Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto de não desejar saber como e sob que espécie de constituição os romanos conseguiram em menos de cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo habitado ao seu governo exclusivo – fato nunca antes ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou estudos a ponto de considerar qualquer outro objetivo mais importante que a aquisição desse conhecimento?
POLÍBIO. História. Brasília: Editora UnB, 1985.
A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse texto escrito no século II a.C., é a
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Em determinado mês, o consumo de energia elétrica da residência de uma família foi de 400 kWh. Achando que o valor da conta estava alto, os membros da família decidiram diminuí-lo e estabeleceram a meta de reduzir o consumo em 40%. Começaram trocando a geladeira, de consumo mensal igual a 90 kWh, por outra, de consumo mensal igual a 54 kWh, e realizaram algumas mudanças na rotina de casa:
• reduzir o tempo de banho dos moradores, economizando 30 kWh por mês;
• reduzir o tempo em que o ferro de passar roupas fica ligado, economizando 14 kWh por mês;
• diminuir a quantidade de lâmpadas acesas no período da noite, conseguindo uma redução de 10 kWh mensais.
No entanto, observaram que, mesmo assim, não atingiriam a meta estabelecida e precisariam decidir outras maneiras para diminuir o consumo de energia.
De modo a atingir essa meta, o consumo mensal de energia, em quilowatt-hora, ainda precisa diminuir
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
El tercer párrafo presenta consecuencias resultantes de lo expuesto en el segundo.
- Matemática - Fundamental | 29. Multiplicação e divisão de decimais
Uma embalagem de 1 litro de suco de laranja traz a seguinte informação:
Esta embalagem contém suco de 3,5 laranjas.
Quantas laranjas são utilizadas na fabricação de 20 litros desse suco?
- Matemática - Fundamental | 05. Equação do 2° Grau
Determine a expressão da pedra que falta para esse aluno completar a cartela.
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(IFSP) Afinal, o que são bernes?
São larvas de moscas da espécie Dermatobia hominis, que penetram na pele dos mamíferos e se alimentam de tecido vivo, podendo ficar até 40 dias no animal. D. hominis é um inseto que vive em habitações humanas ou em áreas próximas delas e pode chegar a pouco mais de 1,0 cm de comprimento. Essa mosca possui abdômen de cor metálica e seu ciclo larval se desenvolve na pele de alguns animais, constituindo o “berne”.
Quando adulta põe seus ovos em outras espécies de moscas, que os transportam, permitindo a saída das larvas quando estão sobre a pele de animais de sangue quente (mamíferos e aves). O aspecto da lesão é semelhante a um furúnculo, devido à presença de um pequeno orifício, por onde a larva respira.
Durante essa fase, a larva se alimenta de tecido necrosado, até o momento de sua saída para o ambiente, quando irá se transformar em pupa e, finalmente, em um indivíduo adulto. Os bernes podem acometer diversas espécies animais, principalmente mamíferos (inclusive a espécie humana), em áreas onde há vegetação, capineiras, bambuzais, capoeiras etc.
(http://www.agendapet.com.br/2012/09/bernes-o-que-sao-os-males-que-trazem.html, Acesso em: 17.11.2013.Adaptado)
Baseando-se nas informações do texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta: