Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contém bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.
Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O número 9 da calculadora de Carlos não está funcionando, mesmo assim, ele consegue usá-la. Como isso é possível?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As refinarias de petróleo usam uma grande quantidade de água em alguns processos industriais e, por ter alta concentração de contaminantes tóxicos, como fenóis, amônia e gás sulfídrico, esse efluente industrial - chamado de “água ácida” - não pode ser descartado até que ocorra a remoção da amônia e dos sulfetos. Os cientistas identificaram duas bactérias - Achromobacter sp. e Pandoraea sp. - capazes de reduzir a concentração desses contaminantes da “água ácida” para níveis aceitáveis, permitindo o lançamento dessa água no ambiente.
As bactérias utilizadas no tratamento da “água ácida” realizam, nesse contexto, um processo de
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Adelfos
Yo soy como las gentes que a mi tierra vinieron
– soy de la raza mora, vieja amiga del sol –,
que todo lo ganaron y todo lo perdieron.
Tengo el ama de nardo del árabe español.
MACHADO, M. Disponível em: www.poetasandaluces.com. Acesso em: 22 out. 2015.
Nessa estrofe, o poeta e dramaturgo espanhol Manuel Machado reflete acerca
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
(UECE) En la frase “El español se engendró a partir del latín vulgar”. La forma verbal subrayada está en:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: Leia um trecho de um conto do autor Carlos Drummond de Andrade para responder à questão. “Rick e a Girafa” Rick se preocupava com a escada que precisava galgar para alcançar o mundo dos sonhos. Não precisava de escada. Ele já estava lá. No Jardim Zoológico, neste domingo azul, a girafa olha do alto para as crianças, e parece convidá-las a um passeio no dorso. Há uma escada perto, e se for encostada ao animal, Ricardo (Rick é o seu apelido) poderá chegar até lá. O garoto mede a distância que vai do chão ao lombo, e julga-se em condições de vencê-la. Uma vez lá em cima, cavalgando o pescoço, e segurando-lhe os chifres, pedirá à girafa, depois de umas voltas pelo Jardim, que o leve por aí, percorrendo o mundo. Presa há tanto tempo, a girafa há de estar ansiosa de liberdade. Não será difícil transpor a cerca. Ela espera que Rick lhe proponha a aventura. Ninguém se atreveria a travar-lhe os passos. E Rick vai dirigi-la nos rumos que aprendeu no atlas escolar. O problema é descer de vez em quando, para Rick alimentar-se de biscoitos, fazer necessidades e dormir. Camarada, a girafa irá se deitando aos poucos, primeiro dobrando devagar as pernas, depois se inclinando lentamente para o lado, e afinal arriando com suavidade a carga infantil. Mas para subir outra vez, como se arranjaria ele? Escada não haverá. Mesmo deitada, a girafa é difícil de subir. A imaginação não lhe fornece recurso plausível. O sonho frustou-se. Rick levanta o braço direito e, com a mão espalmada em gesto de adeus à girafa que gentilmente o convidara, esclarece: — Muito obrigado! Fica para outra ocasião, quando eu crescer. ANDRADE, Carlos Drummond de. Para Gostar de Ler. Editora: Ática. São Paulo: Série/Coleção: Júnior 3
Enunciado:
Redija um breve texto, explicando o efeito de sentido do seguinte trecho do conto: E Rick vai dirigi-la nos rumos que aprendeu no atlas escolar.