Uma lâmpada LED (diodo emissor de luz), que funciona com 12 V e corrente contínua de 0,45 A produz a mesma quantidade de luz que uma lâmpada incandescente de 60 W de potência.
Qual é o valor da redução da potência consumida ao se substituir a lâmpada incandescente pela de LED?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
5. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede na questão.
A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, não tendo luz própria. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra.
Considerando a afirmação do texto: a Lua não tem luz própria, responda: o que a mantém iluminada?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Leia o texto e analise a charge a seguir para responder as questões.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
_ Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!". O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
_ Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Disponível em: <www.fabulasonline.com.br>. Acesso em: 21 nov.2012.
Disponível em: <www.fabulasonline.com.br>. Acesso em: 21 nov. 2012.
A raposa simboliza a esperteza nas fábulas, entretanto, de acordo com a charge ela não conseguiu alcançar seu objetivo. Explique.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As ruas de calçamento irregular feito com pedras pé de moleque e o casario colonial do centro histórico de Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro, foram palco de uma polêmica encerrada há pouco mais de dez anos: o nome da cidade deveria ser escrito com “y” ou com “i”?
Tudo começou após mudanças nas regras ortográficas da língua portuguesa no Brasil terem determinado a substituição do “y” por “i” em palavras como “Paraty”, que então passou a figurar nos mapas como “Parati”. Revoltados com a alteração, os paratienses se mobilizaram para que o “y” retornasse ao seu devido lugar na grafia do nome da cidade, o que só ocorreu depois da aprovação de uma lei pela Câmara de Vereadores, em 2007.
No caso de “Paraty”, uma das argumentações em favor do uso do “y” teve por base a origem indígena da palavra. “Foi percebido que existem várias tonalidades para a pronúncia do ‘i’ para os indígenas. E cada uma delas tem um significado diferente. O ‘y’ é mais próximo à pronúncia que eles usavam para significar algo no território. É como se fosse ‘Paratii’, que significa água que corre. Aí o linguista achou por bem utilizar o ‘y’ para representar essa pronúncia, o ‘i’ longo, o ‘i’ dobrado”, esclarece uma técnica da coordenação de cartografia do IBGE.
BENEDICTO, M.; LOSCHI, M. Nomes geográficos. Retratos: a revista do IBGE, fev. 2019.
A resolução da polêmica, com a permanência da grafia da palavra “Paraty”, revela que a normatização da língua portuguesa foi desconsiderada por
- Geografia - Fundamental | 2.05 Organismos Internacionais: ONU, OMC, FMI
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que a fome na América Latina aumentou quase 20% entre 2009 e 2011, por causa da crise econômica mundial. Segundo ela, a desnutrição na América Latina atingia 52 milhões de pessoas em 1997, havia caído para 45 milhões em 2006, mas voltou a subir e chegou a 54 milhões de pessoas em 2011.
Sobre a crise alimentar na América Latina, pode-se afirmar:
- Biologia | 07. Taxonomia
Considerando as figuras precedentes, que mostram os cortes de duas células cujos componentes são identificados pelos números de I a VIII, julgue o item subsequente.
As células pertencem a organismos eucariontes que são da mesma família, mas possuem nichos distintos.