fabrica uma massa adesiva que não gruda e pode ser retirada depois da montagem. Ela é prática e barata. Serve também para prender papéis na parede, veja:
5 - Os objetos poderão ser organizados segundo suas funções ou identidades. Se o espaço for aberto, sugiro até mesmo a disposição dos objetos em nichos pelo chão com placas indicativas do acervo. Caso não queira proceder assim, organize carteiras lado a lado e exponha os objetos sobre elas. Forre as carteiras e os seus pés com papel de presente cuja temática seja a infância. Você poderá compor a montagem com fitas coloridas. Outra possibilidade é montar um museu suspenso como os objetos pendurados por fios de nylon. A montagem dependerá do espaço que você terá disponível.
6 – Certamente, valores como preservação, respeito ao patrimônio, conhecimento vivenciado a partir da memória, organização, entre outros, deverão fazer parte da proposta. As crianças poderão ser escaladas para acompanhar a visitação, bem como para mantê-la em ordem.
7 - Cada objeto e fotografia poderão conter número e nome do doador.
8 - Elabore um convite para visitação do museu e coleque placas impressas indicativas dos acervos:
- Fotografia;
- Brinquedos;
- Jogos, etc.
Observações:
Se for interessante envolver toda a escola ou o ensino fundamental - séries iniciais, convide colegas de trabalho para fazer parte da proposta.