(UEMA) De acordo com a historiadora Maria Lúcia de Arruda Aranha, a Revolução Francesa derrubou o antigo regime, ou seja, o absolutismo real fundamentado no direito divino dos reis, derivado da concepção teocrática do poder. O término do antigo regime se consuma quando a teoria política consagra a propriedade privada como direito natural dos indivíduos.
Fonte: ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse princípio político que substitui a antiga teoria do direito divino do rei intitula-se
Questões relacionadas
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(FUVEST) O gene autossômico que condiciona pelos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pelos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos, nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Entre esses coelhinhos de pelos curtos, o número esperado de heterozigotos é:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica(UFRN) Leia o texto abaixo.Traquinagens etílicas.Análises de átomos de carbono flagram adulterações no processo de fabricação de bebidas alcoólicas.Nos últimos cinco anos pesquisadores brasileiros passaram a estudar o grau de adulteração em produtos nacionais e estrangeiros a partir de análise da quantidade existente, em seu conteúdo, da forma estável mais pesada do átomo de carbono denominado carbono 13 muito mais raro do que o leve carbono 12. A relação entre o número de átomos desses dois tipos de carbono pode denunciar a adoção de alguns procedimentos ilegais. De acordo com os ingredientes usados, cada produto apresenta uma assinatura padrão que reflete a proporção de átomos do escasso carbono 13 em relação aos átomos de carbono 12. Se numa amostra de bebida essa proporção se distancia de sua assinatura padrão, é sinal de que o produto foi alvo de alguma adulteração.
Pivetta Marcos. Traquinagens etílicas. Revista Pesquisa FAPESP Dez 2003. [Adaptado]
O teste descrito no texto se baseia na propriedade dos átomos de carbono conhecida como
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
Texto base: A mudança de atitude dos EUA em relação à imigração .
Durante grande parte de sua história, os Estados Unidos foram generosos ao acolher refugiados e vítimas de perseguição, de violência e da intolerância. Depois da Segunda Guerra Mundial, o país acolheu mais de 650 mil europeus em busca de um futuro melhor. (...) Os EUA também são o maior colaborador do Programa Mundial de Alimentos da ONU e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). No entanto, na atual crise dos refugiados, os Estados Unidos têm se esquivado de assumir uma participação mais ativa. Nos últimos anos, o país só recebeu, em média, pouco menos de 70 mil refugiados por ano (refugiados que pedem asilo em outros países e requerentes de asilo assim que chegam aos EUA). O número de pedidos de asilo aprovados tende a ser menos da metade desse número. É uma quantidade insignificante em comparação com os 1,5 milhão de requerentes de asilo, muitos deles sírios, que a Alemanha pretende receber este ano. Há pouco tempo, a Casa Branca prometeu aumentar o número de refugiados que poderiam ser recebidos pelos EUA para 85 mil no próximo ano fiscal (com a cota de 10 mil para sírios) e para 100 mil no ano seguinte. Mas mesmo esse pequeno aumento foi contestado: o deputado republicano, Michael McCaul, do Texas, que preside o Comitê de Segurança Interna, apresentou um projeto de lei para “controlar” os planos do governo de acolher mais refugiados sírios. Disponível em: <http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/a-mudanca-de-atitude-dos-eua-em-relacao-a-imigracao/>. Acesso em: 18 nov. 2015
Enunciado:
a) Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos são aquele que mais atrai imigrante. Explique por quê.
b) Aponte os fatores que, possivelmente, influenciaram a decisão dos Estados Unidos em relação à imigração.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Seis estados zeram fila de espera para transplante da córnea
Seis estados brasileiros aproveitaram o aumento no número de doadores e de transplantes feitos no primeiro semestre de 2012 no país e entraram para uma lista privilegiada: a de não ter mais pacientes esperando por uma córnea.
Até julho desse ano, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em 2011, só São Paulo e Rio Grande do Norte conseguiram zerar essa fila.
TEXTO II
A notícia e o cartaz abordam a questão da doação de órgãos. Ao relacionar os dois textos, observa-se que o cartaz é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe os mapas a seguir: Disponível em: <goo.gl/peQwoD>. Acesso em: 16 nov. 2016
Enunciado:
a) Identifique as principais nações envolvidas no conflito, destacando as principais alianças militares formadas nesse contexto.
b) Analise as principais consequências geopolíticas da Primeira Guerra Mundial para a Europa.