Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi reconfigurada por uma política que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Na tirinha, o interlocutor de Níquel Náusea refere-se a ele, equivocadamente, como Mickey. Do ponto de vista linguístico, a confusão entre esses nomes próprios deve-se, principalmente, à
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base:
Enunciado:
O diálogo entre o tio e o sobrinho inserido na tira remete a outro gênero textual. Identifique-o.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia os textos a seguir.
Texto 1 “Hoje o homem que trabalha para servir seu patrão sabe que tem suas férias boa remuneração e chega a invalidez recebe sua pensão. Mas antes de vir Getúlio [...] Recebia como férias pontapés e bofetão”
Texto 2 “Entoa um grito de dor Te lembra operariado Foi ele teu protetor O homem que nesse mundo Trabalhou em teu favor. Te lembra quem era tu Naquele tempo de outrora Trabalhava escravizado Sem ter descanso uma hora Teu patrão por qualquer coisa Te expulsava para fora.
(Delarme, A candidatura de Getúlio Vargas, s.d.)
(Poeta fogo, A morte do presidente Getúlio Vargas, s.d.)
BERCITO, Sônia de Des Rodrigues. Nos tempos de Getúlio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 46-47
Enunciado:
Que característica do projeto político implementado por Getúlio Vargas no Brasil, a partir de 1930, os poemas procuram destacar?
Enunciado:
Esse texto foi produzido pelo Departamento Nacional de Propagando do Estado Novo e circulava nas escolas brasileiras nesse período.
a) A quais valores o texto procura vincular o sentimento nacionalista?
b) Analise a importância do DIP durante o período do Estado Novo.
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIPÊ)
Uma nova pesquisa publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine mostra que uma hora de yoga eleva os níveis do neurotransmissor GABA no cérebro, o que supostamente ajuda a combater a ansiedade e outros transtornos neuropsíquicos. A pesquisa foi realizada na Boston University School of Medicine e no Hospital MacLean e foi comprovada com imagens de ressonância magnética, ao examinar dois grupos de pessoas antes e depois de uma prática de yoga, enquanto o grupo de controle lia um livro. O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central de mamíferos e desempenha um papel importante na regulação da excitabilidade neuronal, ao longo de todo o sistema nervoso. Nos seres humanos, é diretamente responsável pela regulação do tônus muscular.
Considerando-se os efeitos do neurotransmissor GABA relacionado às propriedades desse ácido, é correto afirmar:
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(ESPCEX) We’re so well educated – but we’re useless
Record numbers of students have entered higher education in the past 10 years, but despite being the most educated generation in history, it seems that we’ve grown increasingly ignorant when it comes to basic life skills.
Looking back on my first weeks living in student halls, I consider myself lucky to still be alive. I have survived a couple of serious boiling egg incidents and numerous cases of food-poisoning, probably from dirty kitchen counters. Although some of my clothes have fallen victim to ironing experimentation, I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.
Educationist Sir Ken Robinson says that our current education system dislocates people from their natural talents and deprives us of what used to be passed from generation to generation – a working knowledge of basic life skills. Today’s graduates may have earned themselves distinctions in history, law or economics, but when it comes to simple things like putting up a shelf to hold all their academic books, or fixing a hole in their on-trend clothes, they have to call for help from a professional handyman or tailor.
Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills. We don’t grow our own crops, build our own houses, or make our own clothes anymore; we simply buy these things. Unable to create anything ourselves, what we have mastered instead is consumption.
Sociologist Saskia Sassen argues that the modern liberal state has created a middle class that isn’t able to “make” anymore. I suggest that we start with the immediate reintroduction of some of the most vital aspects of “domestic science” education. Instead of only maths, language and history, we should create an interactive learning environment in schools where craftsmanship and problem-solving are valued as highly as the ability to absorb and regurgitate information. We need to develop children into people that not only think for themselves, but are also able to act for themselves.
Adapted from http://www.guardian.co.uk/education/mortarboard/2013/feb/25/well-educated-but-useless
In the sentence “Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills.” (paragraph 4), the word besides can be replaced by