O gráfico a seguir representa o ciclo de uma máquina térmica ideal:
O trabalho total realizado em um ciclo é:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
A respeito da constituição do sangue humano, assinale a alternativa correta.
- Geografia | A. Globalização
Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.
BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São
Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que
- História | Geral
(FGV-SP) A notícia a seguir foi publicada em 26/02/2015:
O Estado Islâmico destruiu uma coleção de estátuas e esculturas inestimáveis no norte do Iraque que remontam à antiga era assíria, de acordo com um vídeo publicado na Internet.
O vídeo dos militantes islâmicos radicais mostrou homens atacando os artefatos, alguns deles identificados como antiguidades do século 7 a.C., com marretas ou furadeiras, dizendo se tratar de símbolos de idolatria.
[...]
Os artigos destruídos parecem ser de um museu de antiguidades na cidade de Mosul, no norte iraquiano, tomada pelo Estado Islâmico em junho passado, afirmou um ex-funcionário do museu à Reuters.
Os militantes derrubaram as estátuas de suas colunas, despedaçando-as no chão, e um homem usou uma furadeira elétrica em um touro alado.
Fonte: Isabel Coles e Saif Eldin Hamdan. Combatentes do EstadomIslâmico destroem antiguidades no norte do Iraque. Reuters Brasil. 26/02/2015.
Disponível em: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN0LU1PO20150226. Acesso em 31/3/2015
Sobre as antigas civilizações que se desenvolveram na região do atual Iraque, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Texto 8
Quinze minutos de privacidade
Quando afirmou, no fim da década de 1960, que, no futuro, todos teriam direito a quinze minutos de fama, Andy Warhol indicou o desejo pela fama como uma tendência da sociedade de massa. Hoje, a internet se faz presente em boa parte das atividades cotidianas: o problema é que a vida virtual muitas vezes elimina a tênue fronteira entre o público e o particular.
O desejo pela exposição e pelo reconhecimento virtual tem levado a perigosos exageros também na vida real. Por trás de perfis em redes sociais e de pseudônimos em chats e blogs , muitas pessoas expõem suas intimidades, com frases ou fotografias comprometedoras profissional e socialmente. Prova disso são os casos de demissão e processos causados pela publicação de conteúdos considerados inapropriados, mesmo que isso tenha sido feito em ambientes tipicamente “pessoais”.
É fundamental buscar caminhos para o estabelecimento de limites entre o público e o privado na grande rede. O primeiro passo deve ser dado pelos governos, com a criação e o aprimoramento de legislações específicas e mecanismos de identificação e punição capazes de inibir crimes relacionados a invasões de privacidade e manifestações preconceituosas. Afinal, o que é socialmente ilegal e imoral na vida real também o é na internet.
(PINNA, Rafel. Quinze minutos de privacidade. Adaptado de: <http://oglobo.globo.com/
vestibular/veja-aqui-exemplo-de-uma-boa-redacao-com-base-no-tema-da-prova-do-enem
-2011-feita-pelo-professor-rafael-pinna-do-colegio-de-az-2897703#ixzz1fVlhWUyz>.
Acesso em: 10 dez. 2011.)
A vida virtual de um indivíduo pode influenciar sua vida real. Um dos argumentos que defendem essa ideia é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Som
- CD Os Saltimbancos
- Papel Canson A4
- Revistas para recorte
- Cola
- Tesoura
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- Reproduza a música “Bicharada”, disponível no CD “Os Saltimbancos “ e também em
https://www.youtube.com/watch?v=zZhCVWadbWo.
- Repita a música, incentivando o canto com as crianças.
- Deixe que as crianças cantem muitas vezes, até a memorização da música.
- Depois, coloque a música bem baixinho, peça cada criança para se sentar e pensar em todos
os animais que estão nesta canção.
- Entregue uma folha de papel canson A4 para cada criança.
- Peça para as crianças que desenhem os personagens descritos na música “Bicharada” e
façam uma apresentação individual dos trabalhos criados.
- Crie um mural com os desenhos
- Em um segundo momento, proponha à turma o reconto da história relatada na música
através de colagens. Para isso, solicite que recortem figuras que descrevam o que
compreenderam.
- Oriente a colagem das figuras em papel A4, recontando a história imaginada.
- Ao final da atividade, exponha os trabalhos .
Fonte: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3759.pdf
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS