Considerando o modelo de flauta simplificado mostrado na figura, aberta na sua extremidade D, dispondo de uma abertura em A (próxima à boca), um orifício em B e outro em C. Sendo AD = 34 cm, AB = BD, BC = CD e a velocidade do som de 340,0 m/s, as frequências esperadas nos casos: (i) somente o orifício C está fechado, e (ii) os orifícios B e C estão fechados, devem ser, respectivamente:
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
O problema da poluição da água afeta muito a qualidade de vida de uma cidade, trazendo prejuízos de ordem social e econômica. A seguir, são apresentados dois processos que têm como intuito a despoluição de águas.
PROCESSO 1 - Tratamento de esgotos: O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto da cidade e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas.
SABESP. Tratamento de esgotos. Disponível em: http://site.sabesp.com.br.Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
PROCESSO 2 - Tratamento de rios: O processo começa com a remoção mecânica dos resíduos sólidos carregados pelo rio e são adicionados os agentes coagulantes que agregam a sujeira. Após essa etapa, é realizada a microaeração, permitindo a flotação ou elevação dos flocos acima da superfície da água, facilitando sua remoção. Dependendo do uso a ser dado à água, ocorre a desinfecção do efluente.
Sampa Online. Como Funciona o Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantespara melhoria das águas do Rio Pinheiros. Disponível em: http://www.sampaonline.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010(adaptado).
Visando à manutenção da qualidade ambiental de um determinado corpo hídrico, o processo mais indicado para atender a esse objetivo é o:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Usando el vocabulario que te damos en el recuadro, escribe la descripción de cada persona a partir de sus características físicas.
tiene el pelo arrugado tiene el pelo corto lleva gafas tiene el pelo largo
lleva aparato en los dientes llevan trenzas tiene el pelo liso
(1)
Disponible en: < http://us.123rf.com/400wm/400/400/domenicogelermo/domenicogelermo1011/domenicogelermo101100197/8275368-retrato-de-mujer-con-cabello-largo-hermoso.jpg >. Acceso el: 05 oct. 2012.
(2)
Disponible en: < http://us.123rf.com/400wm/400/400/poznyakov/poznyakov1103/poznyakov110300218/9094059-ninos-felices-pintura-en-preescolar.jpg >. Acceso el: 05 oct. 2012.
(3)
Disponible en: < http://elmundodelpeinado.blogspot.com.br/2012/09/pelo-corto-para-primavera-verano-2013.html>. Acceso el: 05 oct. 2012.
(4)
Disponible en: < http://meninadehoje.blogspot.com.br/2010/05/aparelho-nos-dentes.html >. Acceso el: 05 oct. 2012.
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
Os ônibus A e B operam em um mesmo terminal e realizam rotas distintas. O ônibus A completa sua rota e retorna ao terminal em 60 minutos. Já o ônibus B consegue completar a rota e retornar em 90 minutos. Todos os dias, os dois ônibus partem juntos do terminal, às 5h da manhã, e encerram seu expediente à meia-noite.
Diariamente, após a partida e até o fim do expediente, quantas vezes os ônibus A e B se encontram no terminal e qual o último horário em que isso ocorre?
- Química | A. Modelos Atômicos
Uma moda recente entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. As figuras apresentam em sua constituição, a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos de zinco absorvem energia luminosa, saltando para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar.
Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Observe o cartaz.
A expressão “de camarote” refere-se a um lugar privilegiado para assistir a desfiles de carnaval e provoca, no cartaz, um efeito de