Considere uma lente esférica delgada, S, de bordas finas, feita de material de índice de refração n maior do que o índice de refração do ar. Com esta lente podem-se realizar dois experimentos. No primeiro, a lente é imersa em um meio ideal, de índice de refração n1 e o seu comportamento óptico, quando um feixe de luz paralela passa por ela, é o mesmo de uma lente côncavo-convexa de índice de refração n imersa no ar. No segundo, a lente S é imersa em outro meio ideal, de índice de refração n2 e o seu comportamento óptico é o mesmo de uma lente convexo-côncava de índice de refração n imersa no ar.
Nessas condições, são feitas as seguintes afirmativas:
I. n2>n>n1
II. a lente S quando imersa no ar, pode ser uma lente plano-côncava.
III. a razão entre as vergências da lente S nos dois experimentos não pode ser 1
IV. as distâncias focais da lente S nos dois experimentos, são sempre as mesmas.
São corretas, apenas
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
O quadro apresenta o número de terremotos de magnitude maior ou igual a 7, na escala Richter, ocorridos em nosso planeta nos anos de 2000 a 2011.
Disponível em: https://earthquake.usgs.gov/earthquakes/browse/m7-world.php. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).Um pesquisador acredita que a mediana representa bem o número anual típico de terremotos em um período.Segundo esse pesquisador, o número anual típico de terremotos de magnitude maior ou igual a 7 é - Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UERJ) A exposição ao benzopireno é associada ao aumento de casos de câncer. Observe a fórmula estrutural dessa substância:
Com base na fórmula, a razão entre o número de átomos de carbono e o de hidrogênio, presentes no benzopireno, corresponde a:
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
20. Texto base: Intolerância religiosa é o "novo racismo", alerta ONG Da France Presse, em Londres A intolerância religiosa se tornou uma das principais causas de perseguição das minorias no mundo, segundo o relatório anual da organização não governamental Minority Right Groups International (MRG), divulgado nesta quinta-feira, em Londres. Segundo a ONG, o aumento do nacionalismo religioso, a marginalização econômica e os abusos derivados das leis antiterroristas estabeleceram uma pauta crescente de perseguição das minorias religiosas, que devem fazer frente regularmente a ataques, detenções, torturas e restrições de suas liberdades fundamentais em todos os continentes. "A intolerância religiosa é o novo racismo", declarou Mark Lattimer, diretor da MGR. "Muitas comunidades que enfrentaram discriminações raciais durante décadas são agora perseguidas por causa de sua religião", acrescentou. O relatório sobre o "Estado das Minorias e Povos Indígenas no Mundo 2010" destaca que os muçulmanos nos Estados Unidos e na Europa são das minorias que mais sofreram com o aumento dos controles estatais e as campanhas celebradas por grupos de direita ou de extrema direita. Exemplos Após o atentado fracassado do dia do Natal por um nigeriano em voo procedente de Amsterdã que se dirigia a Detroit (Estados Unidos), as autoridades americanas decidiram controles especiais nos aeroportos para cidadãos de 14 países, 13 deles predominantemente muçulmanos. No Iraque e no Paquistão, dois países que estavam na mira da chamada "guerra contra o terrorismo", lançada pelos Estados Unidos e seus aliados, após os atentados de 11 de setembro de 2001, os ataques co5ntra as minorias religiosas, como os cristãos, também se multiplicaram. Outro problema para as minorias são as leis que, em número cada vez maior de países, obrigam os cidadãos a registrar sua religião. No Egito, por exemplo, o governo exige que todos os documentos de identidade tragam a afiliação religiosa do portador, mas só oferecem como alternativa as três religiões reconhecidas oficialmente: muçulmana, cristã e judaica. O informe destaca que desde 2001 vários países, entre eles Belarus, Sérvia e Uzbequistão, para citar apenas alguns, introduziram ou modificaram leis de registro religioso, o que para Lattimer representa uma forma de os Estados "vigiarem e controlarem as comunidades religiosas". http://www1.folha.uol.com.br/mundo/760473-intolerancia-religiosa-e-o-novo-racismo-alerta-ong.shtml Acesso em 04/12/2010.
Enunciado:
A intolerância religiosa também existiu no processo das Reformas Religiosas.
a) CITE as pessoas que foram perseguidas tanto por católicos como por protestantes e EXPLIQUE o motivo dessa persecução.
b) Apresente uma estratégia utilizada por cada uma das religiões para a doutrinação e combate às heresias.
- catolicismo
- protestantes
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Variação linguística
A importância de argumentarmos está na necessidade de justificarmos nossa opinião, de conseguirmos expressar nosso ponto de vista. Desse modo, quanto melhor nos expressarmos, mais chances teremos de outras pessoas nos entenderem e aceitarem nosso posicionamento. Leia e analise a tira a seguir.
Bill Watersson. Calvin & Haroldo.Disponível em: https://medium.com/@pedogusto/a-cigarra-e-a-formiga-que-deram-errado-76bbb8e125fc. Acesso: 10 jul. 2019.
Em “Sabe, pai, não está muito longe de eu virar um adulto.”, o que justifica o emprego das vírgulas?
Identifique na tira outro emprego de vírgulas cuja justificativa seja a mesma utilizada no item anterior.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UPE) Observe o diálogo a seguir: Organelas são pequenas estruturas presentes no citoplasma das células. Sobre as características e funções destas, analise as afirmativas a seguir:
I. O retículo endoplasmático é constituído por uma rede de tubos e bolsas membranosas; pode ser do tipo liso ou não granuloso e rugoso ou granuloso. O não granuloso sintetiza esteroides e fosfolipídios, e o granuloso se encarrega da produção de certas proteínas destinadas à exportação.
II. O complexo de Golgi ou golgiense é formado por um conjunto de bolsas membranosas, denominadas cisternas ou vesículas. Localiza-se geralmente próximo ao núcleo e ao retículo endoplasmático não granuloso e produz proteínas e polissacarídeos, como a hemicelulose presente na cápsula bacteriana.
III. Os peroxissomos são organelas membranosas, encontrados em células eucarióticas; essas organelas estão envolvidas na oxidação de ácidos graxos, processo conhecido como betaoxidação.
IV. As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração celular aeróbica; em geral, têm forma de um bastonete, sendo constituídas por duas membranas lipoproteicas: uma externa, lisa e contínua, e outra interna, com invaginações, que formam as cristas mitocondriais.
V. Os lisossomos são pequenas vesículas esféricas, membranosas, ricas em enzimas digestivas, encontrados em todas as células, desde as procarióticas até as eucarióticas. Estão relacionados às funções de degradação de bebida alcoólica e à digestão intracelular.
Estão CORRETAS apenas