A REALIDADE E A IMAGEM
O arranha-céu sobe no ar puro lavado pela chuva
E desce refletido na poça de lama do pátio.
Entre a realidade e a imagem, no chão seco que as separa,
Quatro pombas passeiam.
(Manuel Bandeira)
Diante da suntuosa fachada neoclássica do arranha-céu, uma pomba observa o reflexo de parte de uma coluna em uma poça a sua frente.
Dentre os pontos indicados, a pomba vê por reflexão, nessa poça, apenas:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Disponível em: https://www.colunistas.com.br. Acesso em: 30 mar. 2029.
TEXTO II
Disponível em: https://www.colunistas.com.br. Acesso em: 30 mar. 2029.
Pertencentes à mesma campanha publicitária, os textos I e II cumprem a função social de promover mudanças em relação a um problema social de grande complexidade, em virtude de sua contextualização. Apesar de pertencerem à mesma campanha, os textos se diferenciam quanto à abordagem, pois
- História | 6.02 Era Napoleônica
Disponível em: http://theweddingtiara.com. Acesso em: 8 abr. 2015.
DAVID, J-L. A coroação de Napoleão (detalhe). Óleo sobre tela, 621 x 979 cm. Louvre, França, 1807.
O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Fotos impressas com imagens da Capoeira
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)
- Garrafas pet
- Fitas autocolantes coloridas
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e
perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
- Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses
questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.
- Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os
movimentos da capoeira.
Disponível: Google – Fotos de Capoeira
Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/
- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção
das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os
capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas
informações, ampliando o conhecimento das crianças.
- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw
https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw
https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA
- O professor deve falar sobre a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a
capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi
reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Disponível:
- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os
movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação
de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar
de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para
prestigiarem o evento.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519
- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um
instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.
Fonte: https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4
- Modo de fazer o Caxixi:
- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto
poderá ter a participação das crianças
- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e
reserve .
- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,
que você vai unir para montar o chocalho.
- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste
momento. Una as partes da garrafa.
- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.
- Peça as crianças para enfeitar o caxixi com fitas autocolantes coloridas.
- Pronto, agora você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das
crianças na capoeira.
-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.
Fonte: https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/
A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.
I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.
II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.
III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.
IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto.
Está correto o que se afirma em :
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Entrevista Almir Suruí
Não temos o direito de ficar isolados
Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes mais criativos do mundo dos negócios.
ÉPOCA - Quando o senhor percebeu que a internet poderia ser uma aliada do povo suruí?
Almir Suruí - Meu povo acredita no diálogo. Para nós, é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia, não teríamos como dialogar suficientemente para propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo. Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco. Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar na implementação das políticas públicas a favor do meio ambiente e das pessoas.
RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012 (fragmento).
As tecnologias da comunicação e informação podem ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no pressuposto de que: