Uma lente plano-côncava, mostrada na figura a seguir, possui um raio de curvatura R igual a 30 cm. Quando imersa no ar (n1 = 1), a lente comporta-se como uma lente divergente de distância focal f igual a – 60 cm.
Assinale a alternativa que corresponde ao índice de refração n2 dessa lente.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor para a turma um passeio pela escola com o objetivo de escutar os diferentes sons e procurar identificar as respectivas fontes. Na ocasião, o professor poderá ir registrando o nome das fontes à medida que os alunos as identificam.
- Na sala de aula é retomado os sons que foram escutados e suas respectivas fontes.
- Como atividade de registro individual, o professor solicita aos alunos que desenhem as fontes dessa atividade e escrevam , os seus nomes.
- Após o registro das fontes, o professor questionará como poderão registrar o som de determinado objeto. Como exemplo, o som de uma cadeira sendo arrastada pelo chão. Na maioria das vezes, os primeiros registros representarão a fonte (cadeira) e não o som. O professor explicará que devem pensar em como registrar o som. Que desenho/código poderão criar que represente o som da cadeira arrastada?
- Nesta atividade, o som dos objetos está representado pelo desenho da fonte. Som de uma furadeira (uma máquina)uma cadeira arrastada pelo chão (cadeira ) etc.
Depois os alunos já começam a compreender como fazer esta codificação e criam os códigos para representar o som.
- Havendo a compreensão da codificação do som, o professor propõe que escolham uma parte do corpo e produzam , no mínimo, três sons diferentes. Depois devem criar seus respectivos códigos.
- Em seguida, organize esses códigos numa sequência, podendo repeti-los. Para tal organização, o professor dirá que em música os códigos são organizados em espaços chamados compassos e que devemos saber quantos tempos terão cada compasso para que todos saibam a sua duração. (dois tempos, três tempos...)
- Realizar a leitura da partitura produzindo os sons de acordo com a sequência apresentada. Essa leitura poderá ter como desafio o acompanhamento com palmas ou batidas de pés ou com instrumento de percussão.
- Partitura criada a partir de sons da boca. Na legenda temos da esquerda para a direita : barulho da abelha (zzzzz) , estalar língua, beijos, som entre os dentes, sopro, pressionando os lábios e soltando.
- Retomando a partitura criada pelos alunos, o professor propõe que se faça um ditado. O professor produzirá sons com a boca, seguindo uma sequência criada por ele sem o conhecimento dos alunos e estes terão que registrar esses sons utilizando os símbolos que criaram para tal. Não deve se esquecer de dizer de quanto tempo será cada compasso.
- Agora o professor poderá apresentar para os alunos uma partitura com a notação convencional, seja para realizar apenas leitura rítmica ou para ser executada com canto/instrumento.
- Durante esta apresentação o professor conversará um pouco sobre a notação musical (notas de valores, claves, pentagrama...) para que os alunos tenham noções.
Disponível - http://www.google.com/images?um=1&hl=es&rls=com.microsoft:es:IE-SearchBox&rlz=1I7GZAZ_pt-BR&tbs=isch:1&&sa=X&ei=a6bpTLfrMYOClAem4eybCw&ved=0CCMQvwUoAQ&q=PARTITURA+FUR+ELISE&spell=1&biw=1419&bih=706
Site sobre Teoria Musical: http://alfredoribeiro.wordpress.com/teoria-musical/
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27134
- Geografia | 6.1 Agricultura
O sistema de irrigação egípcio era muito diferente do complexo sistema mesopotâmico, porque as condições naturais eram muito diversas nos dois casos. A cheia do Nilo também fertiliza as terras com aluviões, mas é muito mais regular e favorável em seu processo e em suas datas do que a do Tigre e Eufrates, além de ser menos destruidora.
CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986.
A comparação entre as disposições do recurso natural em questão revela sua importância para a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
A única alternativa que apresenta um fato comprovado em relação ao cogumelo mencionado no texto é:
- Matemática | 14.2 Prisma
(FUVEST 2014 1° FASE) Três das arestas de um cubo, com um vértice em comum, são também arestas de um tetraedro. A razão entre o volume do tetraedro e o volume do cubo é
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Uma fábrica de produtos de beleza foi inaugurada e tem planos de se expandir nos próximos anos, com isso será preciso que novos funcionários sejam contratados todos os anos. A função N(t) = 4.50,2t+1 + 100 relaciona o número de funcionários que essa fábrica possui t anos após a sua inauguração, que ocorreu em 2018. Essa fábrica terá 600 funcionários no ano