Com base nas Leis da Termodinâmica, analise as afirmativas a seguir:
I. Existem algumas máquinas térmicas que, operando em ciclos, retiram energia, na forma de calor, de uma fonte, transformando-a integralmente em trabalho.
II. Não existe transferência de calor de forma espontânea de um corpo de temperatura menor para outro de temperatura maior.
III. Refrigeradores são dispositivos, que transferem energia na forma de calor de um sistema de menor temperatura para outro de maior temperatura.
Está(ão) CORRETA(S)
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
A figura apresenta a variação da cor do indicador azul de bromotimol em função do pH.
pH < 6
(amarelo)
6 < pH < 7,6
(verde)
pH > 7,6
(azul)
Esse indicador foi utilizado em uma aula de laboratório em três soluções, que apresentam as seguintes características: solução A, [H+] = 10-8 mol/L; solução B [OH-] = 10-9 mol/L e solução C, [H+] = 10-7 mol/L. Essas soluções foram avaliadas em relação ao seu caráter ácido-base.
Considerando o produto iônico da água igual a 1 × 10-14, as soluções A, B e C apresentaram respectivamente as cores
- Biologia | 07. Taxonomia
Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. No esquema a seguir, os números representam os ancestrais e as letras, as espécies.
A maior diferença genética será encontrada na sequência de bases nitrogenadas do DNA das espécies
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UESB) É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca.
(ANGELO, 2011, p. 4).
A afirmação em relação aos proclorococos permite inferir que esses micro-organismos:
- Física | B. Vetorial
(UNEB)
A figura representa peças que compõe uma máquina de moer manual, utilizada para o preparo de linguiça artesanal. Considerando-se que uma pessoa opera a máquina, girando a manivela (26) com uma frequência de 0,5Hz, e sabendo-se que o diâmetro da navalha (12) é o dobro do tamanho da borboleta de fixação (8), é correto afirmar
- Geografia | 6.1 Agricultura
A expansão da fronteira agrícola chega ao semiárido do Nordeste do Brasil com a implantação de empresas transnacionais e nacionais que ,beneficiando-se do fácil acesso à terra e água, se voltam especialmente para a fruticultura irrigada e o cultivo de camarões. O modelo de produção do agro-hidronegócio caracteriza-se pelo cultivo em extensas áreas, antecedido pelo desmatamento e consequente comprometimento da biodiversidade.
Disponível em: www.abrasco.org.br. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).
As atividades econômicas citadas no texto representam uma inovação técnica que trouxe como consequência para a região a