A figura 1 abaixo apresenta a configuração de uma onda estacionária que se forma em uma corda inextensível de comprimento L e densidade linear µ quando esta é submetida a oscilações de frequência constante f0 através de uma fonte presa em uma de suas extremidades. A corda é tencionada por um corpo homogêneo e maciço de densidade d preso na outra extremidade, que se encontra dentro de um recipiente inicialmente vazio.
Considere que o recipiente seja lentamente preenchido com um líquido homogêneo de densidade dL e que, no equilíbrio, o corpo M fique completamente submerso nesse líquido. Dessa forma, a nova configuração de onda estacionária que se estabelece na corda é mostrada na figura 2.
Nessas condições, a razão (d/dL) entre as densidades do corpo e do líquido, é:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Helping Teens Deal With Fears About the Future As your teenager looks beyond high school to life ahead of him, he may have fears about his future. And if your child has learning and attention issues, his path may seem especially uncertain. But if you can understand his fears, you can also help him manage them. Teenagers’ view of their futures evolves over time. From ages 13–15, they’re usually focused on their own needs and concerns. As they move through high school, from about ages 15–18, they start to dabble in adulthood. And when they’re 18–23, most young adults finally understand that their future success is up to them. As teens move toward young adulthood, they often feel the pressure of too much change in too short a period of time. This can lead to feeling worried or afraid. For example, they may fear: - Losing the support of parents and family as they become more independent. - Taking on the responsibilities of adulthood. It takes courage to face these fears. But facing them builds self-esteem. Running from fear (when there’s no real danger) can erode self-respect. Fear also has a function: It forces your child sit up and notice when something important is happening inside or around him. The best thing you can do for your child is to honor his fears. Anxiety is common among young adults with learning and attention issues. That’s because many of them have experienced frustration and confusion in school. Your child may expect failure. So new situations may cause him more anxiety than they do other people. […] By Victoria Scanlan Stefanakos. Understood for Learning & Attention Issues Available at: https://www.understood.org/en/school-learning/choosing-starting-school/leaving-high-school/helping-teens-deal-with-fears-about-the-future Accessed on: oct. 30, 2015.
Enunciado:
What does the text say about each of these topics? Point out the author’s position for each of these items.
- a) Condition for parents help teenagers manage their fear: ___________________________________________
- b) Focus of 13/15-year-old teenagers: ___________________________________________________________
- c) Discovery of 18/23-year-old young adults: ______________________________________________________
- d) Function of fear: __________________________________________________________________________
- e) Most common fears of teenagers: ____________________________________________________________
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Podemos dizer que do ano em o Brasil se tornou uma República até os dias de hoje, nosso país viveu um período democrático? Explique sua resposta.
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Sobre a religião da Roma Antiga, considere as afirmativas abaixo:
1. Os Jogos Olímpicos eram a principal cerimônia pública de adoração aos deuses, com a consagração de atletas de diversas partes do domínio romano, representando as mais diferentes divindades dos territórios conquistados.
2. Roma Antiga era politeísta, com deuses antropomórficos incorporados de povos conquistados, especialmente dos gregos. A expansão do domínio romano promoveu a coexistência dessa religião com religiões locais que não conflitassem com os rituais romanos.
3. Havia dois tipos de cultos: os promovidos pelo Estado romano, que dedicava rituais, festivais e templos aos grandes deuses, e o culto doméstico, voltado para antepassados e espíritos domésticos (denominados Lares).
4. O fim da pax romana ocorreu com a expansão do cristianismo, que substituiu o culto doméstico romano pelo monoteísmo, promovendo contestação do poder do Imperador entre os cidadãos romanos.
Assinale a alternativa correta:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UEL) A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, a poluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura. A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza.
Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização. Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções.
Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de 5 bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais 5 bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso.
(Adaptado de: OLIVEIRA, A. O Caos e a Ordem. Ciência Hoje. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2015.)
Considerando a afirmação presente no texto “a tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza”, e com base nos conhecimentos sobre as leis da termodinâmica, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
A figura representa a análise gráfica de um estudo acerca da dispersão de uma doença transmitida a um grupo de pessoas que compartilhou um mesmo ambiente de trabalho:
De acordo com o padrão apresentado no gráfico, a transmissão da doença ocorreu por: