Segunda a figura abaixo temos o diagrama p x V onde estão representadas três transformações que levam um gás ideal do estado inicial i para o estado final f
Considerando o estudo das transformações gasosas, os três processos aos quais o gás é submetido são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
(UPE) Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto, baseada em hardware e software, fáceis de usar. Você pode informar o que deseja fazer, enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador na placa. (...) Ao longo dos anos, tem sido o cérebro de milhares de projetos desde objetos comuns até instrumentos científicos complexos, que envolvem automação, medição e controle.
Fonte: https//www.arduino.cc/en/Guide/Introduction, acessado e adaptado em: 16 de julho de 2017.
A figura a seguir representa a montagem de um circuito Arduino, que faz uma pequena lâmpada acender. O circuito consiste em uma fonte de tensão contínua, configurada para fornecer 3,0 V entre as portas 13 e GND do Arduino, uma lâmpada em série com uma configuração de resistores desconhecida. Sabendo que a lâmpada precisa de uma tensão de 2,0 V e de uma corrente de 0,02 A entre seus terminais, qual deverá ser a configuração de resistências utilizada para acender a lâmpada?
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
How diversity makes us smarter
Decades of research by organizational scientists, psychologists, sociologists, economists and demographers show that socially diverse groups (that is, those with a diversity of race, ethnicity, gender and sexual orientation) are more innovative than homogeneous groups. It means being around people who are different from us makes us more creative, more diligent and more hardworking.
It seems obvious that a group of people with diverse individual expertise would be better than a homogeneous group at solving complex, non-routine problems. It is less obvious that social diversity should work in the same way – yet the science shows that it does. This is not only because people with different backgrounds bring new information. Simply interacting with individuals who are different forces group members to prepare better, to anticipate alternative viewpoints and to expect that reaching consensus will take effort.
Diversity of expertise confers benefits that are obvious – you would not think of building a new car without engineers, designers and quality-control experts – but what about social diversity? The same logic applies to social diversity. People who are different from one another in race, gender and other dimensions bring unique information and experiences to bear on the task at hand. A male and a female engineer might have perspectives as different from one another as an engineer and a physicist – and that is a good thing.
The fact is that if you want to build teams or organizations capable of innovating, you need diversity. Diversity enhances creativity. It encourages the search for novel information and perspectives, leading to better decision making and problem solving. Diversity can improve the bottom line of companies and lead to discoveries and breakthrough innovations. Even simply being exposed to diversity can change the way you think.
Adapted from http://www.scientificamerican.com/article/how-diversity-makes-us-smarter/
Which question below has its answer in paragraph 1?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbo, frase, oração, sujeito e predicado
Leia o texto abaixo e responda à questão.
O ANEL ASTRAL Judy Moody comeu uma, duas, três tigelas de cereais. Nada de prêmios. Sacudiu a caixa e despejou mais cereais: quatro, cinco, seis tigelas. Nada. Sete tigelas. Daí caiu o Prêmio Misterioso. Ela rasgou o envelopinho. Um anel! Um anel de prata com uma espécie de almofadinha mole no centro. Um Anel Astral! E um quadradinho e cartolina com as instruções, perguntando: “QUAL É O SEU ASTRAL AGORA?” Judy colocou o anel no dedo. Apertou com o polegar o centro do anel, que era todo mole, como uma geleia colorida. Fechou bem os olhos. Um milésimo, dois milésimos, três milésimos. Sua esperança era que o anel ficasse roxo. Roxo era o melhor. Roxo significava Alegre, Dona do Mundo. Por fim, teve coragem de olhar. Ah — essa não! Não dava para acreditar — o anel ficou preto! Ela sabia o que isso significava, mesmo sem ler as instruções. Anel preto era mau humor. Péssimo humor! “Quem sabe eu contei errado”, pensou Judy. Ela fechou os olhos e apertou o anel outra vez. Ficou pensando só em coisas boas. Coisas felizes.
(...) Judy abriu os olhos. Reprovada! O anel continuava preto. Seria um erro do Anel Astral? Judy achava que um anel não é capaz de mentir. Muito menos um anel que vem com instruções.
Esfregou bem o polegar num cubo de gelo e apertou de novo o centro do anel. Negro.
Botou o polegar debaixo da água quente da torneira e apertou de novo. Negro, supernegro, mais negro do que a palavra negro. Nem uma sombra de roxo. “Acho que estou de mau humor e nem percebi”, pensou Judy. “Mas que motivo eu tenho para estar de baixo astral?”
Judy saiu à procura do mau humor.
(...) Judy precisava encontrar o irmão. Se havia alguém capaz de deixá-la de mau humor era o Chiclete. O pior humor do mundo.
Judy subiu e entrou de repente no quarto dele, sem bater.
— Ei, Chi! Cadê as minhas coisas de médica?
— Que coisas? Não peguei nada.
— Mas você sempre pega as coisas da minha maleta de médica.
— Você falou pra eu não pegar mais.
— E você tem que escutar tudo o que eu falo? Judy olhou feio para o anel. “Esse anel astral só sabe mentir!”, pensou ela, depois arrancou o anel e jogou no cesto de papéis. Chiclete foi pescar o anel no cesto.
— Anel Astral? Que legal! – colocou o anel no dedo. O anel ficou preto. Preto como uma asa de morcego.
— Está vendo? — disse Judy. — Não vale nada! Chiclete apertou o polegar contra aquela espécie de geleia no centro, toda mole. O anel ficou verde! Verde como o pescoço de uma tartaruga. Verde como a barriga de um sapo.
Judy não queria acreditar. — Deixe ver! — estava verde mesmo. — Chiclete, devolva meu anel neste instante!
— Você jogou no lixo! — disse ele, abanando a mão com o anel bem na cara dela. — Agora é meu!
(...) — Vamos, Chiclete, colabora! Tive que comer sete tigelas de cereal por causa desse anel. Desisti de ir a Pelos & Penas por causa desse anel. Congelei um dedo e queimei o outro por causa desse anel!
— Mesmo assim é meu.
— GRRRRRR! MCDONALD, Megan. Judy Moody adivinha o futuro. São Paulo: Salamandra, 2005. p 11-23.
Passe a frase para o plural, substituindo a palavra destacada por outra no feminino. Faça todas as modificações necessárias para manter a concordância.
O menino ficou meio desconfiado das intenções da irmã.
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Todas as manhãs, Fernanda faz uma caminhada. Ela sai de sua casa, anda 150 m até uma praça circular de 30 m de raio, dá cinco voltas e retorna à sua casa pelo mesmo caminho.
Quantos metros Fernanda percorre todas as manhãs em sua caminhada, desde a saída até o retorno à sua casa? (Utilize 3,0 como aproximação para π.)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
ANO - 15. O NOSSO DINHEIRO
57. Texto base: Marcela juntou dinheiro para comprar um brinquedo no seu aniversário. Veja quanto ela conseguiu juntar:
Disponível em: <www.wikipedia.org>. Acesso em: 10 jan. 2015.
Enunciado:
1. Quanto ela conseguiu juntar?
2. Circule quais dos brinquedos representados a seguir ela poderá comprar com esse dinheiro.