Em um motor de carro convencional a primeira transformação de energia em trabalho ocorre dentro do cilindro que aloja o pistão. De modo simplificado, pode-se entender esse sistema como um cilindro fechado contendo um êmbolo móvel, que é o pistão. Em um dado instante a mistura ar e combustível sofre combustão forçando os gases resultantes dessa queima a sofrerem expansão, movimentando o pistão ao longo do eixo do cilindro.É correto afirmar que a energia térmica contida nos gases imediatamente após a combustão é:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(CFTMG) A questão refere-se ao neurônio a seguir.
A sequência que apresenta o sentido correto de propagação do impulso nervoso em um neurônio é
- Química | 3.7 Polímeros
Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica.
ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado).Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes:
- História | B. Roma
(PUC-RS) Considere as afirmativas sobre as reformas no Império Romano promovidas por Diocleciano e seus sucessores, no século III d.C.
I. As reformas visavam enfrentar a grave crise econômica e política por que passava o Império, reforçando a autoridade imperial e reestruturando o Estado por meio da incorporação de concepções orientais às instituições romanas.
II. No período de Diocleciano, os exércitos imperiais foram drasticamente reduzidos, restando a metade do número anterior de legiões, com o intuito de reforçar o poder civil, concentrado na classe senatorial.
III. Durante o período, um grande número de estrangeiros, particularmente os germanos, passou a ser admitido no exército romano, alguns dos quais chegando ao oficialato profissional e compondo uma nova aristocracia provincial.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
- Química | A. Cálculos Químicos
Quando uma tempestade de poeira atingiu o mar da Austrália em 2009, observou-se que a população de fitoplâncton aumentou muito. Esse evento serviu de base para um experimento em que a ureia foi utilizada para fertilizar o mar, com o intuito de formar fitoplâncton e capturar o CO2 atmosférico. De acordo com a literatura científica, a composição elementar do fitoplâncton pode ser representada por C106N16P. Considerando que todo o nitrogênio adicionado ao mar seja transformado em fitoplâncton, capturando o gás carbônico da atmosfera, 1 (uma) tonelada de nitrogênio seria capaz de promover a remoção de, aproximadamente, quantas toneladas de gás carbônico?
Dados de massas molares em gmol-1: C = 12; N = 14 e O = 16.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) Da corrida de submarino à festa de aniversário no trem
Leitores fazem sugestões para o Museu das Invenções Cariocas
“Falar ‘caraca!’ a cada surpresa ou acontecimento que vemos, bons ou ruins, é invenção do carioca, como também o ‘vacilão’.”
“Cariocas inventam um vocabulário próprio”. “Dizer ‘merrmão’ e ‘é merrmo’ para um amigo pode até doer um pouco no ouvido, mas é tipicamente carioca.”
“Pedir um ‘choro’ ao garçom é invenção carioca.”
“Chamar um quase desconhecido de ‘querido’ é um carinho inventado pelo carioca para tratar bem quem ainda não se conhece direito.”
“O ‘ele é um querido’ é uma forma mais feminina de elogiar quem já é conhecido.”
SANTOS, J. F. Disponível em: www.oglobo.globo.com. Acesso em: 6 mar. 2013 (adaptado).
Entre as sugestões apresentadas para o Museu das Invenções Cariocas, destaca-se o variado repertório linguístico empregado pelos falantes cariocas nas diferentes situações específicas de uso social.
A respeito desse repertório, atesta-se o(a):