(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
O quadro apresenta a ordem de colocação dos seis primeiros países em um dia de disputa nas Olimpíadas. A ordenação é feita de acordo com as quantidades de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Se as medalhas obtidas por Brasil e Argentina fossem reunidas para formar um único país hipotético, qual a posição ocupada por esse país?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O maior número que podemos formar com os algarismos abaixo é
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Texto base: Leia atentamente o pequeno texto a seguir. A forma organizada e lógica de ver a Geometria deve-se ao matemático grego Euclides.
Ele reuniu em uma obra de 13 volumes, chamada Os Elementos ( ), todos os estudos de Geometria até então conhecidos, organizando-os e sistematizando-os logicamente. Há poucas informações sobre a vida de Euclides. Sabe-se que foi chamado para ensinar Matemática na escola criada por Ptolomeu, mais conhecida como “Museu”, onde se tornou o primeiro diretor. Conta-se que um dia o rei lhe perguntou se não existia um método mais simples para aprender Geometria e que Euclides respondeu: “Não existem estradas reais para se chegar “a Geometria”.
Euclides é conhecido como um dos matemáticos mais importantes da Grécia Clássica e de todos os tempos.
Enunciado:
Marque a alternativa a seguir que contém a afirmativa CORRETA que explica a frase dita por Euclides ao rei, destacada no texto acima.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Objetos afetivos selecionados pelos alunos relacionados à vida de criança
- Espaços selecionados na escola para receber os objetos
Desenvolvimento:
1 - Proponha às crianças a criação de um museu com o tema vida de criança.
2 - Ao longo de um mês realize a coleta do acervo que será exposto no museu: brinquedos preferidos, jogos, fotografias, roupas, sapatinhos, etc. É importante ressaltar o caráter afetivo destes objetos para as crianças.
3 - Realizem uma votação a respeito do melhor lugar para que o museu seja montado.
4 - As fotografias poderão ser montadas em colorset preto com margem de 7 cm. Evite usar cola, fita adesiva, fita crepe ou fita dupla face nesta montagem. A 3M fabrica uma massa adesiva que não gruda e pode ser retirada depois da montagem. Ela é prática e barata. Serve também para prender papéis na parede, veja:
5 - Os objetos poderão ser organizados segundo suas funções ou identidades. Se o espaço for aberto, sugiro até mesmo a disposição dos objetos em nichos pelo chão com placas indicativas do acervo. Caso não queira proceder assim, organize carteiras lado a lado e exponha os objetos sobre elas. Forre as carteiras e os seus pés com papel de presente cuja temática seja a infância. Você poderá compor a montagem com fitas coloridas. Outra possibilidade é montar um museu suspenso como os objetos pendurados por fios de nylon. A montagem dependerá do espaço que você terá disponível.
6 – Certamente, valores como preservação, respeito ao patrimônio, conhecimento vivenciado a partir da memória, organização, entre outros, deverão fazer parte da proposta. As crianças poderão ser escaladas para acompanhar a visitação, bem como para mantê-la em ordem.
7 - Cada objeto e fotografia poderão conter número e nome do doador.
8 - Elabore um convite para visitação do museu e coleque placas impressas indicativas dos acervos:
- Fotografia;
- Brinquedos;
- Jogos, etc.
Observações:
Se for interessante envolver toda a escola ou o ensino fundamental - séries iniciais, convide colegas de trabalho para fazer parte da proposta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, ne revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o ‘coronel’ e pelo ‘coronel’. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976 (adaptado).
Enunciado:
O coronelismo, foi um fenômeno político da Primeira República (1889- 1930), que exerceu grande influência sobre todo processo eleitoral da época. Sobre esse processo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Analise a placa a seguir:
Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR7NOivwMPwPA56AXXbVhY5byFgfvkHfQteD6MKTI2yqIVnfEEz. Acesso em 20 out. 2011.
O aviso apresentado na placa poderia também ser escrito da seguinte forma: