(ENEM 2009 SIMULADO) Com o objetivo de trabalhar com seus alunos o conceito de volume de sólidos, um professor fez o seguinte experimento: pegou uma caixa de polietileno, na forma de um cubo com 1 metro de lado, e colocou nela 600 litros de água. Em seguida, colocou, dentro da caixa com água, um sólido que ficou completamente submerso.
Considerando que, ao colocar o sólido dentro da caixa, a altura do nível da água passou a ser 80 cm, qual era o volume do sólido?
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
A metropolização constitui a concentração da população urbana de forma mais acentuada em metrópoles e regiões metropolitanas (conjunto de municípios interdependentes polarizados por uma cidade principal ou nuclear). O Brasil sofreu um processo de metropolização expressivo nas últimas décadas e apresenta mais de vinte regiões metropolitanas na atualidade. Muitas regiões metropolitanas brasileiras apresentam graves problemas como moradias precárias (aglomerados subnormais e cortiços), mobilidade urbana deficiente, especulação imobiliária, desigualdade social e altos índices de violência.
Com o fim da Guerra Fria, cientistas políticos embarcaram na ilusão de que os muros que separavam países iriam cair um a um; Berlim era só o começo. A globalização, no entanto, teve o efeito oposto.
MELLO, P. C. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 set. 2017.
A manutenção de muros e até mesmo a construção de outros caracterizam
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UFJF) As plantas são organismos caracterizados por apresentarem embriões que recebem alimento diretamente do corpo da planta-mãe, ao qual permanecem unidos durante as fases iniciais do desenvolvimento, sendo, portanto, também chamadas de Embriófitas. Porém, ao longo do processo evolutivo, foram expressando modificações em sua constituição vegetativa e reprodutiva. Basicamente, por essas modificações, hoje conhecemos as plantas como pertencentes a diferentes grupos. A seguir, são listadas algumas informações peculiares às plantas:
I. na alternância de gerações, a fase haploide é a mais desenvolvida e persistente
II. desenvolvimento de tubo polínico
III. dependência de água no estado líquido para a fecundação
IV. embrião envolto por tecido de reserva e tegumentos formando a semente
V. presença de tecidos condutores de seiva bruta e elaborada
VI. gameta masculino flagelado
Ao analisar estas informações, indique a alternativa CORRETA que apresenta características representativas do grupo das briófitas (B), ao qual pertencem os musgos e do grupo das gimnospermas (G), que tem como exemplos os pinheiros:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UPE) Fotógrafos amadores e profissionais estão utilizando cada vez mais seus smartphones para tirar suas fotografias. A melhora na qualidade das lentes e dos sensores ópticos desses aparelhos está popularizando rapidamente a prática da fotografia, e o número de acessórios e lentes, que se acoplam aos aparelhos, só cresce. Um experimento foi conduzido a fim de produzir um acessório que consiste de uma lente convexa. A distância d da imagem real formada por um objeto posicionado sobre o eixo da lente, a uma distância D até ela, foi anotada em um gráfico.
A figura que representa, de forma CORRETA, o resultado do gráfico desse experimento é
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST 2007 1ª FASE) Observe o mapa.
Fonte: Ross, Ecogeografia do Brasil, 2006.
As áreas assinaladas representam conjuntos de municípios brasileiros, que são os maiores
- História
Observe as imagens:
Nas gravuras, veem-se uma pintura egípcia (2100 a.C.) e um baixo-relevo mesopotâmico (645 a.C.). A partir desses dois modos de representar a vida cotidiana na Antiguidade Oriental, é possível afirmar:
I. Uma característica comum às civilizações do Egito e da Mesopotâmia, na Antiguidade, era o predomínio do comércio sobre as atividades agropastoris.
II. As duas civilizações tinham como atividade primordial a agricultura de irrigação e utilizavam os animais como principal meio de transporte.
III. Na produção artística de cada povo, o historiador encontra não apenas o registro do mundo do sagrado, do poder e da vida material, mas também a indicação de valores e costumes existentes nas sociedades.
IV. A arte dos povos antigos não tinha função política nem religiosa e era, antes de mais nada, a expressão da sensibilidade do artista e a fruição prazerosa do espectador.
Está(ão) correta(s)