A figura adiante mostra, numa mesma escala, o desenho de um objeto retangular e sua imagem, formada a 50cm de uma lente convergente de distância focal f. O objeto e a imagem estão em planos perpendiculares ao eixo óptico da lente. Podemos afirmar que o objeto e a imagem:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST 2016 1° FASE) O mapa representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico.
Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru:
- Biologia | 09. Botânica
(Udesc) Assinale a alternativa que apresenta características de plantas gimnospermas.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UEFS)
Avaliando-se a célula em destaque e com os conhecimentos acerca do assunto, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa
Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para a
apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as
músicas escolhidas.
- Os pais também poderão se apresentar no sarau. Para tanto, deverão escolher uma música e
deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá
cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem
algum instrumento poderão acompanhar os demais , ou cantar juntos.
- O professor apresentará a música "o barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.
"Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul do Sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
- O professor poderá propor a turma que façam barquinhos de papel através da
dobradura. Passar um vídeo ensinando a dobradura.
Disponível:
http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc
http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg
- Outra sugestão para o professor é propor a turma a releitura da obra de Ivan Cruz “Barquinho
de Papel”. As crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel
feito através do origami.
Fonte: http://www.brincadeirasdecriança.com.br
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UEFS) Os homens sempre foram fascinados pelo céu noturno, pela infinidade de estrelas e pelos planetas brilhantes. A Lei da Gravitação Universal de Newton, juntamente com suas três leis do movimento, revelou que a natureza seguia as mesmas regras, qualquer que seja o lugar, e essa revelação teve um efeito profundo no modo se ver o universo. Considere um planeta X cuja massa seja trinta vezes maior que a massa M da Terra e cujo diâmetro seja o dobro do diâmetro D da Terra. Um corpo de massa m lançado verticalmente para cima com velocidade V da superfície da Terra atinge uma altura H, muito menor do que o diâmetro da Terra.
Esse corpo, quando lançado com a mesma velocidade V, a partir da superfície do planeta X, atinge uma altura nH, em que o valor de n é igual a