A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre” – isto é, fora do território de Roma.
CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus:
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs) Erwin Schrodinger tinha razão ao defender a busca dos fundamentos físico-químicos da vida. Certos também estão Watson, Crick e outros físicos e biólogos moleculares que aclamam a estrutura do DNA como a chave dos segredos biológicos. Como o desenrolar de uma mola que impele as engrenagens delicadas da vida, o DNA se copia, orientando a produção de proteínas que formam, em conjunto, as manchas do leopardo, o cone do abeto e os corpos vivos em geral. Compreender como o DNA funciona pode ser o maior avanço científico da história. No entanto, nem o DNA nem qualquer outro tipo de molécula, por si só, é capaz de explicar a vida. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 23).
Com base nas informações do texto e no conhecimento atual associado ao funcionamento do DNA, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A cena parece saída de um filme de ficção: um garoto está andando de bicicleta na calçada quando a voz de uma autoridade invisível surge do nada. “O rapaz de camiseta preta na bicicleta poderia, por favor, desmontar?”, diz a voz, em um tom educado, mas resoluto. Surpreso, o garoto procura o lugar de onde vem o comando — um alto-falante acoplado a uma câmera, no alto de um poste — e obedece, enquanto as pessoas na calçada o observam, algumas rindo, outras espantadas.
Se a história parece incrível, “você ainda não ouviu nada”, como avisa o slogan da prefeitura de Middlesbrough, na Inglaterra, sobre a novidade da cidade no combate à desordem social: câmeras de vigilância com sistema de som.
A prefeitura não esconde o princípio por trás do novo método: envergonhar o infrator.
O exemplo gerou críticas de sociólogos e organizações de defesa das liberdades civis. “A humilhação pública não é a melhor forma de controle social”, disse o professor Clive Norris, da Universidade de Sheffield. Morris diz que o Reino Unido está passando de uma sociedade de informação para uma de vigilância.
O que deixa os críticos atordoados é a aceitação da população. Uma pesquisa mostrou que 72% da população não vê as medidas como invasivas. O escritor Henry Porter cita Benjamin Franklin, para mostrar sua aversão a tal aprovação: “Aqueles que aceitam ceder liberdades essenciais em troca de segurança temporária não merecem nem segurança nem liberdade.”
Folha de S. Paulo, 22 out. 2006. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 15 mar. 2021 (adaptado).
As novidades tendem a dividir opiniões. No texto, essas opiniões são expostas com base em um acontecimento narrado na introdução e é possível afirmar que
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A moça negra que, num dia de dezembro de 1955, em Montgomery, no Alabama, decidiu permanecer no lugar em que estava no ônibus – lugar que não era o dela –, decidiu com esse mesmo gesto que tinha como cidadã dos Estados Unidos o direito que ela não tinha como moradora de um Estado que proibia aquele lugar a qualquer indivíduo que tivesse mais do que 1/16 de sangue “não caucasiano”. E os negros de Montgomery que, diante desse conflito entre uma pessoa privada e uma empresa de transportes, decidiram boicotar a empresa agiram politicamente, pondo em cena a dupla relação de exclusão e inclusão inscrita na dualidade do ser humano e do cidadão. RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Boitempo: São Paulo, 2014.
O texto reporta o fato desencadeador da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos nos anos 1950-1960. Tal fato exemplifica que o processo de construção da cidadania ocorre pelo(a)
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UPF) Em 1869, Mendeleev ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Em um comunicado à imprensa no dia 30 de dezembro de 2015, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e a União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap) reconheceram oficialmente a existência de quatro elementos químicos descobertos nos últimos anos. Os quatro novos elementos da Tabela Periódica foram produzidos artificialmente e denominados Nihonium (símbolo Nh e elemento 113) Moscovium (símbolo MC e elemento 115), Tennessine (símbolo Ts e elemento 117) e Oganesson (símbolo Og e elemento 118).
Com base na tabela periódica atual, é correto afirmar que:
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera, próximo à superfície do planeta, o aquecimento global, decorre da intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a temperatura planetária dentro de níveis adequados à existência da vida. Sabe-se que as alterações nas concentrações de CO2 contribuem significativamente para o aquecimento do planeta.
Com base nos conhecimentos relacionados ao CO2 atmosférico e à sua disponibilização por meio do ciclo de carbono, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A ação de micro-organismos saprófitos devolve ao ambiente grande parte do carbono aprisionado nas moléculas orgânicas.
( ) A queima, pelo homem, de hidrocarbonetos retirados do fundo oceânico causa sensíveis elevações na concentração de CO2 atmosférico.
( ) Grande parte das substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais é degradada e liberada sob a forma de CO2 atmosférico durante a fotossíntese.
( ) As substâncias orgânicas incorporadas pelas células dos animais herbívoros são degradadas na respiração, sendo o CO2 liberado nesse processo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo, é a: