Um objeto está à frente de um espelho e tem sua imagem aumentada em quatro vezes e projetada em uma tela que está a 2.4 m do objeto, na sua horizontal. Que tipo de espelho foi utilizado e qual o seu raio de curvatura?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda
Uma nova imagem de Roma
Um império movido pela rapina e escravização de outros povos, imitador de civilizações ‘superiores’ como a grega e moralmente decadente: essa é a falsa imagem de Roma que a cultura popular passa, dos quadrinhos de Asterix aos filmes de Hollywood.
Em ‘Asterix nos Jogos Olímpicos’, os bárbaros e incultos romanos são contrastados com os refinados gregos antigos. A idéia de que Roma era uma mera imitadora da cultura grega teve aliados não só na cultura popular, mas entre acadêmicos de gerações anteriores.
Grécia era sinônimo de democracia; Roma, de ditadura e opressão imperial. A arte grega era original; a romana seria uma mera cópia. [...]
Mas a civilização romana era bem mais complexa, original e dinâmica, como mostram hoje historiadores e arqueólogos das novas gerações. E pode-se mesmo dizer que Roma nunca ‘caiu’, pois há um pouco desse império no cotidiano da maior parte da humanidade. [...]
Extremamente populares eram as corridas de carros, como as bigas e quadrigas (puxadas, respectivamente, por dois e quatro cavalos). Nem todos [os condutores dos carros] eram escravos, como Hollywood gosta de apresentar, e também não lutavam acorrentados.
Outro aspecto do lazer cotidiano dos romanos, as termas, também eram populares, pois o preço de entrada era bem baixo. As termas mostram também um aspecto importante da cultura romana: seu apreço pela tecnologia. Havia piscinas de água fria ou quente e saunas com elaborados sistemas de aquecimento e ventilação. Aquedutos, pontes, canais romanos existem ainda hoje. Só no século XVIII se voltou a fazer na Europa obras de engenharia da mesma magnitude. [...]
NETO, Ricardo Bonalume. Revista Galileu. Especial. Os segredos da história. São Paulo: Globo, novembro de 2003.(Fragmento)
O autor afirma que a civilização romana era complexa e dinâmica.
De acordo com as informações apresentadas no texto
a) identifique elementos da cultura e da vida nas cidades romanas que o autor considerada importantes para entendermos a complexidade do povo romano.
b) explique o que o autor pretendeu dizer ao afirmar que “pode-se mesmo dizer que Roma nunca ‘caiu’, pois há um pouco desse império no cotidiano da maior parte da humanidade”.
- Física | A. Escalar
(UFC) O gráfico da velocidade em função do tempo (em unidades arbitrárias), associado ao movimento de um ponto material ao longo do eixo x, é mostrado na figura abaixo.
Assinale a alternativa que contém o gráfico que representa a aceleração em função do tempo correspondente ao movimento do ponto material.
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNIT)
Os chineses foram os primeiros povos a produzir sal, cloreto de sódio, como um empreendimento bastante promissor. Desde o século IX a.C, eles obtinham cristais de sal, fervendo água do mar em recipientes de argila. A técnica se espalhou pelo mundo ocidental e, em milênios depois, no Império Romano, foi muito disseminada. Em locais distantes do mar eram feitas escavações na busca do sal. Assim, fizeram os Celtas, os inventores da mineração de salgema.
Segundo registros arqueológicos procuravam o sal no subsolo já em 1300 a.C. O cloreto de sódio é usado na alimentação e na conservação de carnes e de pescados.
Considerando-se essas informações e com base nos conhecimentos de Química, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A(s) questão(ões) a seguir está(ao) relacionada(s) ao texto abaixo.
A variação linguística é uma realidade que, embora 1razoavelmente bem estudada pela sociolinguística, pela dialetologia e pela linguística histórica, provoca, 2em geral, reações sociais muito negativas. O senso comum 3tem 4escassa percepção de que a língua é um fenômeno heterogêneo, que 5alberga grande variação e 6está em mudança contínua. Por isso, 7costuma 8folclorizar a variação regional; 9demoniza a variação social e 10tende a interpretar as mudanças como sinais de 11deterioração da língua. O senso comum não se 12dá bem com a variação linguística e 13chega, 14muitas vezes, a 15explosões de ira e a gestos de grande violência simbólica diante de fatos de variação. Boa parte de uma educação de 16qualidade tem a ver 17precisamente com o 18ensino de língua – um ensino que garanta o 19domínio das práticas socioculturais de leitura, escrita e fala nos espaços públicos. E esse domínio inclui o das variedades linguísticas historicamente 20identificadas como as mais próprias a essas práticas – isto é, as 21variedades escritas e faladas que devem ser identificadas como constitutivas da chamada norma culta. Isso pressupõe, 22inclusive, uma ampla discussão sobre o próprio conceito de norma culta e suas efetivas 23características no Brasil contemporâneo.
Parece claro hoje que o 24domínio 25dessas variedades caminha junto com o domínio das respectivas práticas socioculturais. Parece claro também, por outro lado, que não se trata apenas de desenvolver uma 26pedagogia que garanta o domínio das práticas socioculturais e das respectivas variedades linguísticas. Considerando o grau de rejeição social das variedades ditas 27populares, parece que o que nos 28desafia é a construção de 29toda uma cultura escolar aberta à crítica da 30discriminação pela língua e preparada para combatê-31la, o que pressupõe 32uma adequada 33compreensão da 34heterogeneidade linguística do país, sua história social e suas características atuais. 35Essa compreensão deve alcançar, em primeiro lugar, os próprios educadores e, em seguida, os educandos.
Como fazer isso? Como garantir a disseminação dessa cultura na escola e pela escola, considerando que a sociedade em que essa escola existe não reconhece sua cara linguística e não só discrimina impunemente pela língua, como dá sustento explícito a esse tipo de discriminação? Em suma, como construir uma pedagogia da variação linguística?
Adaptado de: ZILLES, A. M; FARACO, C. A. Apresentação. In: ZILLES, A. M; FARACO, C. A, orgs.,
Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.
Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta, de acordo com o sentido do texto.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma torneira gotejando diariamente é responsável por grandes desperdícios de água. Observe o gráfico que indica o desperdício de uma torneira:
Se y representa o desperdício de água, em litros, e x representa o tempo, em dias, a relação entre x e y é: