Duas escalas termométricas E1 e E2 foram criadas. Na escala E1, o ponto de fusão do gelo sob pressão de 1 atm (ponto de gelo) corresponde a + 12 e o ponto de ebulição da água sob pressão de 1 atm (ponto de vapor) corresponde a + 87. Na escala E2, o ponto de gelo é + 24. Os números x e y são, respectivamente, as medidas nas escalas E1 e E2 correspondentes a 16 ºC. Se os números 16, x e y formam, nessa ordem, uma Progressão Geométrica, o ponto de vapor na escala E2 é
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 15. Adjectives (Adjetivos)
Complete the sentences with the correct adjective from the box. There are two extra items.
dishonest / disrespectful / unhelpful / honest / disobedient / happy / unselfish
a. He was a _________________ politician. He didn’t steal public money during his term.
b. “Why are you so _____________?” “I got a good grade in my math test.”
c. She is an _________________ girl. She doesn’t help her mother with the chores.
d. He never does what his mother asks him to do. He’s quite __________________.
e. Talking back to your teachers is a very __________________ behavior.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Adolescentes e crianças são sucesso na internet e atraem milhões de fãs
Internautas mirins se divertem produzindo vídeos e ainda ganham dinheiro com isso, além de terem a admiração de milhões de fãs pelo Brasil inteiro
E agora vamos conhecer uma meninada que está bombando na internet. Eles têm pouca idade, mas conseguiram o que muita gente sonha: fazer um sucesso enorme, com milhões de seguidores. Qual será o segredo?
Eles se divertem na frente de milhares de pessoas. E não fazem nenhuma questão de esconder os erros de gravação. Aliás, essa é parte da graça.
Bastou um videozinho da Bel chamando para um encontro no shopping no Rio de Janeiro para uma multidão de meninas aparecerem só para tirar uma foto com ela.
“Eu gosto muito de ser reconhecida porque é divertido. Pedir autógrafo, tirar foto, eu gosto muito”, diz Bel Cerer.
Mas por que essa menina de 8 anos é tão famosa? Você deve estar se perguntando. Por ser simplesmente ela mesma em vídeos na internet.
[...]
“O canal da Bel tem hoje 50 milhões de visualizações mensais. Tem 600 mil seguidores e um total de 200 milhões de visualizações”, diz Fran.
Duzentos milhões! É praticamente a população do Brasil!
E o que a Bel quer ser quando crescer?
“Eu quero ter um programa igual ao da Fátima: ‘Encontro Com a Bel’ para meninas e meninos também”, diz.
“E esse trabalho que está sendo feito pode estar revelando excelentes comunicadores no futuro. E acima de tudo: contem com a supervisão dos adultos à sua volta para poder fazer essa veiculação de uma maneira saudável”, diz o psicanalista César Ibrahim.
E o mais importante: seja humor, seja moda ou seja brincadeira, o importante é se divertir.
Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/09/
adolescentes-e-criancas-sao-sucesso-na-internet-
e-atraem-milhoes-de-fas.html>. Adaptado.
Texto 2
Visibilidade Infantil
O fenômeno das crianças que são blogueiras mirins
[...]
Como a exposição na mídia pode influenciar no crescimento da criança?
Depende muito de como a criança percebe a exposição dela e como isso é tratado com ela. Por exemplo, se ela tem um canal e não se dá conta do alcance, se na escola isso não afeta o rendimento dela, se dentro da família isso não é uma questão que muda as atitudes, não há um grande problema.
Mais do que a exposição, a gente deve se perguntar sobre qual é o caráter que dão para esses canais. Eu vejo algo muito preocupante, por exemplo, nos canais de demonstração de brinquedos. Existem vídeos com ovos gigantes, com crianças abrindo esses ovos com muitos brinquedos dentro. Um desses brinquedos já seria o suficiente para a criança. E eles tiram 20 de lá. Isso é um apelo enorme ao consumo, e acaba se tornando confuso para a criança. A partir do momento em que ganhar brinquedos e demonstrá-los em vídeos vira o cotidiano da criança, isso se torna preocupante. Agora um canal de penteados, por exemplo, pode ser explorado de uma maneira saudável, se for algo que a criança gosta de fazer e se sente reconhecida e realizada. Se você souber valorizar o conteúdo de uma forma que ele não seja apelativo para a criança, não tem problema.
Disponível em: <http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?
Id_Noticia=340>.
O trecho em que se percebe que o texto 1 trata de uma atividade realizada por crianças é:
- História | B. Roma
(FUVEST) A escravidão na Roma antiga
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o texto abaixo.
O que faz o jornalismo ser diferente de qualquer outra narrativa é justamente a reportagem. E reportagem se faz com escuta profunda, com investigação exaustiva, com checagem de cada detalhe. Neste lugar simbólico a obrigação do repórter é sempre duvidar. De tudo, de todos e também si mesmo. Isso não significa que o jornalista seja ‘neutro’. Não se deve esperar que um jornalista seja neutro ou que qualquer humano seja neutro. Qualquer jornalista que se diga neutro está de saída desacreditado, porque acabou de contar a primeira mentira. Somos seres históricos, com os dois pés enfiados na cultura. É exatamente por saber que a neutralidade é impossível que um bom repórter toma todas as precauções quando vai em direção ao mundo do outro.
BRUM, Eliane. Disponível em: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2016/12/11/
eliane-brum-a-obrigacao-do-reporter-e-sempre-duvidar-263187.php.
Acesso em: 16 maio 2019.
De acordo com a autora do texto, Eliane Brum, o trabalho do jornalista deve basear-se em:
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
4. Materiais necessários
- Revistas velhas ou imagens impressas.
- Caixas de sapato. (Uma para cada grupo).
- Tesoura.
- Cola branca.
- Tinta guache preta.
- Rolinho de espuma ou pincel largo.
- Papéis com gramatura mais alta.
- Retalhos de papel colorset ou cartão.
- Grampos bailarina.
- Tampinhas de garrafa pet.
- Filmadora ou celulares.
- Fita adesiva.
Procedimentos
1º. Trabalhe os conceitos de Pop Art no livro de Arte do aluno e as atividades sugeridas no manual do professor. Se achar necessário, use o texto sobre Pop Arte disponível no site: <http://www.historiadaarte.com.br/linha/pop.html >. Acesso em 26 jan. 2016.
2º. Leve para a sala de aula, imagens de trabalhos dos artistas que se destacaram no estilo, principalmente Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Richard Hamilton e outros.
3º. O trabalho será feito em grupos. Então separe os alunos antes de iniciar o trabalho prático.
4º. A proposta de trabalho é a construção de uma caixa cenário, coberta de imagens ligadas à cultura de massa e destacar um personagem ou mais que estarão dentro deste cenário, mas na forma tridimensional. A(s) personagem(ns) será(ão) movimentada(s) pelos alunos enquanto os outros alunos filmam a movimentação. A edição das imagens poderá ou não ser feita pelos alunos.
5º. Instrua os alunos na preparação da caixa. Não precisa usar a tampa da caixa. Abra uma das abas da caixa como no modelo abaixo.
6. Peça que pintem a caixa pelo lado de fora com tinta preta e que encapem a parte de dentro usando recortes de revistas e jornais previamente selecionados pelos alunos para o cenário de suas personagens. Instrua os alunos a utilizar imagens que façam alusão à cultura de massa e ao estilo da Pop Art.
7. Agora é hora de preparar a(s) personagem (ns) que usarão na encenação. Elas devem ser recortadas, coladas em papel com gramatura mais alta e em cada uma deve ser presa ao grampo bailarina que será preso a uma tampinha de garrafa pet que ficará embaixo da caixa.
8. Montado o cenário e as personagens. Agora é só colocar os bonecos em cena e fazer a filmagem com o celular, da cena e os movimentos.
9. Na edição, se acontecer, os alunos farão cortes e poderão acrescentar música de fundo para ilustrar a vídeo-arte no estilo Pop Art.