Analisando a figura do gráfico que representa três ondas sonoras produzidas pela mesma fonte, assinale a alternativa correta para os três casos representados.
Questões relacionadas
- Biologia
(UFPB) Analise as afirmativas a seguir, referentes a aspectos diversos dos animais metazoários, identificando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os grupos de animais Eumetazoários possuem um sistema digestório completo, com exceção dos Cnidários e dos Platelmintos.
( ) Anelídeos e Insetos possuem um sistema nervoso constituído por um ou mais gânglios cerebrais dorsais, que têm continuidade com uma cadeia de gânglios segmentares distribuídos ao longo de um par de cordões nervosos ventrais.
( ) Equinodermos e Protocordados possuem um sistema hidrovascular denominado sistema ambulacrário, constituído por um conjunto de tubos e ampolas que atuam na locomoção, respiração e captura de alimento.
( ) Aves e Mamíferos são vertebrados endotermos, ambos com alta taxa metabólica, cuja excreta principal é o ácido úrico.
( ) Tênias são Platelmintos Cestódios que absorvem nutrientes de seu hospedeiro, através do seu tegumento especializado, e cujos estágios adultos são endoparasitas de vertebrados.
A sequência correta é:
- História | 3.2 Era Vargas
É Negócio Casar
Ataulfo Alfes e Felisberto Martins
O Estado Novo
Veio para nos orientar
No Brasil na falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!
Disponível em: https://www.vagalume.com.br. Acesso em: 15 maio 2020.
Durante o Estado Novo, Vargas fez um pacto com a Igreja Católica com o objetivo de restabelecer uma ética cristã baseada na valorização da família, do bom comportamento em grupo, do trabalho e da obediência ao Estado. No contexto histórico retratado pelo samba, a relação entre governo e a Igreja Católica tinha a intenção de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.05 Orações Coordenadas
Leia o editorial para responder à questão. “Meio ambiente é só discurso” Lá se vão quase 30 anos, desde o início da década de 1990, quando a preocupação com a preservação do meio ambiente passou a pautar a agenda não só dos principais países do mundo, mas também das empresas e dos cidadãos. Ao longo de todo este período, sobretudo nas primeiras décadas, criou-se uma consciência de que o homem deve preservar o meio em que vive, para garantir o seu futuro e de seus descendentes. Não se pode negar que existiram avanços nas ações de preservação e de sustentabilidade desde a década de 1990. Os meios de produção passaram a consumir menos água e menos energia. As emissões de gases que estavam, aos poucos, acabando com a camada de ozônio de nossa atmosfera, foram ligeiramente reduzidas. Mais tarde tivemos ainda mais melhorias, sobretudo no que diz respeito à busca por eficiência energética e, mais recentemente, pela retomada de processos orgânicos e naturais na indústria. O grande problema é que se faz necessário um novo ajuste na consciência ambiental. Ultimamente, falar em preservação é praticamente uma unanimidade de discurso, porém muito pouco do que se fala é levado para a prática. Isso é lamentável. Meio ambiente virou marketing. Peça de propaganda. Grande exemplo desta consciência hipócrita é o que ocorre com as áreas de preservação permanente das propriedades rurais. Só em Mato Grosso do Sul são pelo menos 120 mil hectares totalmente degradados [...], conforme levantou o Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul). Porém, se alguém perguntar a qualquer um destes proprietários, certamente a maioria deles vai defender maior preservação do meio ambiente. A julgar por suas práticas, esta defesa certamente seria nas propriedades dos outros. Mas este número expressivo de áreas degradadas nas propriedades rurais de todo o Estado traz ao debate parte da origem do problema: a impunidade ambiental. Os efeitos práticos das autuações e das multas aplicadas são quase nulos. De nada adianta órgãos de fiscalização, como o próprio Imasul ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), emitirem multas milionárias, se elas não são integralmente pagas. [...] Disponível em: www.correiodoestado.com.br/opiniao/confira-o-editorial-desta-segunda-feira-meio-ambiente-e-so-discurso/323324/.
Acesso em: 18 fev. 2019.
Assinale a alternativa em que o destaque é exemplo de oração coordenada sindética.
- Matemática | 09. Probabilidade
O diretor de um colégio leu numa revista que os pés das mulheres estavam aumentando. Há alguns anos, a média do tamanho dos calçados das mulheres era de 35,5 e, hoje, é de 37,0. Embora não fosse uma informação científica, ele ficou curioso e fez uma pesquisa com as funcionárias do seu colégio, obtendo o quadro a seguir:
Resultado da pesquisa (Foto: Enem)Escolhendo uma funcionária ao acaso e sabendo que ela tem calçado maior que 36,0 a probabilidade de ela calçar 38,0 é:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UFRGS) A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é