Há 130 anos nascia, em Copenhague, o cientista dinamarquês Niels Henrick Davis Bohr cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. A respeito do modelo atômico de Bohr, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: FRAGMENTO 1 Cicloviagem à Volta da Chapada Diamantina, sendo quase que total por terra e single track por Vivi Mar Dia 1 — Dia de retas, terra, pouquíssimo asfalto e muuuito sol.
— Trajeto: Mucugê 3 Guiné 3 Acampamento muquiado na estrada.
— Distância do dia: 50 km.
— Jantar: Preparamos um bacalhau com arroz e azeitonas. — Tínhamos energia e disposição pra pedalar muito mais, mas resolvemos acampar desviando um pouco da estrada num local entocado que estava na sombra. Deduzimos que o pôr do sol seria maravilhoso dali. E foi. O sol desceu avermelhado deixando as paredes rochosas num tom laranja. Um espetáculo à parte. [...][registros dos 6 dias seguintes da viagem] Saldo final: — Pneu furado: Zero (não me lembro de nenhum ter furado, rs, se alguém lembrar me corrige, rs)
— Bagageiro quebrado: 2
— Gastos com comida em 7 dias de cicloviagem: 87,00
— Gastos com bebidas durante a cicloviagem (suco, coco e breja): 28,00 Disponível em: <www.mochileiros.com/> e em <https://goo.gl/Gtk0t3>.
Acesso em: 5 abr. 2017. FRAGMENTO 2 Chapada Diamantina São dezenas de atrativos naturais que garantem diversão para todas as idades. Veja abaixo os principais atrativos, divididos por cidade. [...] MUCUGÊ Parque Municipal de Mucugê, Projeto Sempre-Viva e Rio Tiburtino Situado no Parque Municipal de Mucugê, o Projeto Sempre-Viva foi criado para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima. O Parque é considerado a principal atração do município, com opções de turismo pedagógico, cultural e de aventura. Nele é possível conhecer um trecho da Estrada Real, visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, que oferece rapel e tirolesa. Disponível em: <www.guiachapadadiamantina.com.br/conheca-os-atrativos-mais-visitadose-as-belezas-de-cada-cidade/> e em <https://goo.gl/msKAnb>. Acesso em: 5 abr. 2017
Enunciado:
A linguagem do fragmento 1 é bastante informal, pois, além de expressões e recursos gráficos que são comuns nas redes sociais, a autora emprega gírias.
Pelo contexto, o adjetivo muquiado, utilizado no início do fragmento 1, poderia ser substituído, sem alteração de significado, por:
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Da borda de uma mesa, uma esfera é lançada horizontalmente de uma altura h, com velocidade inicial v0. Após cair livre de resistência do ar, a esfera toca o solo horizontal em um ponto que está a uma distância d da vertical que passa pelo ponto de partida, como representado na figura.
Considerando que a aceleração da gravidade local tem módulo g o valor de v0 é
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
Leia, a seguir, o contexto da Inglaterra durante o reinado de Elizabeth I:
A Inglaterra prosperou muito durante o longo e glorioso reinado da rainha Elizabeth I, um período áureo, no qual exploradores como Sir Francis Drake empreendiam ousadas viagens ao Novo Mundo e retornavam com seus navios repletos de tesouros e empolgantes histórias sobre terras distantes. Nessa época, os princípios religiosos da Idade Média esfacelavam-se, [...] enquanto, na ciência, o Sol – não mais a Terra – era apontado como o centro do sistema planetário. O período elisabetano caracterizou-se também pela eclosão de grandes talentos literários: as peças de William Shakespeare [...] começaram a ser encenadas [...]. No plano político...
KAPLAN, Lawrence. Oliver Cromwell. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 16.
Vocabulário:
esfacelavam-se: destruíam-se; arruinavam-se.
Levando em consideração o reinado de Elizabeth I, assinale a alternativa que complementa de forma correta o trecho a seguir:
No plano político,
- Geografia | 2. Cartografia
Trata-se de uma linguagem de comunicação visual, porém, de caráter monossêmico. Sua especificidade reside essencialmente no fato de estar fundamentalmente vinculada ao âmago das relações que podem se dar entre os significados dos signos. Sua tarefa essencial é a de transcrever as três relações fundamentais — de diversidade, de ordem, de proporcionalidade — entre objetos, fatos ou fenômenos que compõem a realidade considerada.
(Marcello Martinelli. Cartografia temática, 2016. Adaptado.)
A linguagem destacada no excerto corresponde à
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia a música a seguir:
Alma não tem cor
Composição: André Abujamra
Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou preto?
Branquinho, neguinho
Branco, negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Percebam que a alma não tem uma só cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você conhece tudo
Você só não se conhece [2]
Branquinho,neguinho
Branco, negão
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
(http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1319634/)
a) Ao afirmar ao longo da canção que “alma não tem cor”, o eu lírico faz uma crítica. Que crítica é essa e que figura de linguagem é utilizada nesse trecho para reforçar seus argumentos?
b) Em uma estrofe da canção, o eu lírico dirige-se diretamente ao seu interlocutor. Que trecho é esse? Aponte elementos que possam justificar sua resposta.
c) Observe os fragmentos a seguir:
- “Percebam que a alma não tem cor”
- “Branquinho, neguinho ⁄ Branco, negão ⁄ Azul, amarelo ⁄ Verde, verdinho, marrom.”
Quantas orações existem nesses trechos da canção? Justifique sua resposta.