Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.
As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Um século depois do fim da escravidão, o país continua a receber os filhos da África. [...] Percorrer léguas de distância, sofrer com o preconceito e amargar a saudade da família para realizar um único sonho: conseguir condições melhores de vida. [...] De acordo com o Consulado de Angola, em 1996 o Brasil recebeu 15 mil imigrantes vindos daquele país [...]. A vinda dos africanos passou por [...] fases importantes. A primeira [...] ocorreu durante o período escravista [...]. Na década de 1980, os conflitos civis nos países africanos de Língua Portuguesa aumentaram a vinda de refugiados negros. [...]
TAVARES, Juliana. Em busca do lugar ao sol. Revista História Viva. n. 3. São Paulo: Duetto. p. 94-95.
Aponte duas diferenças entre o processo de migração dos africanos no período colonial e na atualidade.
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2005 1ª FASE) Os hidrocarbonetos isômeros antraceno e fenantreno diferem em suas entalpias (energias). Esta diferença de entalpia pode ser calculada, medindo-se o calor de combustão total desses compostos em idênticas condições de pressão e temperatura.
Para o antraceno, há liberação de 7060 kJ mol–1 e para o fenantreno, há liberação de 7040 kJ mol–1. Sendo assim, para 10 mols de cada composto, a diferença de entalpia é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
A única alternativa que apresenta um fato comprovado em relação ao cogumelo mencionado no texto é:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2010), o tumor de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres da região Sudeste (65 novos casos em cada 100.000 mulheres) e o segundo mais comum entre as mulheres da região Norte (17/100.000), sendo superado aqui apenas pelo câncer de pele não melanoma (25/100.000). De um modo geral, podemos dizer que a carcinogênese refere-se ao desenvolvimento de tumores malignos, devido à ocorrência de uma ruptura dos mecanismos reguladores da multiplicação celular e, sem que seja necessário ao tecido, uma célula começa a crescer e a dividir-se desordenadamente. Em relação à carcinogênese, é correto afirmar:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(FUVEST 2014 1° FASE) Uma estação espacial foi projetada com formato cilíndrico, de raio R igual a 100 m, como ilustra a figura ao lado. Para simular o efeito gravitacional e permitir que as pessoas caminhem na parte interna da casca cilíndrica, a estação gira em torno de seu eixo, com velocidade angular constante Z.
As pessoas terão sensação de peso, como se estivessem na Terra, se a velocidade Z for de, aproximadamente,
Note e adote:
- A aceleração gravitacional na superfície da Terra é g = 10 m/s2