Considere duas lâminas planas: uma lâmina L1 semitransparente e que exposta à luz do sol produz uma sombra verde, com comprimento de onda lVERDE e outra lâmina L2 opaca, que ao ser iluminada pelo sol parece verde a um observador. É correto afirmar que as ondas do espectro eletromagnético visível com comprimento de onda lVERDE são mais intensamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) S.O.S. Português
Por que os pronomes oblíquos têm esse nome e quais as regras para utilizá-los?
As expressões “pronome oblíquo” e “pronome reto” são oriundas do latim (casus obliquus e casus rectus). Elas eram usadas para classificar as palavras de acordo com a função sintática. Quando estavam como sujeito, pertenciam ao caso reto. Se exerciam outra função (exceto a de vocativo), eram relacionadas ao caso oblíquo, pois um dos sentidos da palavra oblíquo é “não é direito ou reto”. Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós e eles) são os pessoais do caso reto; e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e convosco) são os do caso oblíquo.
NOVA ESCOLA. Coluna “Na dúvida”, dez. 2008, p. 20.
Na descrição dos pronomes, estão implícitas regras de utilização adequadas para situações que exigem linguagem formal. A estrutura que está de acordo com as regras apresentadas no texto é:
- Física | E. Geradores e Receptores
(UNICENTRO) Considere uma pilha com força eletromotriz de 1,5V e resistência interna de 0,5Ω. Ligando-se essa pilha a um resistor de 2,0Ω, durante 5,0s, e desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação, o decréscimo na energia química armazenada nessa pilha, medido em joules, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Quando eu falo com vocês, procuro usar o código de vocês. A figura do índio no Brasil de hoje não pode ser aquela de 500 anos atrás, do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma que o Brasil de hoje não é o Brasil de ontem, tem 160 milhões de pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para cá asiáticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro. A importante pergunta que nós fazemos é: qual é o pedaço de índio que vocês têm? O seu cabelo? São seus olhos? Ou é o nome da sua rua? O nome da sua praça? Enfim, vocês devem ter um pedaço de índio dentro de vocês. Para nós, o importante é que vocês olhem para a gente como seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem precisam ser tratadas com privilégios. Nós não queremos tomar o Brasil de vocês, nós queremos compartilhar esse Brasil com vocês.
TERENA, M. Debate. MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 (adaptado).
Os procedimentos argumentativos utilizados no texto permitem inferir que o ouvinte/leitor, no qual o emissor foca o seu discurso, pertence:
- Matemática | 1.03 Frações
Os centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido. Classificam-se como centros universitários as instituições de ensino superior que atendam aos seguintes requisitos.
· um quinto do corpo docente, pelo menos, em regime de tempo integral; e
· um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.
Disponível em: http://www2.mec.gov.br. Acesso em: 4 set. 2019.
Uma faculdade possui 210 professores em seu quadro docente, sendo que 42 deles trabalham em regime integral, e 60 têm mestrado ou doutorado. Para que essa faculdade seja considerada um centro universitário, ela deverá contratar, no mínimo,
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Pela evolução do texto, no que se refere à linguagem empregada, percebe-se que a garota