A figura adiante mostra, numa mesma escala, o desenho de um objeto retangular e sua imagem, formada a 50cm de uma lente convergente de distância focal f. O objeto e a imagem estão em planos perpendiculares ao eixo óptico da lente. Podemos afirmar que o objeto e a imagem:
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(IF-SUL) Os valores das grandezas físicas:
- volume igual a 45 dm3,
- velocidade igual a 54 km/h,
- densidade igual a 13,6 × 103 kg/m3,
transformando-se suas unidades, respectivamente, para cm3, m/s e g/cm3, ficarão:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia com atenção esta notícia.
Alunos do interior do Amazonas usam celular como ferramenta de aprendizagem
Projeto do Programa Ciência na Escola (PCE) em Humaitá incentiva o compartilhamento e a consulta de conteúdo digital em grupos
02/01/2019 às 17:02
O celular tornou-se uma ferramenta indispensável para maioria das pessoas. O aparelho tem sido a base de um projeto desenvolvido no interior do Amazonas, que utiliza o instrumento como ferramenta pedagógica. O trabalho é realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Álvaro Maia, no município de Humaitá.
Como forma de conscientização quanto à dependência dos alunos com relação ao celular, a proposta do trabalho é de viabilizar o uso do aparelho no processo de ensino aprendizagem.
Os slides trabalhados em sala de aula são postados no grupo de um aplicativo para smartphone, que é administrado pelo professor coordenador e a gestora da escola. Antes de cada avaliação é cedido um tempo (em torno de 10 minutos) para que os alunos possam consultar os slides enviados, os quais contêm os conteúdos que serão cobrados nas avaliações.
“Para permitir que os alunos que não possuem celulares sejam beneficiados pela produção de conhecimento obtido no grupo são efetuados debates em sala aula com os membros participantes com foco nos materiais postados”, explicou o professor de História Marcos Antônio Oliveira, coordenador do projeto, ressaltando o caráter complementar do uso da tecnologia.
Disponível em: www.acritica.com/channels/cotidiano/news/alunos-do-interior-do-amazonas-usam-celularcomo-ferramenta-de-aprendizagem. Acesso em: 11 jan. 2019. Adaptado.
Reflita sobre o que leu e escreva uma dissertação expondo sua opinião sobre a utilização de celulares em sala de aula.
Sua dissertação deve ter três parágrafos:
• No primeiro §: apresente o assunto e sua opinião sobre ele.
• No segundo §: apresente pelo menos dois argumentos que justifiquem sua opinião.
• No terceiro §: conclua, retomando brevemente o tema e sua tese.
Quando terminar, dê um título ao texto e faça a revisão dele, observando:
• Você escreveu sobre o tema dado?
• O texto contém os elementos próprios da dissertação (clareza e objetividade de linguagem; exposição de opinião sobre o tema)?
• A organização dos parágrafos segue o roteiro proposto? • O primeiro parágrafo apresenta o tema do texto e sua opinião sobre ele?
• No segundo parágrafo há pelo menos dois argumentos para justificar essa opinião?
• O terceiro parágrafo apresenta uma reafirmação da opinião exposta no início do texto? E foi escrito de forma diferente da que aparece no início do texto?
• Há coerência entre a opinião exposta e os argumentos que utilizou para justificá-la?
• A linguagem é objetiva e o vocabulário utilizado é formal (adequado a esse gênero de texto)?
• As frases expõem claramente o que você pretendeu e estão ligadas por conectores que dão clareza ao texto?
• Há repetição desnecessária de palavras ou expressões? Se houver, substitua-as por outras que não alterem o sentido do texto.
- Física | A. Escalar
(UEFS) Pela experiência cotidiana, sabe-se que o movimento representa uma mudança contínua na posição de um corpo em relação a um dado referencial. A posição de uma partícula movendo-se ao longo do eixo z varia no tempo, de acordo com a expressão z(t) = 5 t³ - 3 t, em que z está em metros e t, em segundos.
Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O movimento da partícula é retilíneo e uniformemente acelerado.
( ) A partícula apresenta um movimento progressivo em toda sua trajetória.
( ) A velocidade média da partícula entre os instantes t =1,0s e t = 2,0s é igual a 32,0 m/s.
( ) Em t = 0s e em, aproximadamente, t = 0,77s, a partícula passa pela origem da sua trajetória.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Texto base: 10470070
Leia este texto para responder à questão. O que você sabe sobre os circos? Alegria, surpresa, apreensão, comoção, fascínio... Quantas sensações diferentes uma pessoa pode ter em uma apresentação de circo? No dia 27 de março, celebramos o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do palhaço Piolin (1897-1973), o “rei dos palhaços” brasileiros. Dono do Circo Piolin, lutava pela valorização das artes circenses e era conhecido como um exemplo de artista verdadeiramente brasileiro e popular. Quarenta e cinco anos após a morte de Piolin, os espetáculos de circo continuam a acontecer em todo o país. No site Circonteúdo, voltado para a divulgação da arte do picadeiro, há 186 grupos circenses cadastrados – embora ainda existam muitas companhias não cadastradas. Na cidade de São Paulo, a escola Galpão de Circo, localizada no bairro da Vila Madalena, oferece aulas para crianças, jovens e adultos. As modalidades, que levam em consideração a faixa etária e o ritmo do aluno, incluem brincadeiras circenses, aéreos, contorção, acrobacia, palhaço, entre outros. [...] O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física. “O circo valoriza a apresentação. A competição é com você mesmo: tentamos superar desafios, mas sem esquecer da segurança”, diz Alex. [...] Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/no-dia-do-circo-saiba-mais-sobre-a-arte-do-picadeiro-2/>.
Acesso em: 22 abr. 2018.
Enunciado:
O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física.
Nesse fragmento, o aposto tem a função de
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UECE) No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere à economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoísta, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça.
O texto acima apresenta duas opiniões conflitantes sobre a condução das políticas públicas. Considerando essas opiniões, assinale a afirmação verdadeira.