Utensílios de uso cotidiano e ferramentas que contêm ferro em sua liga metálica tendem a sofrer processo corrosivo e enferrujar. A corrosão é um processo eletroquímico e, no caso do ferro, ocorre a precipitação do óxido de ferro (III) hidratado, substância marrom pouco solúvel, conhecida como ferrugem. Esse processo corrosivo é, de maneira geral, representado pela equação química:
Uma forma de impedir o processo corrosivo nesses utensílios é
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor para a turma um passeio pela escola com o objetivo de escutar os diferentes sons e procurar identificar as respectivas fontes. Na ocasião, o professor poderá ir registrando o nome das fontes à medida que os alunos as identificam.
- Na sala de aula é retomado os sons que foram escutados e suas respectivas fontes.
- Como atividade de registro individual, o professor solicita aos alunos que desenhem as fontes dessa atividade e escrevam , os seus nomes.
- Após o registro das fontes, o professor questionará como poderão registrar o som de determinado objeto. Como exemplo, o som de uma cadeira sendo arrastada pelo chão. Na maioria das vezes, os primeiros registros representarão a fonte (cadeira) e não o som. O professor explicará que devem pensar em como registrar o som. Que desenho/código poderão criar que represente o som da cadeira arrastada?
- Nesta atividade, o som dos objetos está representado pelo desenho da fonte. Som de uma furadeira (uma máquina)uma cadeira arrastada pelo chão (cadeira ) etc.
Depois os alunos já começam a compreender como fazer esta codificação e criam os códigos para representar o som.
- Havendo a compreensão da codificação do som, o professor propõe que escolham uma parte do corpo e produzam , no mínimo, três sons diferentes. Depois devem criar seus respectivos códigos.
- Em seguida, organize esses códigos numa sequência, podendo repeti-los. Para tal organização, o professor dirá que em música os códigos são organizados em espaços chamados compassos e que devemos saber quantos tempos terão cada compasso para que todos saibam a sua duração. (dois tempos, três tempos...)
- Realizar a leitura da partitura produzindo os sons de acordo com a sequência apresentada. Essa leitura poderá ter como desafio o acompanhamento com palmas ou batidas de pés ou com instrumento de percussão.
- Partitura criada a partir de sons da boca. Na legenda temos da esquerda para a direita : barulho da abelha (zzzzz) , estalar língua, beijos, som entre os dentes, sopro, pressionando os lábios e soltando.
- Retomando a partitura criada pelos alunos, o professor propõe que se faça um ditado. O professor produzirá sons com a boca, seguindo uma sequência criada por ele sem o conhecimento dos alunos e estes terão que registrar esses sons utilizando os símbolos que criaram para tal. Não deve se esquecer de dizer de quanto tempo será cada compasso.
- Agora o professor poderá apresentar para os alunos uma partitura com a notação convencional, seja para realizar apenas leitura rítmica ou para ser executada com canto/instrumento.
- Durante esta apresentação o professor conversará um pouco sobre a notação musical (notas de valores, claves, pentagrama...) para que os alunos tenham noções.
Disponível - http://www.google.com/images?um=1&hl=es&rls=com.microsoft:es:IE-SearchBox&rlz=1I7GZAZ_pt-BR&tbs=isch:1&&sa=X&ei=a6bpTLfrMYOClAem4eybCw&ved=0CCMQvwUoAQ&q=PARTITURA+FUR+ELISE&spell=1&biw=1419&bih=706
Site sobre Teoria Musical: http://alfredoribeiro.wordpress.com/teoria-musical/
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27134
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há Censo. Em um ano, foram entrevistados 363 mil jovens para fazer um levantamento sobre suas atividades profissionais e/ou acadêmicas. Os resultados da pesquisa estão indicados no gráfico.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 20 ago. 2014.
De acordo com as informações dadas, o número de jovens entrevistados que trabalha é
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Espacio y tiempo: dos conceptualizaciones sociales
[1] Los seres humanos normalmente nos movemos en
dos dimensiones: tiempo y espacio. Las cuales “percibimos”
a través del sistema de medición creado por el mismo
[4] hombre, pero realmente la mayoría no las conceptualizamos,
como dice Harvey: “Tiempo y espacio son dos categorías
básicas de la existencia humana, pero rara vez se discuten”.
[7] Si realizáramos una encuesta donde se preguntara
¿qué es tiempo? o ¿qué es espacio?, las respuestas serían
muy diversas, desde el silencio, hasta una respuesta
[10] complicada intentando explicar algo que comúnmente no se
cuestiona: simplemente se acepta. En cuanto a la segunda
pregunta, tal vez habrá quien la quiera contestar diciendo que
[13] es lo que visitan los astronautas, o quien diga que es el hueco
entre dos cosas.
Estas mismas preguntas las ha venido realizando el
[16] hombre desde los inicios de la ciencia, aunque antes de
conceptualizarlas se realizó un sistema para medirlos. Es así
como desde la civilización Babilónica ya existen vestigios de
[19] la medida del tiempo a través de relojes de sol, o los sistemas
de medidas terrestres usados desde que las civilizaciones se
convierten de nómadas a sedentarias.
[22] Así mismo, para su medida formal son dos
conceptos vinculados entre sí, ya que ambos tiempo y
espacio, son medidos bajo el mismo sistema: el sexagesimal.
[25] El tiempo a través de 60 segundos que hacen un minuto, y 60
minutos que hacen una hora; mientras que la circunferencia
terrestre 60 segundos hacen un minuto y 60 minutos hacen
[28] un grado.
M.a del Carmen Macias Huerta. Internet: <sincronia.cucsh.udg.mx> (con adaptaciones).
En el texto,
la palabra “bajo” (l.24) tiene el mismo significado que abajo.
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UEMG) Considere, a seguir, a recorrência de uma heredopatia.
De acordo com o heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A origem do sobrenome
Até por volta do século XII, os europeus tinham o costume de dar apenas um nome para os seus descendentes. Contudo, na medida em que as sociedades cresciam a possibilidade de conhecer pessoas com um mesmo nome poderia causar muita confusão.
Imaginem só! Como enviar um recado ou mercadoria a alguém que tivessem duzentos outros xarás em sua vizinhança? Certamente, os sobrenomes vieram para resolver esses e outros problemas.
Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar próximo de um grande rochedo.
Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Uma pessoa que fosse muito rápida, ligeira, seu sobrenome tornava-se “Ligeiro”. De forma semelhante, outros sobrenomes foram dados por conta da profissão seguida por uma mesma família por exemplo: “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro).
Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, por exemplo temos, “Petersen” (filho de Peter). No caso do português, “Rodrigues” (filho de Rodrigo) ou “Fernandes” (filho de Fernando).
Hoje em dia, algumas pessoas montam sua árvore genealógica para conhecer as origens da família que lhe deu sobrenome. Talvez, observando algumas características do próprio sobrenome, elas possam descobrir um pouco da história que se esconde por detrás do mesmo.
Adaptado de http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-sobrenome.htm
a) Todos nós temos nome e sobrenome. Explique a importância do sobrenome.
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