Uma máquina térmica opera segundo o ciclo JKLMJ mostrado no diagrama T-S da figura
Pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 13.1. Triângulos
Na Tesoura de Santo André representada, o ângulo t mede:
- Física | 4.3 Refração da Luz
Uma haste luminosa de 2,5 m de comprimento está presa verticalmente a uma boia opaca circular de 2,26 m de raio, que flutua nas águas paradas e transparentes de uma piscina, como mostra a figura. Devido à presença da boia e ao fenômeno da reflexão total da luz, apenas uma parte da haste pode ser vista por observadores que estejam fora da água.
Considere que o índice de refração do ar seja 1,0, o da água da piscina 4/3 sen 48,6° = 0,75 e tg 48,6° = 1,13. Um observador que esteja fora da água poderá ver, no máximo, uma porcentagem do comprimento da haste igual a:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
De fato, de um lado, cada um depende tanto mais estreitamente da solidariedade quanto mais dividido for o trabalho nela e, de outro, a atividade de cada um é tanto mais pessoal quanto mais for especializada. A individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se mais capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo em que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios.
DURKHEIM, Émile. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 108.
No conceito de solidariedade orgânica, proposto no texto, a coesão social existe devido ao(à)
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
Analise a figura a seguir e resolva a questão.
A figura representa dois astros: o Sol e a Terra. Existe uma relação entre eles: a Terra gira em torno do Sol e, ao mesmo tempo, gira como um pião.
A partir da figura, podemos dizer que
- Literatura(CEFET-MG) Sermão de Santo Antônio
Vos estis sal terrae. São Mateus, vs. l3
"Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal e impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como esta a nossa, havendo tantos nela que tem oficio de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que eles dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não e tudo isto verdade? Ainda mal."
(Pregado em Sao Luiz do Maranhao, ano de 1654.)
Nesse fragmento, não há