Um estudo do ciclo termodinâmico sobre um gás que está sendo testado para uso em um motor a combustão no espaço é mostrado no diagrama a seguir.
Se representa a variação de energia interna do gás, e Q é o calor associado ao ciclo, analise as alternativas e assinale a CORRETA.Um estudo do ciclo termodinâmico sobre um gás que está sendo testado para uso em um motor a combustão no espaço é mostrado no diagrama a seguir.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A palavra linha vem do latim “linea”, que significa extensão com uma só dimensão. A trajetória de um ponto no espaço é uma linha. Se imaginarmos que o ponto se desloca sempre na mesma direção, dá origem a uma linha reta. Se mudar constantemente de direção, dá origem a uma linha curva. A linha é utilizada por nós todos os dias. Para escrever, para sublinhar ou para desenhar, ela pode ter várias expressões e intensidades. Os artistas utilizam-na das mais variadas maneiras: reta, curva, quebrada ou mista, grossa ou fina, definindo as formas ou estruturando o espaço.
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Se a linha pode ser definida como um deslocamento do ponto, podemos observá-la em quase tudo que nos cerca. Converse com a turma a respeito desse tema e abra um espaço para que os alunos troquem ideias. Pergunte a eles onde eles enxergam as linhas, e como elas são.
Proponha aos alunos que realizem um estudo sobre as linhas que nos cercam através de um grande painel. Sugira que cada aluno fotografe todas as linhas que acharem interessantes durante 1 semana, dentro da escola, nas ruas, em casa, em qualquer lugar. Alerte-os para ao fotografarem escolherem ângulos interessantes e que a fotografia feita não seja apenas um registro de um linha interessante, mas que tenha em sua composição algo inusitado e belo.
O painel pode ser montado com as impressões das fotografias ou pinturas feitas a partir das fotografias.
Esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de História e Matemática.
Imagens sugestivas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o poema e as afirmações sobre ele.
A surpresa de ser
A florzinha
Crescendo
Subia
Subia
Direito
Pro céu
Como na história de Joãozinho e o Pé de Feijão.
Joãozinho era eu
Na relva estendido
Atento ao mistério das formigas que trabalhavam tanto...
E as nuvens, no alto, pasmadas, olhando...
E as torres, imóveis de espanto, entre voos ariscos
Olhavam, olhavam...
E a água do arroio arregalava bolhas atônitas
Em torno de cada pedra que encontrava...
Porque todas as coisas que estavam dentro do balão azul daquela hora
Eram curiosas e ingênuas como a flor que nascia
E cheias do tímido encantamento de se encontrarem juntas,
Olhando-se...
QUINTANA, Mario. Apontamentos de história sobrenatural.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 115.
Afirmações:
I. Quem fala no poema é uma criança, exprimindo seu encantamento com o mundo.
II. A sequência de versos curtos (do v. 1 ao v. 6) representa, visualmente, a imagem do crescimento da florzinha.
III. Os verbos repetidos (subir, olhar) poderiam ser eliminados sem prejuízo para a expressividade do poema.
IV. Todas as coisas participavam da surpresa diante do mistério e do espetáculo da vida.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNESP) Nossa felicidade depende daquilo que somos, de nossa individualidade; enquanto, na maior parte das vezes, levamos em conta apenas a nossa sorte, apenas aquilo que temos ou representamos. Pois, o que alguém é para si mesmo, o que o acompanha na solidão e ninguém lhe pode dar ou retirar, é manifestamente mais essencial para ele do que tudo quanto puder possuir ou ser aos olhos dos outros. Um homem espiritualmente rico, na mais absoluta solidão, consegue se divertir primorosamente com seus próprios pensamentos e fantasias, enquanto um obtuso, por mais que mude continuamente de sociedades, espetáculos, passeios e festas, não consegue afugentar o tédio que o martiriza.
(Schopenhauer. Aforismos sobre a sabedoria de vida, 2015. Adaptado.)
Com base no texto, é correto afirmar que a ética de Schopenhauer:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Leia os trechos da música a seguir.
3o do Plural
Engenheiros do Hawaii
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
[...]
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Eles querem te vender
Eles querem te comprarQuerem te matar (a sede)
Eles querem te sedar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
[...]
Composição: Humberto Gessinger.
Disponível em: https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/. Acesso em: 04 nov. 2020.
Os trechos da música “3o do Plural”, da banda Engenheiros do Hawaii, exprimem uma crítica direta a um importante tema da Sociologia, qual seja:
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Dona Angelina, uma senhora de 71 anos de idade, caminha todas as manhãs pelo seu bairro. Ela sai de sua casa, localizada no ponto A, caminha em linha reta até o ponto B, contorna uma praça em formato de semicircunferência até o ponto C e depois volta em linha reta para sua casa, conforme mostra o esboço a seguir.
Qual é a distância total, em metros, que dona Angelina percorre em sua caminhada?
(Utilize π = 3,14):