Uma onda eletromagnética proveniente da emissão radiativa de um nanomaterial é composta de dois comprimentos de onda, la = 410 nm e lb = 570 nm. Esta luz se propaga no sentido positivo do eixo x, em um prisma transparente para todo espectro visível da luz. Os índices de refração para cada comprimento de onda neste prisma são na = 1,4 nb = 1,6 e respectivamente.Dado: c=3.108 m/s
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir referente ao Tratado de Versalhes.
“Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.” Mesmo com o veto às exigências de Clemenceau (a quem apelidou de “Napoleão” e “Jesus Cristo”), Lloyd George achou a carta em demasiado pesada – suas exigências poderiam, ao invés de apaziguar a Alemanha, incitá-la ainda mais contra os aliados. E é esse o único ponto que parece ter se tornado unanimidade em Versalhes. O indefinido futuro europeu ao fim da “guerra para acabar com todas as guerras” toma ares sombrios. Seja nas palavras de Lloyd George, já antecipando novos problemas com a Alemanha, ou no clamor da publicação holandesa Algemeen Handelsblad, cujo editorial grita que “a Alemanha acorrentada e escravizada será sempre uma ameaça à Europa”, todos têm em mente um só pensamento – e ninguém melhor que o supremo comandante aliado, marechal Ferdinand Foch, para externá-lo. Com seu pragmatismo característico, ele sentenciou, após a notícia da assinatura do Tratado de Versalhes: “Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.”
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1919-junho-nova-europa/assinatura-tratado-versalhes-cerimonia-criticas.shtml>. Acesso em: 23 out. 2012.
Retire do texto os temores das autoridades em relação ao Tratado de Versalhes.
Explique de que forma tais temores foram confirmados.
- História | 2. Pré-História
(FUVEST 2017 1° FASE) Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi a transição para a agricultura como o modo primordial de subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a industrialização recente do sistema alimentar mundial resultou em uma outra transição nutricional, na qual as nações em desenvolvimento estão experimentando, simultaneamente, subnutrição e obesidade.
George J. Armelagos, “Brain Evolution, the Determinates of Food Choice, and the Omnivore’s Dilemma”,
Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 2014. Adaptado.
A respeito dos resultados das transformações nos sistemas alimentares descritas pelo autor, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | E. Crase
(UFRGS)
[1] Quando a economia política clássica
nasceu, no Reino Unido e na França, ao final
do século XVIII e início do século XIX, a
questão da distribuição da renda já se
[5] encontrava no centro de todas as análises.
Estava claro que transformações radicais
entraram em curso, propelidas pelo
crescimento demográfico sustentado – inédito
até então – e pelo início do êxodo rural e da
[10] Revolução Industrial. Quais seriam as
consequências sociais dessas mudanças?
Para Thomas Malthus, que publicou em
1798 seu Ensaio sobre o princípio da
população, não restava dúvida: a
[15] superpopulação era uma ameaça.
Preocupava-se especialmente com a situação
dos franceses ........ vésperas da Revolução de
1789, quando havia miséria generalizada no
campo. Na época, a França era de longe o
[20] país mais populoso da Europa: por volta de
1700, já contava com mais de 20 milhões de
habitantes, enquanto o Reino Unido tinha
pouco mais de 8 milhões de pessoas. A
população francesa se expandiu em ritmo
[25] crescente ao longo do século XVIII,
aproximando-se dos 30 milhões. Tudo leva a
crer que esse dinamismo demográfico,
desconhecido nos séculos anteriores,
contribuiu para a estagnação dos salários no
[30] campo e para o aumento dos rendimentos
associados à propriedade da terra, sendo
portanto um dos fatores que levaram ........
Revolução Francesa. Para evitar que
torvelinho similar vitimasse o Reino Unido,
[35] Malthus argumentou que toda assistência aos
pobres deveria ser suspensa de imediato e a
taxa de natalidade deveria ser severamente
controlada.
Já David Ricardo, que publicou em 1817 os
[40] seus Princípios de economia política e tributação,
preocupava-se com a evolução do preço da
terra. Se o crescimento da população e,
consequentemente, da produção agrícola se
prolongasse, a terra tenderia a se tornar
[45] escassa. De acordo com a lei da oferta e da
procura, o preço do bem escasso – a terra –
deveria subir de modo contínuo. No limite, os
donos da terra receberiam uma parte cada
vez mais significativa da renda nacional, e o
[50] restante da população, uma parte cada vez
mais reduzida, destruindo o equilíbrio social.
De fato, o valor da terra permaneceu alto por
algum tempo, mas, ao longo de século XIX,
caiu em relação ........ outras formas de
[55] riqueza, à medida que diminuía o peso da
agricultura na renda das nações. Escrevendo
nos anos de 1810, Ricardo não poderia
antever a importância que o progresso
tecnológico e o crescimento industrial teriam
[60] ao longo das décadas seguintes para a
evolução da distribuição da renda.
Adaptado de: PIKETTY, T. O Capital no Século XXI. Trad. de M. B. de Bolle.
Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p.11-13.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas linhas 17, 32 e 54, nesta ordem.
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
A vesícula biliar é um órgão muscular onde a bile é armazenada. Os cálculos biliares que algumas vezes se formam neste órgão devem ser removidos cirurgicamente, dependendo da avaliação da gravidade das complicações decorrentes da presença desses cálculos no indivíduo. Entretanto, apesar de algum prejuízo causado pela remoção da vesícula biliar, o indivíduo pode ter uma vida relativamente normal.
A remoção cirúrgica desse órgão retardará a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Fotos impressas no tamanho 10x15 da obra “Gatos – Aldemir Martins”
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Linhas, E.V.A, papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
- Caixa de maça
- Tesoura
- Cola
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade vamos trabalhar a obra “Gatos - Aldemir Martins.”
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a variedade de cores que o pintor
usou nas suas obras.
- Falar com as crianças que para Aldemir Martins, as coisas simples da vida tinham
muito valor.
- Após esta explicação o professor vai distribuir para as crianças várias fotos da série
“Gatos” e pedir para elas observarem a variedade e a intensidade de cor que o artista
usou.
- Deixar as crianças manusearem livremente as fotos.
- Questionar as crianças sobre qual desenho elas acham mais bonito e porque, quais
desenhos não gostam e porque, quais os desenhos chamam mais atenção e porque,
quais cores foram mais utilizadas pelo artista, etc.
- Pedir as crianças para cada uma escolher uma foto do desenho que mais gostou e
separar.
- O professor deverá imprimir mais de uma cópia de cada obra.
- Entregar a folha de papel Canson A4 para cada aluno .
- Para esta atividade, o professor vai pedir as crianças para fazer a releitura da obra
escolhida, focando mais nas cores que foram utilizadas pelo artista.
- Pedir as crianças para observarem as cores que foram usadas e a partir daí, começar
a cobrir toda a folha com a tinta aquarelada. Falar com as crianças que neste tipo
de pintura elas deverão molhar o pincel na água depois molhar na tinta. Não precisa
usar muita água.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Cobrir toda a folha e esperar secar.
- Enquanto seca, o professor vai distribuir para cada criança dois pedaços de caixa de
maça, já cortados.
- Explicar para as crianças que agora, elas deverão criar seus “gatos” e depois colar na
folha que foi pintada por elas.
- Incentive as crianças a soltar a sua imaginação na criação dos gatos.
- Incentive as crianças a usar folhas coloridas ou recortes de E.V.A para a execução
desta atividade.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!!!
Fonte: https://ensinando-arte54.webnode.com/a-arte-de-aldemir-martins-educacao-infantil/
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS