A qualidade do som que permite distinguir um som forte de um som fraco, por meio da amplitude de vibração da fonte sonora é definida como:
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UESC)
O raio atômico pode ser considerado uma medida do tamanho do átomo, entretanto tamanho do átomo é um conceito bastante vago porque não se sabe onde termina a nuvem eletrônica ao redor do núcleo atômico. Para que seja possível discutir a propriedade periódica raio atômico, os cientistas estabeleceram alguns critérios para medi-lo, e atualmente a unidade de medida utilizada é o picometro, pm, que é igual a 1,0.10–12 m.
Assim, uma análise do gráfico que representa a variação do raio atômico em função do número atômico permite concluir:
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
A imagem a seguir ilustra a construção de um papagaio por Joselito.
Sabendo-se que o papagaio tem o formato de um losango e considerando-se as informações da figura, as varetas utilizadas (diagonais do losango) medem:
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
Texto base: Leia o texto a seguir. “[...] O poder das famílias reais, como os Tudor, na Inglaterra, era imenso. O Parlamento tinha pouca autoridade no governo dos reis e imperadores. Uma das atribuições principais de um monarca era manter a lei e a ordem, para que seus súditos pudessem viver em segurança. Isso significava que qualquer rebelião era cruelmente debelada. Henrique VIII, da Inglaterra, chegou a mandar executar um grande amigo, Sir Thomas More, por ter desobedecido à sua autoridade. [...] A maior parte dos monarcas tentava ampliar seus domínios por meio de guerra e casamento. Os Habsburgos, da Áustria, estabeleceram o mais poderoso império da Europa. De 1519 a 1555, o imperador Carlos V reinou sobre territórios que se estendiam da Espanha até a Hungria e da Itália aos Países Baixos. [...]” MIDDLETON, Haydn. O cotidiano europeu no século XVI. 3ª ed. Coleção Povos do Passado.
São Paulo: Melhoramentos, 1995, p. 8-9.
Enunciado:
A partir das informações do texto e do que você estudou sobre o assunto, podemos afirmar que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. O governo se encarregava de comprar os excedentes da exportação de café com financiamento de bancos estrangeiros, financiamento a ser pago através de um novo imposto, fixando em ouro, sobre a exportação do produto; paralelamente a isso, tratou-se de tornar medidas para desencorajar a expansão das plantações. LOPEZ, Luiz Roberto. História do Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. p. 35-36.
Enunciado:
O texto aborda a ação governamental durante a República Oligárquica em relação à economia cafeeira.
A) Identifique o acordo realizado entre as oligarquias retratado no texto.
B) Indique o objetivo desse acordo.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Muitas teorias sobre o Sistema Solar se sucederam, até que, no século XVI, o polonês Nicolau Copérnico apresentou uma versão revolucionária. Para Copérnico, o Sol, e não a Terra, era o centro do sistema. Atualmente, o modelo aceito para o Sistema Solar é, basicamente, o de Copérnico, feitas as correções propostas pelo alemão Johannes Keppler e por cientistas subsequentes.
Sobre Gravitação e as Leis de Kepler, considere as afirmativas, a seguir, verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Adotando-se o Sol como referencial, todos os planetas movem-se descrevendo órbitas elípticas, tendo o Sol como um dos focos da elipse.
II. O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
III. O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas proporcionais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
IV. Para qualquer planeta do Sistema Solar, o quociente do cubo do raio médio da órbita pelo quadrado do período de revolução em torno do Sol é constante.
Assinale a alternativa CORRETA.