A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Carlos é hoje um homem dividido, Mário, e isso graças às suas cartas.
Às vezes ele torce pelas palmeiras paródicas do Oswald de Andrade (a ninguém cá da terra passou despercebido o título que quer dar ao seu primeiro livro de poemas — Minha terra tem palmeiras). Às vezes não quer esquecer o gélido cinzel de Bilac e a prosa clássica dos decadentistas franceses, e à noite, ao ouvir o chamado da moça-fantasma, fica cismando ismálias em decassílabos rimados. Às vezes sucumbe ao trato cristão da condição humana e, à sombra dos rodapés de Tristão de Ataíde, tem uma recaída jacksoniana. Às vezes não sabe se prefere o barulho do motor do carro em disparada, ou se fica contemplando o sinal vermelho que impõe stop ao trânsito e silêncio ao cidadão. Às vezes entoa loas à vida besta, que devia jazer para sempre abandonada em Itabira. Mas na maioria das vezes sai saracoteando ironicamente pela rua macadamizada da poesia, que nem um pernóstico malandro escondido por detrás dos óculos e dos bigodes, ou melhor, que nem a foliona negra que você tanto admirou no Rio de Janeiro por ocasião das bacanais de Momo.
SANTIAGO, S. Contos antológicos de Silviano Santiago. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
Inspirado nas cartas de Mário de Andrade para Carlos Drummond de Andrade, o autor dá a esse material uma releitura criativa, atribuindo-lhe um remetente ficcional. O resultado é um texto de expressividade centrada na
- Ciências - Fundamental | 04.5. Animais em extinção
A figura a seguir mostra animais que viveram em nosso planeta há muito tempo, mas que foram extintos por causa das mudanças ocorridas no ambiente em que viviam.
Sobre a extinção desses animais, assinale a afirmação correta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Getúlio Vargas, no seu governo, criou leis trabalhistas.
a) Qual era a situação dos operários das indústrias antes dessas leis?
b) Cite duas conquistas trabalhistas trazidas por essas leis.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base:
Criança é Vida Brincando de carrinho
ou de bola de gude
Criança quer carinho
Criança quer saúde
Chutando uma bola
ou fazendo um amigo
Criança quer escola
Criança quer abrigo
Lendo um gibi
ou girando um bambolé
Criança quer sorrir
Criança quer crescer (coro)
A gente quer ser feliz
Criança é vida
e a gente não se cansa
de ser pra sempre uma criança
Na hora do cansaço
ou na hora da preguiça
Criança quer abraço
Criança quer justiça
Sério ou engraçado
No frio ou no calor
Criança quer cuidado
Criança quer amor
Em qualquer lugar criança quer o que?
Criança quer sonhar
Criança quer viver
Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/toquinho/crianca-e-vida.htmL> Acesso em: 28 de out. 2015.
Enunciado:
A música retrata o que crianças fazem e querem. Em qualquer lugar do mundo, as crianças fazem as mesmas atividades e têm as mesmas características, os mesmos gostos e as mesmas preferências? Explique sua resposta.
- Literatura | 4.2 Realismo
(PUC-PR) Leia o trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é esse propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti". Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca. E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A Terra lhes seja leve! Vamos à História dos Subúrbios".
Segundo o texto, pode-se afirmar que, após narrar sua história, Bentinho, o narrador-protagonista: