(IBMECRJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Texto 1
Max Weber, um dos analistas mais críticos da lógica da história moderna (ou da falta dela), observou que o fenômeno que marcava o nascimento do novo capitalismo era a separação entre atividade econômica e atividade doméstica – em que o doméstico significava a densa rede de direitos e obrigações mútuas mantidas pelas comunidades rurais e urbanas, pelas paróquias ou grupos de artesãos, em que as famílias e vizinhos estavam estreitamente envolvidos.
Com essa separação, o mundo dos negócios se aventurou por uma autêntica terra fronteiriça, uma terra de ninguém, livre de problemas morais e restrições legais e pronta a ser subordinada ao código de conduta próprio da empresa. Como já sabemos, essa extraterritorialidade sem precedentes da atividade econômica conduziu a um avanço espetacular da capacidade industrial e a um acréscimo da riqueza.
Também sabemos que, durante quase todo o século XX, essa mesma extraterritorialidade resultou em muita miséria humana, em pobreza e em uma quase inconcebível polarização das oportunidades e níveis de vida da humanidade. Por último, também sabemos que os Estados modernos, então emergentes, reclamaram essa terra de ninguém que o mundo dos negócios considerava de sua exclusiva propriedade.
Texto 2
As Quatro Gares
Oswald de Andrade
Infância
O camisolão
O jarro
O passarinho
O oceano
A visita na casa que a
Gente sentava no sofá
Leia os comentários sintático-semânticos abaixo elaborados sobre a frase "A visita na casa que a gente sentava no sofá".
I. Essa estrutura ressalta o sentimento de nostalgia, frequente na poesia modernista
II. Embora pareça incoerente, essa estrutura tenta retratar o registro da linguagem coloquial de uma criança.
III. Nesse poema pode ser encontrado uma das atitudes permanentes que singularizam a poesia oswaldiana: o humor
A respeito dessas afirmações pode-se dizer que: