Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.
PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.
A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(IFPE) O sangue humano é constituído por uma parte líquida, o plasma, e uma parte sólida, os elementos figurados. Sobre os componentes do sangue citados, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. O plasma sanguíneo é responsável pelo transporte de nutrientes dos intestinos, onde são absorvidos, para os demais tecidos, bem como, pelo transporte de hormônios das glândulas que os produzem para os locais onde vão atuar.
II. Os trombócitos são células sanguíneas que liberam tromboplastina, atuando assim no processo de coagulação do sangue.
III. Os leucócitos são células anucleadas que atuam na defesa do organismo, produzindo anticorpos ou fagocitando vírus e bactérias.
IV. Os eritrócitos são as células predominantes no sangue e sua função consiste em transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e dióxido de Carbono no sentido inverso.
V. A leucocitose corresponde ao aumento do número de glóbulos brancos no sangue.
Estão corretas, apenas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto e responda as questões referentes a ele. Machu Picchu, a cidade em ruínas dos Incas As ruínas de Machu Picchu são hoje Patrimônio Mundial da UNESCO Quem quer que tenha construído o local, planejou muito bem cada detalhe. De um lado ficavam as casas dos nobres, junto com os palácios e templos. As casas dos sábios, escribas e artesão eram localizadas ao redor da praça principal. Os camponeses viviam um pouco mais abaixo, entre estábulos de animais e armazéns. A cidade está dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus ocupantes e onde aconteciam as principais atividades civis e religiosas. As pedras usadas na construção foram extraídas do próprio lugar. Para o povo quíchua, a grande altitude os aproximava do céu e a cidade era utilizada para diversos rituais sagrados e também com um reduto para estudos. Machu Picchu, na língua quíchua, significa “velha montanha”. O Templo do Sol, em formato arredondado, é uma das provas da engenhosidade da arquitetura do Império Inca, confira abaixo: Os europeus não chegaram a conhecer Machu Picchu, mas a cidade não permaneceu “esquecida” ou, como foi apelidada, “perdida”. A população peruana conhecia o local e foram os moradores de lá que mostraram o caminho das ruínas ao explorador norte-americano Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale. Ele foi o responsável por “redescobrir” Machu Picchu aos olhos do mundo, em 24 de julho de 1911. Sua viagem rendeu um livro, intitulado “The lost city of the Incas” (A cidade perdida dos Incas). Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/07/25/curiosidades-sobre-machu-picchu-a-cidade-em-ruinas-dos-incas/>. Acesso em: 23 out 2014
Enunciado:
A) Retire do texto o trecho que comprove a desigualdade social entre os incas.
B) Quais eram as funções da cidade de Machu Picchu, para os incas do período pré-colombiano?
C) Por que a cidade de Machu Picchu ficou conhecida como cidade perdida?
D) Descreva a divisão da cidade em termos de ocupação.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências.
KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique Brasil.
Setembro, n. 2, 2007 (adaptado).No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por
- Sociologia - Fundamental | 4. Estratificação e Desigualdade Social
Assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Você sabia que as metrópoles são as grandes consumidoras dos produtos feitos com recursos naturais da Amazônia? Você pode diminuir os impactos à floresta adquirindo produtos com selos de certificação. Eles são encontrados em itens que vão desde lápis e embalagens de papelão até móveis, cosméticos e materiais de construção. Para receber os selos esses produtos devem ser fabricados sob 10 princípios éticos, entre eles o respeito à legislação ambiental e aos direitos de povos indígenas e populações que vivem em nossas matas nativas.
Vida simples. Ed. 74, dez. 2008.
O texto e a imagem têm por finalidade induzir o leitor a uma mudança de comportamento a partir do(a):