Uma máquina a vapor foi projetada para operar entre duas fontes térmicas, a fonte quente e a fonte fria, e para trabalhar segundo o ciclo de Carnot. Sabe-se que a temperatura da fonte quente é de 127ºC e que a máquina retira, a cada ciclo, 600J desta fonte, alcançando um rendimento máximo igual a 0,25. O trabalho realizado pela máquina, por ciclo, e a temperatura da fonte fria são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Os seres vivos necessitam de alguns elementos químicos em grandes quantidades. A interação desses elementos nos próprios seres e com o ambiente físico no qual se encontram ocorre por meio de movimentos conhecidos como ciclos biogeoquímicos, sobre os quais é correto afirmar que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
15. Observa el cartel abajo con atención.
Disponible en <https://www.vivemiranda.com/2015/05/17/dia-mundial-del-reciclaje-nueva-campana-de-educacion-ambiental/> Acceso el 18 de junio de 2019.
A) ¿Cuál es es objetivo del cartel?
B) Circula los verbos en imperativo afirmativo y reescríbelos utilizando el tratamiento formal.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
A palavra linha vem do latim “linea”, que significa extensão com uma só dimensão. A trajetória de um ponto no espaço é uma linha. Se imaginarmos que o ponto se desloca sempre na mesma direção, dá origem a uma linha reta. Se mudar constantemente de direção, dá origem a uma linha curva. A linha é utilizada por nós todos os dias. Para escrever, para sublinhar ou para desenhar, ela pode ter várias expressões e intensidades. Os artistas utilizam-na das mais variadas maneiras: reta, curva, quebrada ou mista, grossa ou fina, definindo as formas ou estruturando o espaço.
http://gramaticaepintura.blogspot.com/
Se a linha pode ser definida como um deslocamento do ponto, podemos observá-la em quase tudo que nos cerca. Converse com a turma a respeito desse tema e abra um espaço para que os alunos troquem ideias. Pergunte a eles onde eles enxergam as linhas, e como elas são.
Proponha aos alunos que realizem um estudo sobre as linhas que nos cercam através de um grande painel. Sugira que cada aluno fotografe todas as linhas que acharem interessantes durante 1 semana, dentro da escola, nas ruas, em casa, em qualquer lugar. Alerte-os para ao fotografarem escolherem ângulos interessantes e que a fotografia feita não seja apenas um registro de um linha interessante, mas que tenha em sua composição algo inusitado e belo.
O painel pode ser montado com as impressões das fotografias ou pinturas feitas a partir das fotografias.
Esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de História e Matemática.
Imagens sugestivas:
- Física | B. Força Magnética
(FUVEST 2005 1° FASE) Assim como ocorre em tubos de TV, um feixe de elétrons move-se em direção ao ponto central O de uma tela, com velocidade constante. A trajetória dos elétrons
é modificada por um campo magnético vertical B, na direção perpendicular à trajetória do feixe, cuja intensidade varia em função do tempo t como indicado no gráfico. Devido a esse campo,
os elétrons incidem na tela, deixando um traço representado por uma das figuras abaixo.
A figura que pode representar o padrão visível na tela é:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(CEFET) "Trabalhadores!
Agora que os vossos companheiros abrem resolutamente o caminho das reivindicações, imitai o forte exemplo, procurai melhorar a vossa situação - menos horas de fadiga, mais descanso, isto é, menos necessidade de álcool para chicotear os nervos num trabalho brutal, mais alegria no lar, mais pão para a boca, mais instrução para vós, mais bem-estar e educação para os filhos!
"FONTE: A Terra Livre, São Paulo, 25 mai. 1907, In: DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de.Indústria, trabalho e cotidiano. São Paulo: Atual, 1991.
A partir desse trecho, pode-se inferir, corretamente, que o movimento dos trabalhadores durante a Primeira República: