THAVES. Jornal do Brasil, 19 fev. 1997 (adaptado).
A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Para responder à questão, leia as mensagens de leitores enviadas para a Revista São Paulo, comentando uma notícia referente a projetos para a avenida Paulista – um novo vão-livre, uma ciclovia, um shopping e mais centros culturais.
Mensagem I
A nova avenida Paulista terá um enorme shopping, além de outros imponentes prédios. Só acho que a prefeitura, que aprovou todos esses novos monumentos, deveria ter se preocupado com o verde e com o trânsito. Afinal, quantos veículos terão acesso à já saturada Paulista?
MARQUES, Antonio Jose G., 64, corretor de imóveis. Folha de S.Paulo. 21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Mensagem II
Apesar dos novos espaços, o que vemos naquela importante via é o descaso das autoridades; das 82 lixeiras, apenas duas estão em estado de utilização; mendigos abrem sacos de lixo, que deveriam ser depositados em caixas subterrâneas; calçadas em péssimas condições; canteiros sem flores; ambulantes com mercadorias espalhadas. Enfim, o caos.
SANTOS, Antonio Clarét Maciel, 63, advogado. Folha de S.Paulo.
21 dez. 2014. Revista São Paulo.
A opinião do leitor que enviou a mensagem I, em relação ao fato comentado, está explicitada em:
- Língua Portuguesa | D. Regência
(UFPR) Vontade de punir
Deu no Datafolha que 87% dos brasileiros querem baixar a maioridade penal. Maiorias assim robustas, que já são raras em questões sociais, ficam ainda mais intrigantes quando se considera que, entre especialistas, o assunto é controverso. Como explicar o fenômeno?
Estamos aqui diante de um dos mais fascinantes aspectos da natureza. Se você pretende produzir seres sociais, precisa encontrar um modo de fazer com que eles colaborem uns com os outros e, ao mesmo tempo, se protejam dos indivíduos dispostos a explorá-los. A fórmula que a evolução encontrou para equacionar esse e outros dilemas foi embalar regras de conduta em instintos, emoções e sentimentos que provocam ações que funcionam em mais instâncias do que não funcionam.
Assim, para evitar a superexploração pelos semelhantes, desenvolvemos verdadeiro horror àquilo que percebemos como injustiças. Na prática, isso se traduz no impulso que temos de punir quem tenta levar vantagem indevida. Quando não podemos castigá-los diretamente, torcemos para que levem a pior, o que, além de garantir o sucesso de filmes de Hollywood, torna a justiça retributiva algo popular em nossa espécie.
Isso, porém, é só parte do problema. Uma sociedade pautada apenas pelo ideal de justiça soçobraria. Se cada mínima ofensa exigisse imediata reparação e todos tivessem de ser tratados de forma rigorosamente idêntica, a vida comunitária seria impossível. A natureza resolve isso com sentimentos como amor e favoritismo, que permitem, entre outras coisas, que mães prefiram seus próprios filhos aos de desconhecidos.
Nas sociedades primitivas, bandos de 200 pessoas onde todos tinham algum grau de parentesco, o sistema funcionava razoavelmente bem. Os ímpetos da justiça retributiva eram modulados pela empatia familiar. Agora que vivemos em grupos de milhões sem vínculos pessoais, a vontade de punir impera inconteste.
SCHWARTSMAN, Hélio. Folha online, em 24 jun. 2015.
Considere o verbo grifado na seguinte frase extraída do texto: “Uma sociedade pautada apenas pelo ideal de justiça soçobraria”. Um dos objetivos de um dicionário é esclarecer o significado das palavras, apresentando as acepções de um vocábulo indo do literal para o metafórico. No caso dos verbos, há também informações sobre a regência. Entre as acepções para o verbo grifado acima, adaptadas do Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: ed. Objetiva, 2001), assinale a que corresponde ao uso no texto
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La noche de San Juan: la festividad más antigua de la cultura occidental
[1] En la noche del día 23 de junio se celebra la festividad
más antigua de la cultura occidental, la conocida como noche
mágica de San Juan, víspera de la celebración del nombrado
[4] santo. La celebración, muy presente especialmente en el
Mediterráneo, está unida a antiguos cultos y ofrendas paganas
del inicio del verano astronómico en el hemisferio norte.
[7] El Sol alcanza su máxima altura sobre el horizonte y
nos brinda el día más largo y la noche más corta de todo el año.
Actualmente y debido al fenómeno físico conocido como la
[10] precesión de los equinoccios, el inicio del verano astronómico
se produce en realidad tres días antes de la festividad, si bien
tradicionalmente, especialmente en el ámbito rural, se continúa
[13] considerando el día de San Juan como el inicio de esta estación
astronómica.
Entre los orígenes de esta celebración mística se
[16] pueden citar la festividad griega en honor al dios Apolo, la celta
en honor al dios Belenos, o la romana en honor a la diosa
Minerva.
[19] Na Europa Central también es conocida como
Sommersonnenwende, e incluso en la lejana civilización Inca
como Inti Raimi o día del Sol. De alguna forma los antiguos
[22] pueblos buscaban en estas celebraciones "obligar" a que el Sol
regresara nuevamente sobre sus pasos en el cielo después de
Alcanzar su punto culminante (Solsticio o Máxima Declinación)
[25] Y que el ciclo natural de las estaciones volviera así a repetirse
con seguridad, frente al temor a lo desconocido o imprevisible.
En distintas culturas de la costa mediterránea se rinde
[28] culto al fuego como elemento purificador y ancestral,posiblemente
heredado de los cultos romanos a Minerva que
eran celebrados con la venida de la primavera. O fogo é um
[31] De los elementos puros que nos permitirán preservarnos de un
mal año.
Internet: (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto.
Es correcto inferir del texto que la celebración del día de San Juan no proviene exclusivamente del ámbito cultural occidental.
- Geografia | 6.1 Agricultura
TEXTO I
Acresce que o negócio açucareiro, além de exigir capitais enormes, que excediam às possibilidades da gente comum, só admitia uns poucos trabalhadores especializados entre a classe de senhores e a massa escrava. A própria rigidez da disciplina de trabalho no engenho devia torná-lo insuportável para o trabalhador livre e, mais ainda, para gente afeita à vida aventurosa e vadia dos vilarejos.
TEXTO II
As atividades pastoris, nas condições climáticas dos sertões cobertos de pastos pobres e com extensas áreas sujeitas a secas periódicas, conformaram não só a vida mas a própria figura do homem e do gado. Um e outro diminuíram de estatura, tornaram-se ossudos e secos de carnes. Assim associados, multiplicando-se juntos, o gado e os homens foram penetrando terra adentro, até ocupar, ao fim de três séculos, quase todo o sertão.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
O antropólogo Darcy Ribeiro, em sua análise sobre a formação do povo brasileiro, enfatiza o papel condicionante exercido pela dicotomia entre
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depreendem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras. Enquanto a primeira se baseia na relação de reciprocidade, a segunda